A massificação do ensino superior como política pública educacional e suas implicações em Angola
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/103658 |
Resumo: | O processo de massificação do Ensino Superior impõe uma visão no processo de formação de profissionais na sociedade que hoje está em trânsito com diferentes conceções no subsistema. A massificação, baseia-se em conceitos de participação legítima, desenvolvimento pessoal e formação de profissionais comprometidos e flexíveis como expressão de uma dinâmica que deve ser sustentada por mudanças inerentes ao crescente desenvolvimento da sociedade. O presente estudo é de natureza qualitativa, que se adequou no contexto educacional do Ensino Superior em Angola. Fez-se uma análise das etapas que conduziram o processo de massificação de acordo as políticas educacionais por de uma pesquisa analítica compreensiva e descritiva a partir da pesquisa bibliográfica e análise documental na busca de respostas de uma realidade social sobre o processo de massificação em Angola desde a sua génese até a atualidade. Desta maneira, precisa-se entender como processos em que aprender a aprender e aprender fazendo permitem aprender a transformar, onde ação e formação se fundamentam na participação no contexto, no ambiente e na sistematização de conteúdo, que deve caracterizar o Ensino Superior que emerge da sociedade e na qual a massificação do processo seja de qualidade. |
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A massificação do ensino superior como política pública educacional e suas implicações em AngolaMassificaçãoEnsino Superior e Politica Pública Educacional.O processo de massificação do Ensino Superior impõe uma visão no processo de formação de profissionais na sociedade que hoje está em trânsito com diferentes conceções no subsistema. A massificação, baseia-se em conceitos de participação legítima, desenvolvimento pessoal e formação de profissionais comprometidos e flexíveis como expressão de uma dinâmica que deve ser sustentada por mudanças inerentes ao crescente desenvolvimento da sociedade. O presente estudo é de natureza qualitativa, que se adequou no contexto educacional do Ensino Superior em Angola. Fez-se uma análise das etapas que conduziram o processo de massificação de acordo as políticas educacionais por de uma pesquisa analítica compreensiva e descritiva a partir da pesquisa bibliográfica e análise documental na busca de respostas de uma realidade social sobre o processo de massificação em Angola desde a sua génese até a atualidade. Desta maneira, precisa-se entender como processos em que aprender a aprender e aprender fazendo permitem aprender a transformar, onde ação e formação se fundamentam na participação no contexto, no ambiente e na sistematização de conteúdo, que deve caracterizar o Ensino Superior que emerge da sociedade e na qual a massificação do processo seja de qualidade.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2020-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/10365810.21573/vol36n22020.103658REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 2 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 750-767Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 2 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 750-767Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 2 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 750-7672447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/103658/58120Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessFilho, João Manuel CorreiaRoa, Taimara AleagaFilho Sacomboio, Filomena de Jesus Francisco Correia2020-08-19T17:55:50Zoai:seer.ufrgs.br:article/103658Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2020-08-19T17:55:50Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
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