PAULO FREIRE E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PESQUISAS EM TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113243 |
Resumo: | A gestão educacional tem em Paulo Freire referência destacada na academia e contribui para o desenvolvimento de pesquisas na pós-graduação. Partindo dos dados coletados nos trabalhos de conclusão de três Programas de Pós-Graduação do Rio Grande do Sul fez-se uma abordagem qualitativa, na perspectiva metodológica da abordagem da análise documental. Os resultados apontaram para a importância destas pesquisas para superar a educação bancária e compreender a gestão das práticas educativas e das políticas públicas, tendo presente a perspectiva interdisciplinar da obra de Paulo Freire. Este diálogo, constatado nas pesquisas pode ajudar a qualificar a gestão educacional na ação educativa e na gestão das redes de ensino |
id |
UFRGS-22_6e10635b9a969e610b96b524b89038eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/113243 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PAULO FREIRE E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PESQUISAS EM TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASILPaulo FreireGestão educacionalPesquisasPós-graduação.A gestão educacional tem em Paulo Freire referência destacada na academia e contribui para o desenvolvimento de pesquisas na pós-graduação. Partindo dos dados coletados nos trabalhos de conclusão de três Programas de Pós-Graduação do Rio Grande do Sul fez-se uma abordagem qualitativa, na perspectiva metodológica da abordagem da análise documental. Os resultados apontaram para a importância destas pesquisas para superar a educação bancária e compreender a gestão das práticas educativas e das políticas públicas, tendo presente a perspectiva interdisciplinar da obra de Paulo Freire. Este diálogo, constatado nas pesquisas pode ajudar a qualificar a gestão educacional na ação educativa e na gestão das redes de ensinoANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/11324310.21573/vol37n22021.113243REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 867-885Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; v. 37 n. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 867-8852447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113243/64407Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessHammes, Lúcio JorgeHammes, Itamar LuísZitkoski, Jaime José2021-09-16T16:50:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/113243Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2021-09-16T16:50:59Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PAULO FREIRE E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PESQUISAS EM TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL |
title |
PAULO FREIRE E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PESQUISAS EM TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL |
spellingShingle |
PAULO FREIRE E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PESQUISAS EM TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL Hammes, Lúcio Jorge Paulo Freire Gestão educacional Pesquisas Pós-graduação. |
title_short |
PAULO FREIRE E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PESQUISAS EM TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL |
title_full |
PAULO FREIRE E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PESQUISAS EM TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL |
title_fullStr |
PAULO FREIRE E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PESQUISAS EM TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL |
title_full_unstemmed |
PAULO FREIRE E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PESQUISAS EM TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL |
title_sort |
PAULO FREIRE E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PESQUISAS EM TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL |
author |
Hammes, Lúcio Jorge |
author_facet |
Hammes, Lúcio Jorge Hammes, Itamar Luís Zitkoski, Jaime José |
author_role |
author |
author2 |
Hammes, Itamar Luís Zitkoski, Jaime José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hammes, Lúcio Jorge Hammes, Itamar Luís Zitkoski, Jaime José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paulo Freire Gestão educacional Pesquisas Pós-graduação. |
topic |
Paulo Freire Gestão educacional Pesquisas Pós-graduação. |
description |
A gestão educacional tem em Paulo Freire referência destacada na academia e contribui para o desenvolvimento de pesquisas na pós-graduação. Partindo dos dados coletados nos trabalhos de conclusão de três Programas de Pós-Graduação do Rio Grande do Sul fez-se uma abordagem qualitativa, na perspectiva metodológica da abordagem da análise documental. Os resultados apontaram para a importância destas pesquisas para superar a educação bancária e compreender a gestão das práticas educativas e das políticas públicas, tendo presente a perspectiva interdisciplinar da obra de Paulo Freire. Este diálogo, constatado nas pesquisas pode ajudar a qualificar a gestão educacional na ação educativa e na gestão das redes de ensino |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113243 10.21573/vol37n22021.113243 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113243 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol37n22021.113243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113243/64407 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 867-885 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; v. 37 n. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 867-885 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1750135493318672384 |