Projecto curricular e autonomia da escola: das intenções às práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado, José Carlos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/26411
Resumo: A escola encontra-se hoje sujeita a pressões de vária ordem no sentidode se reorganizar quer ao nível da sua gestão, quanto do currículo que desenvolve.Partindo da ideia cada vez mais consensual de que o projecto curricularse assume como um meio imprescindível para a construção da autonomiacurricular da escola e dos professores, pretende-se, ao longo deste texto, realçaras principais potencialidades de tal empreendimento e reflectir sobre algunsconstrangimentos que muito têm dificultado a sua operacionalização.
id UFRGS-22_8e504914718ed4c4392bb8a1ad0cf3d2
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/26411
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Projecto curricular e autonomia da escola: das intenções às práticasA escola encontra-se hoje sujeita a pressões de vária ordem no sentidode se reorganizar quer ao nível da sua gestão, quanto do currículo que desenvolve.Partindo da ideia cada vez mais consensual de que o projecto curricularse assume como um meio imprescindível para a construção da autonomiacurricular da escola e dos professores, pretende-se, ao longo deste texto, realçaras principais potencialidades de tal empreendimento e reflectir sobre algunsconstrangimentos que muito têm dificultado a sua operacionalização.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2012-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/2641110.21573/vol27n32011.26411REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 27 No. 3 (2011)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 27 Núm. 3 (2011)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 27 n. 3 (2011)2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/26411/15403Morgado, José Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-14T21:55:00Zoai:seer.ufrgs.br:article/26411Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2012-03-14T21:55Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Projecto curricular e autonomia da escola: das intenções às práticas
title Projecto curricular e autonomia da escola: das intenções às práticas
spellingShingle Projecto curricular e autonomia da escola: das intenções às práticas
Morgado, José Carlos
title_short Projecto curricular e autonomia da escola: das intenções às práticas
title_full Projecto curricular e autonomia da escola: das intenções às práticas
title_fullStr Projecto curricular e autonomia da escola: das intenções às práticas
title_full_unstemmed Projecto curricular e autonomia da escola: das intenções às práticas
title_sort Projecto curricular e autonomia da escola: das intenções às práticas
author Morgado, José Carlos
author_facet Morgado, José Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morgado, José Carlos
description A escola encontra-se hoje sujeita a pressões de vária ordem no sentidode se reorganizar quer ao nível da sua gestão, quanto do currículo que desenvolve.Partindo da ideia cada vez mais consensual de que o projecto curricularse assume como um meio imprescindível para a construção da autonomiacurricular da escola e dos professores, pretende-se, ao longo deste texto, realçaras principais potencialidades de tal empreendimento e reflectir sobre algunsconstrangimentos que muito têm dificultado a sua operacionalização.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/26411
10.21573/vol27n32011.26411
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/26411
identifier_str_mv 10.21573/vol27n32011.26411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/26411/15403
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 27 No. 3 (2011)
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 27 Núm. 3 (2011)
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 27 n. 3 (2011)
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766370588557312