Racionalidades subyacentes en los modelos de planificación educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19143 |
Resumo: | Dado que o suporte no qual se apóia a construção do planejamento é o conhecimento, a hipótese, neste artigo, é que as mudanças em sua concepção geram mudanças nos modos de entender e de exercer o planejamento, incluindo o planejamento educacional. São reconhecidas três perspectivas: o positivismo que deu origem ao planejamento normativo; o pensamento dialético que suscitou o planejamento situacional; e o debate atual sobre o pensamento complexo que abre o questionamento sobre quais serão os novos modelos de planejamento que se desenvolverão com esta base. |
id |
UFRGS-22_7089f41b0d9a866cd510607b65b44d11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/19143 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Racionalidades subyacentes en los modelos de planificación educativaDado que o suporte no qual se apóia a construção do planejamento é o conhecimento, a hipótese, neste artigo, é que as mudanças em sua concepção geram mudanças nos modos de entender e de exercer o planejamento, incluindo o planejamento educacional. São reconhecidas três perspectivas: o positivismo que deu origem ao planejamento normativo; o pensamento dialético que suscitou o planejamento situacional; e o debate atual sobre o pensamento complexo que abre o questionamento sobre quais serão os novos modelos de planejamento que se desenvolverão com esta base.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2011-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/1914310.21573/vol23n32007.19143REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 23 No. 3 (2007)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 23 Núm. 3 (2007)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 23 n. 3 (2007)2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19143/11144Aguerrondo, Inésinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-24T17:40:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/19143Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-06-24T17:40:30Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Racionalidades subyacentes en los modelos de planificación educativa |
title |
Racionalidades subyacentes en los modelos de planificación educativa |
spellingShingle |
Racionalidades subyacentes en los modelos de planificación educativa Aguerrondo, Inés |
title_short |
Racionalidades subyacentes en los modelos de planificación educativa |
title_full |
Racionalidades subyacentes en los modelos de planificación educativa |
title_fullStr |
Racionalidades subyacentes en los modelos de planificación educativa |
title_full_unstemmed |
Racionalidades subyacentes en los modelos de planificación educativa |
title_sort |
Racionalidades subyacentes en los modelos de planificación educativa |
author |
Aguerrondo, Inés |
author_facet |
Aguerrondo, Inés |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguerrondo, Inés |
description |
Dado que o suporte no qual se apóia a construção do planejamento é o conhecimento, a hipótese, neste artigo, é que as mudanças em sua concepção geram mudanças nos modos de entender e de exercer o planejamento, incluindo o planejamento educacional. São reconhecidas três perspectivas: o positivismo que deu origem ao planejamento normativo; o pensamento dialético que suscitou o planejamento situacional; e o debate atual sobre o pensamento complexo que abre o questionamento sobre quais serão os novos modelos de planejamento que se desenvolverão com esta base. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19143 10.21573/vol23n32007.19143 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19143 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol23n32007.19143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19143/11144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 23 No. 3 (2007) Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 23 Núm. 3 (2007) Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 23 n. 3 (2007) 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766369707753472 |