Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bettina Steren dos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Davoglio, Tárcia Rita, Lettnin, Carla da Conceição, Spagnolo, Carla, Nascimento, Lorena Machado do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
DOI: 10.21573/vol33n12017.64630
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/64630
Resumo: O estudo analisou os motivos para a evasão e a permanência na Educação Superior apontados por 746 estudantes de uma instituição privada, a maioria cursando entre o 4º e o 7º semestre. A partir de questionários semiestruturados e da Análise de Conteúdo, emergiram as categorias ‘Universidade’, ‘Profissional’ e ‘Pessoal’, esta última mostrando-se a mais relevante para a decisão tanto de prosseguir como de abandonar o curso. A categoria ‘Universidade’ relacionou-se mais à evasão e a ‘Profissional’ à permanência dos estudantes. Tais resultados retratam uma realidade específica e podem subsidiar novos estudos.
id UFRGS-22_9c11042ae0a195f66578a957f22240cd
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/64630
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
spelling Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanênciaEducação superiorpermanênciaevasão.O estudo analisou os motivos para a evasão e a permanência na Educação Superior apontados por 746 estudantes de uma instituição privada, a maioria cursando entre o 4º e o 7º semestre. A partir de questionários semiestruturados e da Análise de Conteúdo, emergiram as categorias ‘Universidade’, ‘Profissional’ e ‘Pessoal’, esta última mostrando-se a mais relevante para a decisão tanto de prosseguir como de abandonar o curso. A categoria ‘Universidade’ relacionou-se mais à evasão e a ‘Profissional’ à permanência dos estudantes. Tais resultados retratam uma realidade específica e podem subsidiar novos estudos.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2017-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/6463010.21573/vol33n12017.64630REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 73 - 94Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 73 - 94Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 73 - 942447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/64630/41186Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Bettina Steren dosDavoglio, Tárcia RitaLettnin, Carla da ConceiçãoSpagnolo, CarlaNascimento, Lorena Machado do2017-08-01T11:50:29Zoai:seer.ufrgs.br:article/64630Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2017-08-01T11:50:29Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência
title Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência
spellingShingle Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência
Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência
Santos, Bettina Steren dos
Educação superior
permanência
evasão.
Santos, Bettina Steren dos
Educação superior
permanência
evasão.
title_short Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência
title_full Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência
title_fullStr Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência
Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência
title_full_unstemmed Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência
Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência
title_sort Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência
author Santos, Bettina Steren dos
author_facet Santos, Bettina Steren dos
Santos, Bettina Steren dos
Davoglio, Tárcia Rita
Lettnin, Carla da Conceição
Spagnolo, Carla
Nascimento, Lorena Machado do
Davoglio, Tárcia Rita
Lettnin, Carla da Conceição
Spagnolo, Carla
Nascimento, Lorena Machado do
author_role author
author2 Davoglio, Tárcia Rita
Lettnin, Carla da Conceição
Spagnolo, Carla
Nascimento, Lorena Machado do
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Bettina Steren dos
Davoglio, Tárcia Rita
Lettnin, Carla da Conceição
Spagnolo, Carla
Nascimento, Lorena Machado do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
permanência
evasão.
topic Educação superior
permanência
evasão.
description O estudo analisou os motivos para a evasão e a permanência na Educação Superior apontados por 746 estudantes de uma instituição privada, a maioria cursando entre o 4º e o 7º semestre. A partir de questionários semiestruturados e da Análise de Conteúdo, emergiram as categorias ‘Universidade’, ‘Profissional’ e ‘Pessoal’, esta última mostrando-se a mais relevante para a decisão tanto de prosseguir como de abandonar o curso. A categoria ‘Universidade’ relacionou-se mais à evasão e a ‘Profissional’ à permanência dos estudantes. Tais resultados retratam uma realidade específica e podem subsidiar novos estudos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/64630
10.21573/vol33n12017.64630
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/64630
identifier_str_mv 10.21573/vol33n12017.64630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/64630/41186
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 73 - 94
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 73 - 94
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 73 - 94
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1822182834508398592
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.21573/vol33n12017.64630