‘NÃO QUERO SEGUIDORES’: REFLEXÕES CRÍTICAS DE BASE FREIREANA À GESTÃO DEMOCRÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113255
Resumo: O texto reflete acerca da materialidade da Gestão Democrática do Ensino Público, a partir do pensamento de Paulo Freire.  O texto ancora-se em uma metodologia analítico-reconstrutiva, tendo como espaço empírico os artigos publicados nos Anais dos Simpósios Brasileiros de Política e Administração da Educação, de 2009 a 2019, constituindo um corpus de 473 artigos, donde é possível indicar compreensões sobre a materialidade da Gestão Democrática a partir de três perspectivas: os empecilhos, os indicadores e os princípios.  Em diálogo com parte da obra de Paulo Freire, conclui-se que os empecilhos, indicadores e princípios são relacionados e complementares, amparando uma materialidade para a Gestão Democrática.
id UFRGS-22_5fcbfe38156d9447e793803832cab08d
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/113255
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling ‘NÃO QUERO SEGUIDORES’: REFLEXÕES CRÍTICAS DE BASE FREIREANA À GESTÃO DEMOCRÁTICAPaulo Freire - Gestão Democrática do Ensino Público - materialidadeO texto reflete acerca da materialidade da Gestão Democrática do Ensino Público, a partir do pensamento de Paulo Freire.  O texto ancora-se em uma metodologia analítico-reconstrutiva, tendo como espaço empírico os artigos publicados nos Anais dos Simpósios Brasileiros de Política e Administração da Educação, de 2009 a 2019, constituindo um corpus de 473 artigos, donde é possível indicar compreensões sobre a materialidade da Gestão Democrática a partir de três perspectivas: os empecilhos, os indicadores e os princípios.  Em diálogo com parte da obra de Paulo Freire, conclui-se que os empecilhos, indicadores e princípios são relacionados e complementares, amparando uma materialidade para a Gestão Democrática.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/11325510.21573/vol37n22021.113255REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 851-866Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; v. 37 n. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 851-8662447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113255/64406Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessEsquinsani, Rosimar Serena Siqueira2021-09-16T16:50:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/113255Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2021-09-16T16:50:59Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv ‘NÃO QUERO SEGUIDORES’: REFLEXÕES CRÍTICAS DE BASE FREIREANA À GESTÃO DEMOCRÁTICA
title ‘NÃO QUERO SEGUIDORES’: REFLEXÕES CRÍTICAS DE BASE FREIREANA À GESTÃO DEMOCRÁTICA
spellingShingle ‘NÃO QUERO SEGUIDORES’: REFLEXÕES CRÍTICAS DE BASE FREIREANA À GESTÃO DEMOCRÁTICA
Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
Paulo Freire - Gestão Democrática do Ensino Público - materialidade
title_short ‘NÃO QUERO SEGUIDORES’: REFLEXÕES CRÍTICAS DE BASE FREIREANA À GESTÃO DEMOCRÁTICA
title_full ‘NÃO QUERO SEGUIDORES’: REFLEXÕES CRÍTICAS DE BASE FREIREANA À GESTÃO DEMOCRÁTICA
title_fullStr ‘NÃO QUERO SEGUIDORES’: REFLEXÕES CRÍTICAS DE BASE FREIREANA À GESTÃO DEMOCRÁTICA
title_full_unstemmed ‘NÃO QUERO SEGUIDORES’: REFLEXÕES CRÍTICAS DE BASE FREIREANA À GESTÃO DEMOCRÁTICA
title_sort ‘NÃO QUERO SEGUIDORES’: REFLEXÕES CRÍTICAS DE BASE FREIREANA À GESTÃO DEMOCRÁTICA
author Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
author_facet Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire - Gestão Democrática do Ensino Público - materialidade
topic Paulo Freire - Gestão Democrática do Ensino Público - materialidade
description O texto reflete acerca da materialidade da Gestão Democrática do Ensino Público, a partir do pensamento de Paulo Freire.  O texto ancora-se em uma metodologia analítico-reconstrutiva, tendo como espaço empírico os artigos publicados nos Anais dos Simpósios Brasileiros de Política e Administração da Educação, de 2009 a 2019, constituindo um corpus de 473 artigos, donde é possível indicar compreensões sobre a materialidade da Gestão Democrática a partir de três perspectivas: os empecilhos, os indicadores e os princípios.  Em diálogo com parte da obra de Paulo Freire, conclui-se que os empecilhos, indicadores e princípios são relacionados e complementares, amparando uma materialidade para a Gestão Democrática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113255
10.21573/vol37n22021.113255
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113255
identifier_str_mv 10.21573/vol37n22021.113255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113255/64406
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 851-866
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; v. 37 n. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 851-866
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1750135493323915264