O ‘Mercado’ do Ensino Superior em Portugal: um diagnóstico da situação actual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rego, Conceição
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Caleiro, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8474
Resumo: O sistema de ensino superior em Portugal, nas últimas décadas, conheceu alterações profundas, de carácter estrutural, entre as quais o aumento substancial do número de estabelecimentos, dispersos por todo o país, com o aumento do número de alunos e de docentes. Recentemente, organizações internacionais que analisam o comportamento do subsistema de ensino superior, em particular a OCDE, chamaram a atenção para existência de tendências negativas (retracção) na procura de ensino superior, paralelamente ao excesso de capacidade instalada. Admitindo como objectivo a obtenção de equilíbrio de mercado, tais características não se revelam sustentáveis a prazo. Esta abordagem sugere-nos o tema para este estudo: analisar, as características actuais da oferta bem como da procura, no âmbito do subsistema de ensino superior em Portugal. Em termos metodológicos, a abordagem deverá compreender duas etapas: em primeiro lugar, proceder a uma caracterização das variáveis fundamentais que enformam a procura e a oferta de ensino superior em Portugal e, em segundo lugar, utilizando instrumentos de análise econométrica espacial, particularmente técnicas de escalonamento multidimensional, procuraremos, através da verificação da ‘tese’ da proporcionalidade dos custos da deslocação da procura com a respectiva distância e o número de estudantes que entram na Universidade, estimar algumas localizações da oferta, no espaço, de modo a tender para um ‘sistema equilibrado’.
id RCAP_b640c561829afb5b310b1e076d30a1dd
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/8474
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ‘Mercado’ do Ensino Superior em Portugal: um diagnóstico da situação actualEnsino superiorEscalonamento multidimensionalLocalização espacialO sistema de ensino superior em Portugal, nas últimas décadas, conheceu alterações profundas, de carácter estrutural, entre as quais o aumento substancial do número de estabelecimentos, dispersos por todo o país, com o aumento do número de alunos e de docentes. Recentemente, organizações internacionais que analisam o comportamento do subsistema de ensino superior, em particular a OCDE, chamaram a atenção para existência de tendências negativas (retracção) na procura de ensino superior, paralelamente ao excesso de capacidade instalada. Admitindo como objectivo a obtenção de equilíbrio de mercado, tais características não se revelam sustentáveis a prazo. Esta abordagem sugere-nos o tema para este estudo: analisar, as características actuais da oferta bem como da procura, no âmbito do subsistema de ensino superior em Portugal. Em termos metodológicos, a abordagem deverá compreender duas etapas: em primeiro lugar, proceder a uma caracterização das variáveis fundamentais que enformam a procura e a oferta de ensino superior em Portugal e, em segundo lugar, utilizando instrumentos de análise econométrica espacial, particularmente técnicas de escalonamento multidimensional, procuraremos, através da verificação da ‘tese’ da proporcionalidade dos custos da deslocação da procura com a respectiva distância e o número de estudantes que entram na Universidade, estimar algumas localizações da oferta, no espaço, de modo a tender para um ‘sistema equilibrado’.2013-04-03T11:30:44Z2013-04-032010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8474http://hdl.handle.net/10174/8474engRego, C. e Caleiro, A. (2010), O ‘Mercado’ do Ensino Superior em Portugal: um diagnóstico da situação actual, Documento de Trabalho nº 2010/04, Universidade de Évora, Departamento de Economia.21mcpr@uevora.ptcaleiro@uevora.ptC14, I23, R12, R534_2010Universidade de Évora,Departamento de Economia e CEFAGE-UEUniversidade de Évora,Departamento de Economia e CEFAGE-UERego, ConceiçãoCaleiro, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:31Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:42.999139Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ‘Mercado’ do Ensino Superior em Portugal: um diagnóstico da situação actual
title O ‘Mercado’ do Ensino Superior em Portugal: um diagnóstico da situação actual
spellingShingle O ‘Mercado’ do Ensino Superior em Portugal: um diagnóstico da situação actual
Rego, Conceição
Ensino superior
Escalonamento multidimensional
Localização espacial
title_short O ‘Mercado’ do Ensino Superior em Portugal: um diagnóstico da situação actual
title_full O ‘Mercado’ do Ensino Superior em Portugal: um diagnóstico da situação actual
title_fullStr O ‘Mercado’ do Ensino Superior em Portugal: um diagnóstico da situação actual
title_full_unstemmed O ‘Mercado’ do Ensino Superior em Portugal: um diagnóstico da situação actual
title_sort O ‘Mercado’ do Ensino Superior em Portugal: um diagnóstico da situação actual
author Rego, Conceição
author_facet Rego, Conceição
Caleiro, António
author_role author
author2 Caleiro, António
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rego, Conceição
Caleiro, António
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Escalonamento multidimensional
Localização espacial
topic Ensino superior
Escalonamento multidimensional
Localização espacial
description O sistema de ensino superior em Portugal, nas últimas décadas, conheceu alterações profundas, de carácter estrutural, entre as quais o aumento substancial do número de estabelecimentos, dispersos por todo o país, com o aumento do número de alunos e de docentes. Recentemente, organizações internacionais que analisam o comportamento do subsistema de ensino superior, em particular a OCDE, chamaram a atenção para existência de tendências negativas (retracção) na procura de ensino superior, paralelamente ao excesso de capacidade instalada. Admitindo como objectivo a obtenção de equilíbrio de mercado, tais características não se revelam sustentáveis a prazo. Esta abordagem sugere-nos o tema para este estudo: analisar, as características actuais da oferta bem como da procura, no âmbito do subsistema de ensino superior em Portugal. Em termos metodológicos, a abordagem deverá compreender duas etapas: em primeiro lugar, proceder a uma caracterização das variáveis fundamentais que enformam a procura e a oferta de ensino superior em Portugal e, em segundo lugar, utilizando instrumentos de análise econométrica espacial, particularmente técnicas de escalonamento multidimensional, procuraremos, através da verificação da ‘tese’ da proporcionalidade dos custos da deslocação da procura com a respectiva distância e o número de estudantes que entram na Universidade, estimar algumas localizações da oferta, no espaço, de modo a tender para um ‘sistema equilibrado’.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2013-04-03T11:30:44Z
2013-04-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/8474
http://hdl.handle.net/10174/8474
url http://hdl.handle.net/10174/8474
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Rego, C. e Caleiro, A. (2010), O ‘Mercado’ do Ensino Superior em Portugal: um diagnóstico da situação actual, Documento de Trabalho nº 2010/04, Universidade de Évora, Departamento de Economia.
21
mcpr@uevora.pt
caleiro@uevora.pt
C14, I23, R12, R53
4_2010
Universidade de Évora,Departamento de Economia e CEFAGE-UE
Universidade de Évora,Departamento de Economia e CEFAGE-UE
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136511305711616