A qualidade social da educação superior no contexto emergente dos Institutos Federais: uma abordagem na perspectiva da política pública
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9788 |
Resumo: | Em 2008, surge no Brasil uma instituição responsável por agregar educação, ciência e tecnologia na formação de cidadãos dentro da perspectiva de política pública pautada nos valores da justiça social, equidade e combate as vulnerabilidades estruturais da sociedade brasileira. Assim temos constituído um novo arranjo educativo criado pelo viés da Educação Profissional e Tecnológica como elemento estratégico no desenvolvimento da nação, surge então os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Essa nova institucionalidade possui na sua articulação com a Educação Superior a operacionalização dos fundamentos da formação humana integral; do desenvolvimento da cidadania; do trabalho como princípio educativo; além do entendimento do educando enquanto produto e produtor de conhecimentos. Inevitavelmente as questões relativas à qualidade da educação emergem no contexto orgânico e dinâmico da Educação Superior de forma latente. Aqui não nos referimos a qualidade dentro de uma perspectiva intuitiva, focalizamos nossos esforços na compreensão de um tipo particular de qualidade, a qualidade social da educação. Uma tipologia pouco explorada no contexto educativo brasileiro, porém extremamente necessária no cenário de combate e enfrentamento as desigualdades que vivenciamos no país. A tese aqui apresentada busca desvelar o fenômeno da qualidade social da educação frente ao contexto emergente da Educação Superior dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Dentro de uma abordagem qualitativa, utilizamos como estratégias metodológica na produção dos dados a combinação da pesquisa documental e da pesquisa bibliográfica; sendo que a análise dos dados foi realizada pelo viés dos estudos críticos, consubstanciada pela análise textual discursiva. Foram incorporadas em nossas análises discussões sobre qualidade da educação, justiça social, política pública e vulnerabilidade social, fundamentadas no entendimento do materialismo histórico-dialético, os conceitos de campo e habitus e da pedagogia histórico-crítica. Como resultados da investigação podemos destacar o desenvolvimento da noção de contexto emergente a partir das necessidades específicas do arranjo institucional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia guiado pela transversalidade, territorialidade e verticalidade; a natureza multifatorial do conceito de qualidade social da educação, sendo de difícil dimensionamento junto aos documentos/normas oficiais pela falta da sua explicitação, mesmo identificado a sua presença na política pública de Estado trazida com a Lei Federal nº 11.892/2008; seus fundamentos históricos-filosóficos vinculam-se a uma perspectiva de formação integral de forte inspiração marxista de superação social do contexto de acumulação do capital e de exploração das fragilidades humanas; e ainda a construção de indicadores de qualidade social que busquem a compreensão da realidade institucional a partir do pressuposto da gestão democrática e da participação dos sujeitos. |
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2021-05-24T20:26:49Z2021-05-24T20:26:49Z2021-03-31Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2021-05-24T20:26:49Z No. of bitstreams: 1 Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura_.pdf: 3959394 bytes, checksum: 789fff3af1c3c91986d1ae14b9d4be98 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-24T20:26:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura_.pdf: 3959394 bytes, checksum: 789fff3af1c3c91986d1ae14b9d4be98 (MD5) Previous issue date: 2021-03-31Em 2008, surge no Brasil uma instituição responsável por agregar educação, ciência e tecnologia na formação de cidadãos dentro da perspectiva de política pública pautada nos valores da justiça social, equidade e combate as vulnerabilidades estruturais da sociedade brasileira. Assim temos constituído um novo arranjo educativo criado pelo viés da Educação Profissional e Tecnológica como elemento estratégico no desenvolvimento da nação, surge então os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Essa nova institucionalidade possui na sua articulação com a Educação Superior a operacionalização dos fundamentos da formação humana integral; do desenvolvimento da cidadania; do trabalho como princípio educativo; além do entendimento do educando enquanto produto e produtor de conhecimentos. Inevitavelmente as questões relativas à qualidade da educação emergem no contexto orgânico e dinâmico da Educação Superior de forma latente. Aqui não nos referimos a qualidade dentro de uma perspectiva intuitiva, focalizamos nossos esforços na compreensão de um tipo particular de qualidade, a qualidade social da educação. Uma tipologia pouco explorada no contexto educativo brasileiro, porém extremamente necessária no cenário de combate e enfrentamento as desigualdades que vivenciamos no país. A tese aqui apresentada busca desvelar o fenômeno da qualidade social da educação frente ao contexto emergente da Educação Superior dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Dentro de uma abordagem qualitativa, utilizamos como estratégias metodológica na produção dos dados a combinação da pesquisa documental e da pesquisa bibliográfica; sendo que a análise dos dados foi realizada pelo viés dos estudos críticos, consubstanciada pela análise textual discursiva. Foram incorporadas em nossas análises discussões sobre qualidade da educação, justiça social, política pública e vulnerabilidade social, fundamentadas no entendimento do materialismo histórico-dialético, os conceitos de campo e habitus e da pedagogia histórico-crítica. Como resultados da investigação podemos destacar o desenvolvimento da noção de contexto emergente a partir das necessidades específicas do arranjo institucional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia guiado pela transversalidade, territorialidade e verticalidade; a natureza multifatorial do conceito de qualidade social da educação, sendo de difícil dimensionamento junto aos documentos/normas oficiais pela falta da sua explicitação, mesmo identificado a sua presença na política pública de Estado trazida com a Lei Federal nº 11.892/2008; seus fundamentos históricos-filosóficos vinculam-se a uma perspectiva de formação integral de forte inspiração marxista de superação social do contexto de acumulação do capital e de exploração das fragilidades humanas; e ainda a construção de indicadores de qualidade social que busquem a compreensão da realidade institucional a partir do pressuposto da gestão democrática e da participação dos sujeitos.In 2008, an institution responsible for aggregating education, science and technology in the formation of citizens appears within the perspective of public policy based on the values of social justice, equity and combats the structural vulnerabilities of Brazilian society. Thus we have constituted a new educational arrangement created by the bias of Professional and Technological Education as strategic element in the development of the nation, then the Federal Institutes of Education, Science and Technology emerges. This new institutionality has in its articulation with Higher Education the operationalization of the fundamentals of integral human formation; the development of citizenship; work as an educational principle; besides the understanding of the student as a product and producer of knowledge. Inevitably, issues related to the quality of education emerge latently in the organic and dynamic context of Higher Education. Here we do not refer to quality within an intuitive perspective, we focus our efforts on understanding a particular type of quality, the social quality of education. A typology little explored in the Brazilian educational context, but extremely necessary in the scenario of fighting and facing the inequalities that we experience in the country. The thesis presented here seeks to reveal the phenomenon of the social quality of education in the context of the emerging context of Higher Education from the Federal Institutes of Education, Science and Technology. Within a qualitative approach, we use the combination of documentary and bibliographic research as methodological strategies in the production of data; the analysis of the data was carried out through the bias of critical studies, substantiated by the discursive textual analysis. Discussions on the quality of education, social justice, public policy and social vulnerability were incorporated into our analyzes, based on the understanding of historical-dialectical materialism, the concepts of field and habitus and historical-critical pedagogy. As results of the investigation, we can highlight the development of the notion of emerging context from the specific needs of the institutional arrangement of the Federal Institutes of Education, Science and Technology guided by transversality, territoriality and verticality; the multifactorial nature of the concept of social quality in education, which is difficult to measure along with official documents/standards due to the lack of explanation, even though its presence in State public policy brought with Federal Law nº 11.892/2008 was identified; its historical-philosophical foundations are linked to a perspective of integral formation with a strong marxist inspiration of social overcoming the context of capital accumulation and exploitation of human frailties; and also the construction of social quality indicators that seek to understand the institutional reality based on the assumption of democratic management and the participation of subjects.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFontoura, Julian Silveira Diogo de Ávilahttp://lattes.cnpq.br/7808693167946729http://lattes.cnpq.br/7405584392319464Corsetti, BereniceUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUnisinosBrasilEscola de HumanidadesA qualidade social da educação superior no contexto emergente dos Institutos Federais: uma abordagem na perspectiva da política públicaACCNPQ::Ciências Humanas::EducaçãoEducação SuperiorQualidade social da educaçãoInstitutos Federais de EducaçãoCiência e tecnologiaPolítica públicaContexto emergenteHigher EducationQuality social of educationFederal Institutes of EducationScience and technologyPublic policyEmerging contextinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9788info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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