Avaliação Institucional e Educação Superior: : Contexto, regulações e novas tendências - a multidimensionalidade em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stange, Carlos Eduardo Bittencourt
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Azevedo, Mário Luiz Neves de, Catani, Afrânio Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/122190
Resumo: O artigo tem por objetivo analisar a questão da qualidade (Dias Sobrinho, 2008) em processos de avaliação institucional da educação superior no Brasil, com um foco especial na derradeira novidade que pode vir a ser implementada no país, qual seja, o modelo multidimensional, referenciado no U-Multirank, como um exemplo de empréstimo de política pública da Europa (Ball, 2001) que vem sendo apresentado para o campo brasileiro da educação superior, especialmente para a Pós-Graduação. Os autores consideram os contextos da formatação do ciclo de políticas e reconhecem que a avaliação institucional, dada a polissemia do conceito de qualidade, é objeto de disputas no campo da educação (Bourdieu, 1998 e 2009). Assim, em tempos de governança digital, tirania das métricas (Muller, 2018) e Nova Gestão Pública (NGP), preponderantemente, a questão da qualidade é implicada em variadas significações e apropriações que, emulando a competição (e o mercado) e visando o atingimento de metas, promove a produção de indicadores, manuais de “boas práticas” e tabelas de classificações ou rankings (Barreyro, 2018).
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