A valorização dos docentes de educação básica no Uruguai no quadro das políticas nacionais de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gatti, Elsa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19657
Resumo: Neste trabalho se analisa as características peduliares do Uruguai em matéria de organização escolar, sobretudo no que diz respeito à relação entre Estado, política e educação e sua tradição de autonomia escolar que remonta às origens da escola pública no país. A formação docente tem nível terciário, mas não reconhecimento universítário, embora as exigências de ingresso, permanência e conclusão sejam similares à da Universidade da República. O texto sublinha o nó ideológico e os dilemas éticos e políticos que estão por trás das polêmicas e conflitos ainda não resolvidos em matéria de formação docente.
id UFRGS-22_701ec4d4d1e76c48d10bf47e6feef5fb
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/19657
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling A valorização dos docentes de educação básica no Uruguai no quadro das políticas nacionais de educaçãoNeste trabalho se analisa as características peduliares do Uruguai em matéria de organização escolar, sobretudo no que diz respeito à relação entre Estado, política e educação e sua tradição de autonomia escolar que remonta às origens da escola pública no país. A formação docente tem nível terciário, mas não reconhecimento universítário, embora as exigências de ingresso, permanência e conclusão sejam similares à da Universidade da República. O texto sublinha o nó ideológico e os dilemas éticos e políticos que estão por trás das polêmicas e conflitos ainda não resolvidos em matéria de formação docente.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2011-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/1965710.21573/vol25n32009.19657REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 25 No. 3 (2009)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 25 Núm. 3 (2009)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 25 n. 3 (2009)2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19657/11456Gatti, Elsainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-04-11T00:15:41Zoai:seer.ufrgs.br:article/19657Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2011-04-11T00:15:41Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv A valorização dos docentes de educação básica no Uruguai no quadro das políticas nacionais de educação
title A valorização dos docentes de educação básica no Uruguai no quadro das políticas nacionais de educação
spellingShingle A valorização dos docentes de educação básica no Uruguai no quadro das políticas nacionais de educação
Gatti, Elsa
title_short A valorização dos docentes de educação básica no Uruguai no quadro das políticas nacionais de educação
title_full A valorização dos docentes de educação básica no Uruguai no quadro das políticas nacionais de educação
title_fullStr A valorização dos docentes de educação básica no Uruguai no quadro das políticas nacionais de educação
title_full_unstemmed A valorização dos docentes de educação básica no Uruguai no quadro das políticas nacionais de educação
title_sort A valorização dos docentes de educação básica no Uruguai no quadro das políticas nacionais de educação
author Gatti, Elsa
author_facet Gatti, Elsa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gatti, Elsa
description Neste trabalho se analisa as características peduliares do Uruguai em matéria de organização escolar, sobretudo no que diz respeito à relação entre Estado, política e educação e sua tradição de autonomia escolar que remonta às origens da escola pública no país. A formação docente tem nível terciário, mas não reconhecimento universítário, embora as exigências de ingresso, permanência e conclusão sejam similares à da Universidade da República. O texto sublinha o nó ideológico e os dilemas éticos e políticos que estão por trás das polêmicas e conflitos ainda não resolvidos em matéria de formação docente.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19657
10.21573/vol25n32009.19657
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19657
identifier_str_mv 10.21573/vol25n32009.19657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19657/11456
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 25 No. 3 (2009)
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 25 Núm. 3 (2009)
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 25 n. 3 (2009)
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766370197438464