Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
DOI: | 10.21573/vol33n12017.64630 |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/64630 |
Resumo: | O estudo analisou os motivos para a evasão e a permanência na Educação Superior apontados por 746 estudantes de uma instituição privada, a maioria cursando entre o 4º e o 7º semestre. A partir de questionários semiestruturados e da Análise de Conteúdo, emergiram as categorias ‘Universidade’, ‘Profissional’ e ‘Pessoal’, esta última mostrando-se a mais relevante para a decisão tanto de prosseguir como de abandonar o curso. A categoria ‘Universidade’ relacionou-se mais à evasão e a ‘Profissional’ à permanência dos estudantes. Tais resultados retratam uma realidade específica e podem subsidiar novos estudos. |
id |
UFRGS-22_9c11042ae0a195f66578a957f22240cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/64630 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
spelling |
Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanênciaEducação superiorpermanênciaevasão.O estudo analisou os motivos para a evasão e a permanência na Educação Superior apontados por 746 estudantes de uma instituição privada, a maioria cursando entre o 4º e o 7º semestre. A partir de questionários semiestruturados e da Análise de Conteúdo, emergiram as categorias ‘Universidade’, ‘Profissional’ e ‘Pessoal’, esta última mostrando-se a mais relevante para a decisão tanto de prosseguir como de abandonar o curso. A categoria ‘Universidade’ relacionou-se mais à evasão e a ‘Profissional’ à permanência dos estudantes. Tais resultados retratam uma realidade específica e podem subsidiar novos estudos.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2017-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/6463010.21573/vol33n12017.64630REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 73 - 94Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 73 - 94Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 73 - 942447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/64630/41186Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Bettina Steren dosDavoglio, Tárcia RitaLettnin, Carla da ConceiçãoSpagnolo, CarlaNascimento, Lorena Machado do2017-08-01T11:50:29Zoai:seer.ufrgs.br:article/64630Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2017-08-01T11:50:29Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência |
title |
Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência |
spellingShingle |
Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência Santos, Bettina Steren dos Educação superior permanência evasão. Santos, Bettina Steren dos Educação superior permanência evasão. |
title_short |
Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência |
title_full |
Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência |
title_fullStr |
Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência |
title_full_unstemmed |
Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência |
title_sort |
Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência |
author |
Santos, Bettina Steren dos |
author_facet |
Santos, Bettina Steren dos Santos, Bettina Steren dos Davoglio, Tárcia Rita Lettnin, Carla da Conceição Spagnolo, Carla Nascimento, Lorena Machado do Davoglio, Tárcia Rita Lettnin, Carla da Conceição Spagnolo, Carla Nascimento, Lorena Machado do |
author_role |
author |
author2 |
Davoglio, Tárcia Rita Lettnin, Carla da Conceição Spagnolo, Carla Nascimento, Lorena Machado do |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Bettina Steren dos Davoglio, Tárcia Rita Lettnin, Carla da Conceição Spagnolo, Carla Nascimento, Lorena Machado do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior permanência evasão. |
topic |
Educação superior permanência evasão. |
description |
O estudo analisou os motivos para a evasão e a permanência na Educação Superior apontados por 746 estudantes de uma instituição privada, a maioria cursando entre o 4º e o 7º semestre. A partir de questionários semiestruturados e da Análise de Conteúdo, emergiram as categorias ‘Universidade’, ‘Profissional’ e ‘Pessoal’, esta última mostrando-se a mais relevante para a decisão tanto de prosseguir como de abandonar o curso. A categoria ‘Universidade’ relacionou-se mais à evasão e a ‘Profissional’ à permanência dos estudantes. Tais resultados retratam uma realidade específica e podem subsidiar novos estudos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/64630 10.21573/vol33n12017.64630 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/64630 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol33n12017.64630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/64630/41186 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 73 - 94 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 73 - 94 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 73 - 94 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1822182834508398592 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21573/vol33n12017.64630 |