Enem: uma análise do efeito das políticas públicas educacionais em Alagoas e a comparação do resultado do ranking com os demais estados do Nordeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Daniel Cabral de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pierre, Victor Hugo Lessa, Costa, Carlos Eugênio Silva da, Santa Rita, Luciana Peixoto, Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/70879
Resumo: O artigo analisa os resultados de Alagoas no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio entre 2013 e 2015, comparando-os com os demais estados do Nordeste.  Identificam-se as especificidades que contribuem para a conquista das melhores notas e a aplicação das políticas públicas educacionais em Alagoas. Usou-se a abordagem de pesquisa quali-quantitativa. Identificou-se que as escolas da Bahia e de Pernambuco detêm os melhores resultados do Nordeste e estimou-se que o nível socioeconômico tem grande influência nos resultados das escolas.  Registrou-se ainda que o indicador de formação docente parece não ser ponto chave na elevação das notas.
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