Diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia: uma solução negociada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scheibe, Leda
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19129
Resumo: Este trabalho trata de embates entre as distintas concepções de formação que se travaram na definição das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Destaca a resistência das associações educacionais visando assegurar o espaço de uma ciência-prática, tendo a docência como base e a superação da dicotomia entre a licenciatura e o bacharelado como meta. A Resolução CNE/CP n. 01/2006, que definiu o curso de Pedagogia como uma licenciatura, destinada a formar unificadamente o professor para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental sem abrir mão da formação de profissionais para a construção do conhecimento científico e tecnológico do campo da educação, constitui-se numa solução negociada entre as associações de educação e o Conselho Nacional de Educação.  
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