Sistema econômico, direitos sociais e escolas desiguais: reflexões sobre a reforma do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/93846 |
Resumo: | Neste artigo, cujo procedimento metodológico é a pesquisa bibliográfica, objetiva-se pensar a atual reforma do Ensino Médio, em um contexto capitalista. Faz-se uma recuperação histórica, a fim de mostrar que a educação transcorreu dualmente. Considera-se que a reconfiguração da etapa final da educação básica não rompe com a lógica do privilégio (currículos direcionados para a continuidade nos estudos no setor privado). Nota-se que a escola pública continua na contradição de: reproduzir os ideais dominantes, favorecendo o mercado; ser o espaço da crítica, articulação e socialização política. |
id |
UFRGS-22_74a94f5d6ed36b8f036fbddeb28bc2b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/93846 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sistema econômico, direitos sociais e escolas desiguais: reflexões sobre a reforma do ensino médioEducaçãoPolítica educacionalEnsino MédioEstadoEstratificação social.Neste artigo, cujo procedimento metodológico é a pesquisa bibliográfica, objetiva-se pensar a atual reforma do Ensino Médio, em um contexto capitalista. Faz-se uma recuperação histórica, a fim de mostrar que a educação transcorreu dualmente. Considera-se que a reconfiguração da etapa final da educação básica não rompe com a lógica do privilégio (currículos direcionados para a continuidade nos estudos no setor privado). Nota-se que a escola pública continua na contradição de: reproduzir os ideais dominantes, favorecendo o mercado; ser o espaço da crítica, articulação e socialização política.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/9384610.21573/vol35n32019.93846REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 35 No. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 961Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 35 Núm. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 961Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 35 n. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 9612447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/93846/55521Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessCasagrande, Ana LaraAlonso, Katia Morosov2019-12-31T19:05:16Zoai:seer.ufrgs.br:article/93846Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2019-12-31T19:05:16Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistema econômico, direitos sociais e escolas desiguais: reflexões sobre a reforma do ensino médio |
title |
Sistema econômico, direitos sociais e escolas desiguais: reflexões sobre a reforma do ensino médio |
spellingShingle |
Sistema econômico, direitos sociais e escolas desiguais: reflexões sobre a reforma do ensino médio Casagrande, Ana Lara Educação Política educacional Ensino Médio Estado Estratificação social. |
title_short |
Sistema econômico, direitos sociais e escolas desiguais: reflexões sobre a reforma do ensino médio |
title_full |
Sistema econômico, direitos sociais e escolas desiguais: reflexões sobre a reforma do ensino médio |
title_fullStr |
Sistema econômico, direitos sociais e escolas desiguais: reflexões sobre a reforma do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Sistema econômico, direitos sociais e escolas desiguais: reflexões sobre a reforma do ensino médio |
title_sort |
Sistema econômico, direitos sociais e escolas desiguais: reflexões sobre a reforma do ensino médio |
author |
Casagrande, Ana Lara |
author_facet |
Casagrande, Ana Lara Alonso, Katia Morosov |
author_role |
author |
author2 |
Alonso, Katia Morosov |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casagrande, Ana Lara Alonso, Katia Morosov |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Política educacional Ensino Médio Estado Estratificação social. |
topic |
Educação Política educacional Ensino Médio Estado Estratificação social. |
description |
Neste artigo, cujo procedimento metodológico é a pesquisa bibliográfica, objetiva-se pensar a atual reforma do Ensino Médio, em um contexto capitalista. Faz-se uma recuperação histórica, a fim de mostrar que a educação transcorreu dualmente. Considera-se que a reconfiguração da etapa final da educação básica não rompe com a lógica do privilégio (currículos direcionados para a continuidade nos estudos no setor privado). Nota-se que a escola pública continua na contradição de: reproduzir os ideais dominantes, favorecendo o mercado; ser o espaço da crítica, articulação e socialização política. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/93846 10.21573/vol35n32019.93846 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/93846 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol35n32019.93846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/93846/55521 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 35 No. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 961 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 35 Núm. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 961 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 35 n. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 961 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766371767156736 |