O ensino de espanhol em Jaguarão-Brasil: Estabelecendo experiências formativas e colaborativas com os professores municipais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feijó-Quadrado, Caroline Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1210
Resumo: A partir das últimas alterações realizadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a visão político-educacional brasileira coloca em nível de opcionalidade o ensino de língua espanhola nas escolas. Diante disso, os poderes Legislativos e Executivos estaduais e municipais, reconhecendo a importância do ensino deste idioma no currículo escolar, estão propondo ações locais para fazer com que a disciplina de espanhol permaneça sendo ofertada como obrigatória. Este é o caso do município de Jaguarão-Brasil, fronteiriço com Rio Branco-Uruguai, que incluiu o §6, no art. 134, da Lei Orgânica Municipal. Neste contexto, com a intenção de fortalecer o ensino de espanhol no Município, busca-se, por meio de pesquisa de mestrado em andamento, estabelecer com os professores de espanhol da rede municipal de Jaguarão experiências formativas e colaborativas (NÓVOA, 1992; SCHÖN, 2000; IMBERNÓN, 2010; TARDIF, LESSARD, 2008) voltadas para o ensino desta língua. Pretende-se, neste trabalho, discutir os resultados colhidos durante a realização do diagnóstico da realidade. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como pesquisa-ação (THIOLLENT, 2009) e utiliza os seguintes instrumentos para obtenção dos dados: a) pesquisa documental; b) grupo focal; e c) questionário. Espera-se que a análise de conteúdo dos dados do diagnóstico contribua para o planejamento das ações formativas propriamente ditas, que terão os professores de espanhol do município como público-alvo.A partir das últimas alterações realizadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a visão político-educacional brasileira coloca em nível de opcionalidade o ensino de língua espanhola nas escolas. Diante disso, os poderes Legislativos e Executivos estaduais e municipais, reconhecendo a importância do ensino deste idioma no currículo escolar, estão propondo ações locais para fazer com que a disciplina de espanhol permaneça sendo ofertada como obrigatória. Este é o caso do município de Jaguarão-Brasil, fronteiriço com Rio Branco-Uruguai, que incluiu o §6, no art. 134, da Lei Orgânica Municipal. Neste contexto, com a intenção de fortalecer o ensino de espanhol no Município, busca-se, por meio de pesquisa de mestrado em andamento, estabelecer com os professores de espanhol da rede municipal de Jaguarão experiências formativas e colaborativas (NÓVOA, 1992; SCHÖN, 2000; IMBERNÓN, 2010; TARDIF, LESSARD, 2008) voltadas para o ensino desta língua. Pretende-se, neste trabalho, discutir os resultados colhidos durante a realização do diagnóstico da realidade. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como pesquisa-ação (THIOLLENT, 2009) e utiliza os seguintes instrumentos para obtenção dos dados: a) pesquisa documental; b) grupo focal; e c) questionário. Espera-se que a análise de conteúdo dos dados do diagnóstico contribua para o planejamento das ações formativas propriamente ditas, que terão os professores de espanhol do município como público-alvo.
id CLAEC-1_9d41cf55e98cf5071157316b4a46ed11
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1210
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling O ensino de espanhol em Jaguarão-Brasil: Estabelecendo experiências formativas e colaborativas com os professores municipaisFormação continuada de professoresações colaborativaspesquisa-açãoensino de espanholA partir das últimas alterações realizadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a visão político-educacional brasileira coloca em nível de opcionalidade o ensino de língua espanhola nas escolas. Diante disso, os poderes Legislativos e Executivos estaduais e municipais, reconhecendo a importância do ensino deste idioma no currículo escolar, estão propondo ações locais para fazer com que a disciplina de espanhol permaneça sendo ofertada como obrigatória. Este é o caso do município de Jaguarão-Brasil, fronteiriço com Rio Branco-Uruguai, que incluiu o §6, no art. 134, da Lei Orgânica Municipal. Neste contexto, com a intenção de fortalecer o ensino de espanhol no Município, busca-se, por meio de pesquisa de mestrado em andamento, estabelecer com os professores de espanhol da rede municipal de Jaguarão experiências formativas e colaborativas (NÓVOA, 1992; SCHÖN, 2000; IMBERNÓN, 2010; TARDIF, LESSARD, 2008) voltadas para o ensino desta língua. Pretende-se, neste trabalho, discutir os resultados colhidos durante a realização do diagnóstico da realidade. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como pesquisa-ação (THIOLLENT, 2009) e utiliza os seguintes instrumentos para obtenção dos dados: a) pesquisa documental; b) grupo focal; e c) questionário. Espera-se que a análise de conteúdo dos dados do diagnóstico contribua para o planejamento das ações formativas propriamente ditas, que terão os professores de espanhol do município como público-alvo.A partir das últimas alterações realizadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a visão político-educacional brasileira coloca em nível de opcionalidade o ensino de língua espanhola nas escolas. Diante disso, os poderes Legislativos e Executivos estaduais e municipais, reconhecendo a importância do ensino deste idioma no currículo escolar, estão propondo ações locais para fazer com que a disciplina de espanhol permaneça sendo ofertada como obrigatória. Este é o caso do município de Jaguarão-Brasil, fronteiriço com Rio Branco-Uruguai, que incluiu o §6, no art. 134, da Lei Orgânica Municipal. Neste contexto, com a intenção de fortalecer o ensino de espanhol no Município, busca-se, por meio de pesquisa de mestrado em andamento, estabelecer com os professores de espanhol da rede municipal de Jaguarão experiências formativas e colaborativas (NÓVOA, 1992; SCHÖN, 2000; IMBERNÓN, 2010; TARDIF, LESSARD, 2008) voltadas para o ensino desta língua. Pretende-se, neste trabalho, discutir os resultados colhidos durante a realização do diagnóstico da realidade. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como pesquisa-ação (THIOLLENT, 2009) e utiliza os seguintes instrumentos para obtenção dos dados: a) pesquisa documental; b) grupo focal; e c) questionário. Espera-se que a análise de conteúdo dos dados do diagnóstico contribua para o planejamento das ações formativas propriamente ditas, que terão os professores de espanhol do município como público-alvo.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/121010.23899/relacult.v5i4.1210RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1210/828Copyright (c) 2019 Caroline Gonçalves Feijó-Quadradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeijó-Quadrado, Caroline Gonçalves2019-05-06T01:38:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1210Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:44RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de espanhol em Jaguarão-Brasil: Estabelecendo experiências formativas e colaborativas com os professores municipais
title O ensino de espanhol em Jaguarão-Brasil: Estabelecendo experiências formativas e colaborativas com os professores municipais
spellingShingle O ensino de espanhol em Jaguarão-Brasil: Estabelecendo experiências formativas e colaborativas com os professores municipais
Feijó-Quadrado, Caroline Gonçalves
Formação continuada de professores
ações colaborativas
pesquisa-ação
ensino de espanhol
title_short O ensino de espanhol em Jaguarão-Brasil: Estabelecendo experiências formativas e colaborativas com os professores municipais
title_full O ensino de espanhol em Jaguarão-Brasil: Estabelecendo experiências formativas e colaborativas com os professores municipais
title_fullStr O ensino de espanhol em Jaguarão-Brasil: Estabelecendo experiências formativas e colaborativas com os professores municipais
title_full_unstemmed O ensino de espanhol em Jaguarão-Brasil: Estabelecendo experiências formativas e colaborativas com os professores municipais
title_sort O ensino de espanhol em Jaguarão-Brasil: Estabelecendo experiências formativas e colaborativas com os professores municipais
author Feijó-Quadrado, Caroline Gonçalves
author_facet Feijó-Quadrado, Caroline Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feijó-Quadrado, Caroline Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professores
ações colaborativas
pesquisa-ação
ensino de espanhol
topic Formação continuada de professores
ações colaborativas
pesquisa-ação
ensino de espanhol
description A partir das últimas alterações realizadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a visão político-educacional brasileira coloca em nível de opcionalidade o ensino de língua espanhola nas escolas. Diante disso, os poderes Legislativos e Executivos estaduais e municipais, reconhecendo a importância do ensino deste idioma no currículo escolar, estão propondo ações locais para fazer com que a disciplina de espanhol permaneça sendo ofertada como obrigatória. Este é o caso do município de Jaguarão-Brasil, fronteiriço com Rio Branco-Uruguai, que incluiu o §6, no art. 134, da Lei Orgânica Municipal. Neste contexto, com a intenção de fortalecer o ensino de espanhol no Município, busca-se, por meio de pesquisa de mestrado em andamento, estabelecer com os professores de espanhol da rede municipal de Jaguarão experiências formativas e colaborativas (NÓVOA, 1992; SCHÖN, 2000; IMBERNÓN, 2010; TARDIF, LESSARD, 2008) voltadas para o ensino desta língua. Pretende-se, neste trabalho, discutir os resultados colhidos durante a realização do diagnóstico da realidade. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como pesquisa-ação (THIOLLENT, 2009) e utiliza os seguintes instrumentos para obtenção dos dados: a) pesquisa documental; b) grupo focal; e c) questionário. Espera-se que a análise de conteúdo dos dados do diagnóstico contribua para o planejamento das ações formativas propriamente ditas, que terão os professores de espanhol do município como público-alvo.A partir das últimas alterações realizadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a visão político-educacional brasileira coloca em nível de opcionalidade o ensino de língua espanhola nas escolas. Diante disso, os poderes Legislativos e Executivos estaduais e municipais, reconhecendo a importância do ensino deste idioma no currículo escolar, estão propondo ações locais para fazer com que a disciplina de espanhol permaneça sendo ofertada como obrigatória. Este é o caso do município de Jaguarão-Brasil, fronteiriço com Rio Branco-Uruguai, que incluiu o §6, no art. 134, da Lei Orgânica Municipal. Neste contexto, com a intenção de fortalecer o ensino de espanhol no Município, busca-se, por meio de pesquisa de mestrado em andamento, estabelecer com os professores de espanhol da rede municipal de Jaguarão experiências formativas e colaborativas (NÓVOA, 1992; SCHÖN, 2000; IMBERNÓN, 2010; TARDIF, LESSARD, 2008) voltadas para o ensino desta língua. Pretende-se, neste trabalho, discutir os resultados colhidos durante a realização do diagnóstico da realidade. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como pesquisa-ação (THIOLLENT, 2009) e utiliza os seguintes instrumentos para obtenção dos dados: a) pesquisa documental; b) grupo focal; e c) questionário. Espera-se que a análise de conteúdo dos dados do diagnóstico contribua para o planejamento das ações formativas propriamente ditas, que terão os professores de espanhol do município como público-alvo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1210
10.23899/relacult.v5i4.1210
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1210
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1210/828
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Caroline Gonçalves Feijó-Quadrado
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Caroline Gonçalves Feijó-Quadrado
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042490583842816