Teoria de Administração Escolar em Querino Ribeiro e Lourenço Filho: raízes e processos de constituição de modelos teóricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Djeissom Silva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Machado, Lourdes Marcelino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19011
Resumo: O artigo identifica traços das teorias de Administração EScolar produzidas por Querino Ribeiro e Lourenço Filho, mediante análise de seus respectivos livros, Ensaio de uma teoria da administração escolar e Organização e administração escolar. A biliografia, citada pelos dois autores, permitiu identificar raízes e processos de constituição de modelos teóricos, como o racional-burcrático, o de sistema social e o sócio-intervencionista. O conceito de funcionamento díptico e a perspectiva sociológica das escolas embasaram a investigação das condições e processos de produção de teorias. A análise de conteúdo possibilitou um panorama da evolução do conhecimento sobre Administração Escolar no Brasil durante o período de 1930-1963.
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