A qualidade da educação superior em contexto emergente: uma aproximação na perspectiva da produção acadêmica recente (2007 – 2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Corsetti, Berenice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/86185
Resumo: Neste artigo, buscamos sistematizar a produção do conhecimento, entre o período de 2007 e 2017, sobre o tema Qualidade da Educação Superior, a fim de compreender como é este apresentado pelas comunidades de pesquisa inseridas junto aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu brasileiros. Na produção dos dados, utilizamos os princípios de Estado de Conhecimento, com foco na pesquisa de caráter exploratório, inventariante e descritivo. Como resultados, temos a qualidade percebida a partir da excelência universitária, da formação dos sujeitos e da missão da Universidade junto à sociedade.
id UFRGS-22_602428a93a615d9c10e2c02ca2af4325
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/86185
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling A qualidade da educação superior em contexto emergente: uma aproximação na perspectiva da produção acadêmica recente (2007 – 2017)Educação SuperiorQualidade da EducaçãoContextos EmergentesEstado do ConhecimentoNeste artigo, buscamos sistematizar a produção do conhecimento, entre o período de 2007 e 2017, sobre o tema Qualidade da Educação Superior, a fim de compreender como é este apresentado pelas comunidades de pesquisa inseridas junto aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu brasileiros. Na produção dos dados, utilizamos os princípios de Estado de Conhecimento, com foco na pesquisa de caráter exploratório, inventariante e descritivo. Como resultados, temos a qualidade percebida a partir da excelência universitária, da formação dos sujeitos e da missão da Universidade junto à sociedade.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2019-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/8618510.21573/vol34n32018.86185REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 34 No. 3 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 711 - 726Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 34 Núm. 3 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 711 - 726Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 34 n. 3 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 711 - 7262447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/86185/51687Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessFontoura, Julian Silveira Diogo de ÁvilaCorsetti, Berenice2019-01-10T17:55:14Zoai:seer.ufrgs.br:article/86185Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2019-01-10T17:55:14Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv A qualidade da educação superior em contexto emergente: uma aproximação na perspectiva da produção acadêmica recente (2007 – 2017)
title A qualidade da educação superior em contexto emergente: uma aproximação na perspectiva da produção acadêmica recente (2007 – 2017)
spellingShingle A qualidade da educação superior em contexto emergente: uma aproximação na perspectiva da produção acadêmica recente (2007 – 2017)
Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila
Educação Superior
Qualidade da Educação
Contextos Emergentes
Estado do Conhecimento
title_short A qualidade da educação superior em contexto emergente: uma aproximação na perspectiva da produção acadêmica recente (2007 – 2017)
title_full A qualidade da educação superior em contexto emergente: uma aproximação na perspectiva da produção acadêmica recente (2007 – 2017)
title_fullStr A qualidade da educação superior em contexto emergente: uma aproximação na perspectiva da produção acadêmica recente (2007 – 2017)
title_full_unstemmed A qualidade da educação superior em contexto emergente: uma aproximação na perspectiva da produção acadêmica recente (2007 – 2017)
title_sort A qualidade da educação superior em contexto emergente: uma aproximação na perspectiva da produção acadêmica recente (2007 – 2017)
author Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila
author_facet Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila
Corsetti, Berenice
author_role author
author2 Corsetti, Berenice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila
Corsetti, Berenice
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Qualidade da Educação
Contextos Emergentes
Estado do Conhecimento
topic Educação Superior
Qualidade da Educação
Contextos Emergentes
Estado do Conhecimento
description Neste artigo, buscamos sistematizar a produção do conhecimento, entre o período de 2007 e 2017, sobre o tema Qualidade da Educação Superior, a fim de compreender como é este apresentado pelas comunidades de pesquisa inseridas junto aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu brasileiros. Na produção dos dados, utilizamos os princípios de Estado de Conhecimento, com foco na pesquisa de caráter exploratório, inventariante e descritivo. Como resultados, temos a qualidade percebida a partir da excelência universitária, da formação dos sujeitos e da missão da Universidade junto à sociedade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/86185
10.21573/vol34n32018.86185
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/86185
identifier_str_mv 10.21573/vol34n32018.86185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/86185/51687
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 34 No. 3 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 711 - 726
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 34 Núm. 3 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 711 - 726
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 34 n. 3 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 711 - 726
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766371713679360