Abandono, reprovação, reforço escolar: respostas de diretores ao questionário contextual da Prova Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/86902 |
Resumo: | São apresentados resultados de pesquisa que caracterizou iniciativas de diretores municipais do ensino fundamental, via questionário contextual da Prova Brasil 2015, no que tange ao controle do abandono, reprovação, acompanhamento da frequência e ações de reforço escolar. O tratamento estatístico delineou o cenário nacional no que se refere às práticas declaradas por esses diretores, em interlocução com estudos da área. Os dados indicam existência de ações para enfrentamento do tema que, contudo, ainda apresenta índices desafiadores em relação ao abandono e à reprovação em escolas municipais. |
id |
UFRGS-22_a107c65c765a5b8ac37d18af0ab32d33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/86902 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Abandono, reprovação, reforço escolar: respostas de diretores ao questionário contextual da Prova BrasilAbandono e reprovação escolarAções de reforçoDiretores municipaisQuestionário contextualProva Brasil.São apresentados resultados de pesquisa que caracterizou iniciativas de diretores municipais do ensino fundamental, via questionário contextual da Prova Brasil 2015, no que tange ao controle do abandono, reprovação, acompanhamento da frequência e ações de reforço escolar. O tratamento estatístico delineou o cenário nacional no que se refere às práticas declaradas por esses diretores, em interlocução com estudos da área. Os dados indicam existência de ações para enfrentamento do tema que, contudo, ainda apresenta índices desafiadores em relação ao abandono e à reprovação em escolas municipais.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2019-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQuantitativoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/8690210.21573/vol1n12019.86902REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 35 No. 1 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 249 - 268Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 35 Núm. 1 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 249 - 268Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 35 n. 1 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 249 - 2682447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/86902/52802Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessReal, Giselle Cristina MartinsSantos Junior, José da SilvaSousa, Sandra Maria Zákia LianMartins, Angela MariaBravo, Maria Helena de Aquiar2019-05-22T10:32:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/86902Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2019-05-22T10:32:59Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abandono, reprovação, reforço escolar: respostas de diretores ao questionário contextual da Prova Brasil |
title |
Abandono, reprovação, reforço escolar: respostas de diretores ao questionário contextual da Prova Brasil |
spellingShingle |
Abandono, reprovação, reforço escolar: respostas de diretores ao questionário contextual da Prova Brasil Real, Giselle Cristina Martins Abandono e reprovação escolar Ações de reforço Diretores municipais Questionário contextual Prova Brasil. |
title_short |
Abandono, reprovação, reforço escolar: respostas de diretores ao questionário contextual da Prova Brasil |
title_full |
Abandono, reprovação, reforço escolar: respostas de diretores ao questionário contextual da Prova Brasil |
title_fullStr |
Abandono, reprovação, reforço escolar: respostas de diretores ao questionário contextual da Prova Brasil |
title_full_unstemmed |
Abandono, reprovação, reforço escolar: respostas de diretores ao questionário contextual da Prova Brasil |
title_sort |
Abandono, reprovação, reforço escolar: respostas de diretores ao questionário contextual da Prova Brasil |
author |
Real, Giselle Cristina Martins |
author_facet |
Real, Giselle Cristina Martins Santos Junior, José da Silva Sousa, Sandra Maria Zákia Lian Martins, Angela Maria Bravo, Maria Helena de Aquiar |
author_role |
author |
author2 |
Santos Junior, José da Silva Sousa, Sandra Maria Zákia Lian Martins, Angela Maria Bravo, Maria Helena de Aquiar |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Real, Giselle Cristina Martins Santos Junior, José da Silva Sousa, Sandra Maria Zákia Lian Martins, Angela Maria Bravo, Maria Helena de Aquiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abandono e reprovação escolar Ações de reforço Diretores municipais Questionário contextual Prova Brasil. |
topic |
Abandono e reprovação escolar Ações de reforço Diretores municipais Questionário contextual Prova Brasil. |
description |
São apresentados resultados de pesquisa que caracterizou iniciativas de diretores municipais do ensino fundamental, via questionário contextual da Prova Brasil 2015, no que tange ao controle do abandono, reprovação, acompanhamento da frequência e ações de reforço escolar. O tratamento estatístico delineou o cenário nacional no que se refere às práticas declaradas por esses diretores, em interlocução com estudos da área. Os dados indicam existência de ações para enfrentamento do tema que, contudo, ainda apresenta índices desafiadores em relação ao abandono e à reprovação em escolas municipais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Quantitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/86902 10.21573/vol1n12019.86902 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/86902 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol1n12019.86902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/86902/52802 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 35 No. 1 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 249 - 268 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 35 Núm. 1 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 249 - 268 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 35 n. 1 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 249 - 268 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766371731505152 |