‘NÃO QUERO SEGUIDORES’: REFLEXÕES CRÍTICAS DE BASE FREIREANA À GESTÃO DEMOCRÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113255 |
Resumo: | O texto reflete acerca da materialidade da Gestão Democrática do Ensino Público, a partir do pensamento de Paulo Freire. O texto ancora-se em uma metodologia analítico-reconstrutiva, tendo como espaço empírico os artigos publicados nos Anais dos Simpósios Brasileiros de Política e Administração da Educação, de 2009 a 2019, constituindo um corpus de 473 artigos, donde é possível indicar compreensões sobre a materialidade da Gestão Democrática a partir de três perspectivas: os empecilhos, os indicadores e os princípios. Em diálogo com parte da obra de Paulo Freire, conclui-se que os empecilhos, indicadores e princípios são relacionados e complementares, amparando uma materialidade para a Gestão Democrática. |
id |
UFRGS-22_5fcbfe38156d9447e793803832cab08d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/113255 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
‘NÃO QUERO SEGUIDORES’: REFLEXÕES CRÍTICAS DE BASE FREIREANA À GESTÃO DEMOCRÁTICAPaulo Freire - Gestão Democrática do Ensino Público - materialidadeO texto reflete acerca da materialidade da Gestão Democrática do Ensino Público, a partir do pensamento de Paulo Freire. O texto ancora-se em uma metodologia analítico-reconstrutiva, tendo como espaço empírico os artigos publicados nos Anais dos Simpósios Brasileiros de Política e Administração da Educação, de 2009 a 2019, constituindo um corpus de 473 artigos, donde é possível indicar compreensões sobre a materialidade da Gestão Democrática a partir de três perspectivas: os empecilhos, os indicadores e os princípios. Em diálogo com parte da obra de Paulo Freire, conclui-se que os empecilhos, indicadores e princípios são relacionados e complementares, amparando uma materialidade para a Gestão Democrática.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/11325510.21573/vol37n22021.113255REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 851-866Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; v. 37 n. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 851-8662447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113255/64406Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessEsquinsani, Rosimar Serena Siqueira2021-09-16T16:50:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/113255Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2021-09-16T16:50:59Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
‘NÃO QUERO SEGUIDORES’: REFLEXÕES CRÍTICAS DE BASE FREIREANA À GESTÃO DEMOCRÁTICA |
title |
‘NÃO QUERO SEGUIDORES’: REFLEXÕES CRÍTICAS DE BASE FREIREANA À GESTÃO DEMOCRÁTICA |
spellingShingle |
‘NÃO QUERO SEGUIDORES’: REFLEXÕES CRÍTICAS DE BASE FREIREANA À GESTÃO DEMOCRÁTICA Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira Paulo Freire - Gestão Democrática do Ensino Público - materialidade |
title_short |
‘NÃO QUERO SEGUIDORES’: REFLEXÕES CRÍTICAS DE BASE FREIREANA À GESTÃO DEMOCRÁTICA |
title_full |
‘NÃO QUERO SEGUIDORES’: REFLEXÕES CRÍTICAS DE BASE FREIREANA À GESTÃO DEMOCRÁTICA |
title_fullStr |
‘NÃO QUERO SEGUIDORES’: REFLEXÕES CRÍTICAS DE BASE FREIREANA À GESTÃO DEMOCRÁTICA |
title_full_unstemmed |
‘NÃO QUERO SEGUIDORES’: REFLEXÕES CRÍTICAS DE BASE FREIREANA À GESTÃO DEMOCRÁTICA |
title_sort |
‘NÃO QUERO SEGUIDORES’: REFLEXÕES CRÍTICAS DE BASE FREIREANA À GESTÃO DEMOCRÁTICA |
author |
Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira |
author_facet |
Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paulo Freire - Gestão Democrática do Ensino Público - materialidade |
topic |
Paulo Freire - Gestão Democrática do Ensino Público - materialidade |
description |
O texto reflete acerca da materialidade da Gestão Democrática do Ensino Público, a partir do pensamento de Paulo Freire. O texto ancora-se em uma metodologia analítico-reconstrutiva, tendo como espaço empírico os artigos publicados nos Anais dos Simpósios Brasileiros de Política e Administração da Educação, de 2009 a 2019, constituindo um corpus de 473 artigos, donde é possível indicar compreensões sobre a materialidade da Gestão Democrática a partir de três perspectivas: os empecilhos, os indicadores e os princípios. Em diálogo com parte da obra de Paulo Freire, conclui-se que os empecilhos, indicadores e princípios são relacionados e complementares, amparando uma materialidade para a Gestão Democrática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113255 10.21573/vol37n22021.113255 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113255 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol37n22021.113255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113255/64406 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 851-866 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; v. 37 n. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 851-866 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1750135493323915264 |