Abandono, reprovação, reforço escolar: respostas de diretores ao questionário contextual da Prova Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Real, Giselle Cristina Martins
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos Junior, José da Silva, Sousa, Sandra Maria Zákia Lian, Martins, Angela Maria, Bravo, Maria Helena de Aquiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/86902
Resumo: São apresentados resultados de pesquisa que caracterizou iniciativas de diretores municipais do ensino fundamental, via questionário contextual da Prova Brasil 2015, no que tange ao controle do abandono, reprovação, acompanhamento da frequência e ações de reforço escolar. O tratamento estatístico delineou o cenário nacional no que se refere às práticas declaradas por esses diretores, em interlocução com estudos da área. Os dados indicam existência de ações para enfrentamento do tema que, contudo, ainda apresenta índices desafiadores em relação ao abandono e à reprovação em escolas municipais.
id UFRGS-22_a107c65c765a5b8ac37d18af0ab32d33
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/86902
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Abandono, reprovação, reforço escolar: respostas de diretores ao questionário contextual da Prova BrasilAbandono e reprovação escolarAções de reforçoDiretores municipaisQuestionário contextualProva Brasil.São apresentados resultados de pesquisa que caracterizou iniciativas de diretores municipais do ensino fundamental, via questionário contextual da Prova Brasil 2015, no que tange ao controle do abandono, reprovação, acompanhamento da frequência e ações de reforço escolar. O tratamento estatístico delineou o cenário nacional no que se refere às práticas declaradas por esses diretores, em interlocução com estudos da área. Os dados indicam existência de ações para enfrentamento do tema que, contudo, ainda apresenta índices desafiadores em relação ao abandono e à reprovação em escolas municipais.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2019-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQuantitativoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/8690210.21573/vol1n12019.86902REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 35 No. 1 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 249 - 268Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 35 Núm. 1 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 249 - 268Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 35 n. 1 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 249 - 2682447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/86902/52802Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessReal, Giselle Cristina MartinsSantos Junior, José da SilvaSousa, Sandra Maria Zákia LianMartins, Angela MariaBravo, Maria Helena de Aquiar2019-05-22T10:32:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/86902Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2019-05-22T10:32:59Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Abandono, reprovação, reforço escolar: respostas de diretores ao questionário contextual da Prova Brasil
title Abandono, reprovação, reforço escolar: respostas de diretores ao questionário contextual da Prova Brasil
spellingShingle Abandono, reprovação, reforço escolar: respostas de diretores ao questionário contextual da Prova Brasil
Real, Giselle Cristina Martins
Abandono e reprovação escolar
Ações de reforço
Diretores municipais
Questionário contextual
Prova Brasil.
title_short Abandono, reprovação, reforço escolar: respostas de diretores ao questionário contextual da Prova Brasil
title_full Abandono, reprovação, reforço escolar: respostas de diretores ao questionário contextual da Prova Brasil
title_fullStr Abandono, reprovação, reforço escolar: respostas de diretores ao questionário contextual da Prova Brasil
title_full_unstemmed Abandono, reprovação, reforço escolar: respostas de diretores ao questionário contextual da Prova Brasil
title_sort Abandono, reprovação, reforço escolar: respostas de diretores ao questionário contextual da Prova Brasil
author Real, Giselle Cristina Martins
author_facet Real, Giselle Cristina Martins
Santos Junior, José da Silva
Sousa, Sandra Maria Zákia Lian
Martins, Angela Maria
Bravo, Maria Helena de Aquiar
author_role author
author2 Santos Junior, José da Silva
Sousa, Sandra Maria Zákia Lian
Martins, Angela Maria
Bravo, Maria Helena de Aquiar
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Real, Giselle Cristina Martins
Santos Junior, José da Silva
Sousa, Sandra Maria Zákia Lian
Martins, Angela Maria
Bravo, Maria Helena de Aquiar
dc.subject.por.fl_str_mv Abandono e reprovação escolar
Ações de reforço
Diretores municipais
Questionário contextual
Prova Brasil.
topic Abandono e reprovação escolar
Ações de reforço
Diretores municipais
Questionário contextual
Prova Brasil.
description São apresentados resultados de pesquisa que caracterizou iniciativas de diretores municipais do ensino fundamental, via questionário contextual da Prova Brasil 2015, no que tange ao controle do abandono, reprovação, acompanhamento da frequência e ações de reforço escolar. O tratamento estatístico delineou o cenário nacional no que se refere às práticas declaradas por esses diretores, em interlocução com estudos da área. Os dados indicam existência de ações para enfrentamento do tema que, contudo, ainda apresenta índices desafiadores em relação ao abandono e à reprovação em escolas municipais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Quantitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/86902
10.21573/vol1n12019.86902
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/86902
identifier_str_mv 10.21573/vol1n12019.86902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/86902/52802
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 35 No. 1 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 249 - 268
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 35 Núm. 1 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 249 - 268
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 35 n. 1 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 249 - 268
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766371731505152