Enem: uma análise do efeito das políticas públicas educacionais em Alagoas e a comparação do resultado do ranking com os demais estados do Nordeste
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/70879 |
Resumo: | O artigo analisa os resultados de Alagoas no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio entre 2013 e 2015, comparando-os com os demais estados do Nordeste. Identificam-se as especificidades que contribuem para a conquista das melhores notas e a aplicação das políticas públicas educacionais em Alagoas. Usou-se a abordagem de pesquisa quali-quantitativa. Identificou-se que as escolas da Bahia e de Pernambuco detêm os melhores resultados do Nordeste e estimou-se que o nível socioeconômico tem grande influência nos resultados das escolas. Registrou-se ainda que o indicador de formação docente parece não ser ponto chave na elevação das notas. |
id |
UFRGS-22_71dc3aa642e067193f633039ae0cba28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/70879 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Enem: uma análise do efeito das políticas públicas educacionais em Alagoas e a comparação do resultado do ranking com os demais estados do NordesteRanking do ENEMpolíticas públicas educacionaisAlagoasO artigo analisa os resultados de Alagoas no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio entre 2013 e 2015, comparando-os com os demais estados do Nordeste. Identificam-se as especificidades que contribuem para a conquista das melhores notas e a aplicação das políticas públicas educacionais em Alagoas. Usou-se a abordagem de pesquisa quali-quantitativa. Identificou-se que as escolas da Bahia e de Pernambuco detêm os melhores resultados do Nordeste e estimou-se que o nível socioeconômico tem grande influência nos resultados das escolas. Registrou-se ainda que o indicador de formação docente parece não ser ponto chave na elevação das notas.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/7087910.21573/vol33n22017.70879REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 2 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 399 - 419Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 2 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 399 - 419Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 2 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 399 - 4192447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/70879/43544Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Daniel Cabral dePierre, Victor Hugo LessaCosta, Carlos Eugênio Silva daSanta Rita, Luciana PeixotoPinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana2017-11-30T11:33:33Zoai:seer.ufrgs.br:article/70879Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2017-11-30T11:33:33Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enem: uma análise do efeito das políticas públicas educacionais em Alagoas e a comparação do resultado do ranking com os demais estados do Nordeste |
title |
Enem: uma análise do efeito das políticas públicas educacionais em Alagoas e a comparação do resultado do ranking com os demais estados do Nordeste |
spellingShingle |
Enem: uma análise do efeito das políticas públicas educacionais em Alagoas e a comparação do resultado do ranking com os demais estados do Nordeste Almeida, Daniel Cabral de Ranking do ENEM políticas públicas educacionais Alagoas |
title_short |
Enem: uma análise do efeito das políticas públicas educacionais em Alagoas e a comparação do resultado do ranking com os demais estados do Nordeste |
title_full |
Enem: uma análise do efeito das políticas públicas educacionais em Alagoas e a comparação do resultado do ranking com os demais estados do Nordeste |
title_fullStr |
Enem: uma análise do efeito das políticas públicas educacionais em Alagoas e a comparação do resultado do ranking com os demais estados do Nordeste |
title_full_unstemmed |
Enem: uma análise do efeito das políticas públicas educacionais em Alagoas e a comparação do resultado do ranking com os demais estados do Nordeste |
title_sort |
Enem: uma análise do efeito das políticas públicas educacionais em Alagoas e a comparação do resultado do ranking com os demais estados do Nordeste |
author |
Almeida, Daniel Cabral de |
author_facet |
Almeida, Daniel Cabral de Pierre, Victor Hugo Lessa Costa, Carlos Eugênio Silva da Santa Rita, Luciana Peixoto Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana |
author_role |
author |
author2 |
Pierre, Victor Hugo Lessa Costa, Carlos Eugênio Silva da Santa Rita, Luciana Peixoto Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Daniel Cabral de Pierre, Victor Hugo Lessa Costa, Carlos Eugênio Silva da Santa Rita, Luciana Peixoto Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ranking do ENEM políticas públicas educacionais Alagoas |
topic |
Ranking do ENEM políticas públicas educacionais Alagoas |
description |
O artigo analisa os resultados de Alagoas no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio entre 2013 e 2015, comparando-os com os demais estados do Nordeste. Identificam-se as especificidades que contribuem para a conquista das melhores notas e a aplicação das políticas públicas educacionais em Alagoas. Usou-se a abordagem de pesquisa quali-quantitativa. Identificou-se que as escolas da Bahia e de Pernambuco detêm os melhores resultados do Nordeste e estimou-se que o nível socioeconômico tem grande influência nos resultados das escolas. Registrou-se ainda que o indicador de formação docente parece não ser ponto chave na elevação das notas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/70879 10.21573/vol33n22017.70879 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/70879 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol33n22017.70879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/70879/43544 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 2 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 399 - 419 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 2 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 399 - 419 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 2 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 399 - 419 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766371606724608 |