PAULO FREIRE E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PESQUISAS EM TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hammes, Lúcio Jorge
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Hammes, Itamar Luís, Zitkoski, Jaime José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113243
Resumo: A gestão educacional tem em Paulo Freire referência destacada na academia e contribui para o desenvolvimento de pesquisas na pós-graduação. Partindo dos dados coletados nos trabalhos de conclusão de três Programas de Pós-Graduação do Rio Grande do Sul fez-se uma abordagem qualitativa, na perspectiva metodológica da abordagem da análise documental. Os resultados apontaram para a importância destas pesquisas para superar a educação bancária e compreender a gestão das práticas educativas e das políticas públicas, tendo presente a perspectiva interdisciplinar da obra de Paulo Freire. Este diálogo, constatado nas pesquisas pode ajudar a qualificar a gestão educacional na ação educativa e na gestão das redes de ensino
id UFRGS-22_6e10635b9a969e610b96b524b89038eb
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/113243
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling PAULO FREIRE E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PESQUISAS EM TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASILPaulo FreireGestão educacionalPesquisasPós-graduação.A gestão educacional tem em Paulo Freire referência destacada na academia e contribui para o desenvolvimento de pesquisas na pós-graduação. Partindo dos dados coletados nos trabalhos de conclusão de três Programas de Pós-Graduação do Rio Grande do Sul fez-se uma abordagem qualitativa, na perspectiva metodológica da abordagem da análise documental. Os resultados apontaram para a importância destas pesquisas para superar a educação bancária e compreender a gestão das práticas educativas e das políticas públicas, tendo presente a perspectiva interdisciplinar da obra de Paulo Freire. Este diálogo, constatado nas pesquisas pode ajudar a qualificar a gestão educacional na ação educativa e na gestão das redes de ensinoANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/11324310.21573/vol37n22021.113243REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 867-885Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; v. 37 n. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 867-8852447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113243/64407Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessHammes, Lúcio JorgeHammes, Itamar LuísZitkoski, Jaime José2021-09-16T16:50:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/113243Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2021-09-16T16:50:59Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv PAULO FREIRE E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PESQUISAS EM TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL
title PAULO FREIRE E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PESQUISAS EM TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL
spellingShingle PAULO FREIRE E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PESQUISAS EM TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL
Hammes, Lúcio Jorge
Paulo Freire
Gestão educacional
Pesquisas
Pós-graduação.
title_short PAULO FREIRE E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PESQUISAS EM TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL
title_full PAULO FREIRE E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PESQUISAS EM TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL
title_fullStr PAULO FREIRE E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PESQUISAS EM TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL
title_full_unstemmed PAULO FREIRE E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PESQUISAS EM TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL
title_sort PAULO FREIRE E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PESQUISAS EM TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL
author Hammes, Lúcio Jorge
author_facet Hammes, Lúcio Jorge
Hammes, Itamar Luís
Zitkoski, Jaime José
author_role author
author2 Hammes, Itamar Luís
Zitkoski, Jaime José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hammes, Lúcio Jorge
Hammes, Itamar Luís
Zitkoski, Jaime José
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire
Gestão educacional
Pesquisas
Pós-graduação.
topic Paulo Freire
Gestão educacional
Pesquisas
Pós-graduação.
description A gestão educacional tem em Paulo Freire referência destacada na academia e contribui para o desenvolvimento de pesquisas na pós-graduação. Partindo dos dados coletados nos trabalhos de conclusão de três Programas de Pós-Graduação do Rio Grande do Sul fez-se uma abordagem qualitativa, na perspectiva metodológica da abordagem da análise documental. Os resultados apontaram para a importância destas pesquisas para superar a educação bancária e compreender a gestão das práticas educativas e das políticas públicas, tendo presente a perspectiva interdisciplinar da obra de Paulo Freire. Este diálogo, constatado nas pesquisas pode ajudar a qualificar a gestão educacional na ação educativa e na gestão das redes de ensino
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113243
10.21573/vol37n22021.113243
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113243
identifier_str_mv 10.21573/vol37n22021.113243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113243/64407
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 867-885
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; v. 37 n. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 867-885
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1750135493318672384