Os novos e velhos contextos de ação coletiva em educação: Elementos de reflexão sobre a complexidade das políticas educativas e da liderança educacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/100836 |
Resumo: | Neste artigo pretendemos demostrar como o processo de construção das políticas educativas se reveste de uma multiplicidade de atores que atuam em níveis e contextos diversos atribuindo diversos significados às políticas. Analisar a complexidade dos processos políticos e relacioná-los com as interações que caracterizam as lideranças educacionais é um desafio interessante que exige que se pense em novos métodos de recolha e análise de dados. Com base na teoria da complexidade, lançamos novas pistas para a investigação sobre as políticas educativas e as lideranças educacionais. |
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Os novos e velhos contextos de ação coletiva em educação: Elementos de reflexão sobre a complexidade das políticas educativas e da liderança educacionalPolíticas EducativasRegulação EducacionalLiderança EducacionalComplexidade.Neste artigo pretendemos demostrar como o processo de construção das políticas educativas se reveste de uma multiplicidade de atores que atuam em níveis e contextos diversos atribuindo diversos significados às políticas. Analisar a complexidade dos processos políticos e relacioná-los com as interações que caracterizam as lideranças educacionais é um desafio interessante que exige que se pense em novos métodos de recolha e análise de dados. Com base na teoria da complexidade, lançamos novas pistas para a investigação sobre as políticas educativas e as lideranças educacionais. ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2020-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise teórica integradora, abordagem complexidadeapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/10083610.21573/vol36n22020.100836REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 2 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 429-448Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 2 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 429-448Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 2 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 429-4482447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/100836/58105Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Claudia2020-08-19T17:55:50Zoai:seer.ufrgs.br:article/100836Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2020-08-19T17:55:50Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
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