Diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia: uma solução negociada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19129 |
Resumo: | Este trabalho trata de embates entre as distintas concepções de formação que se travaram na definição das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Destaca a resistência das associações educacionais visando assegurar o espaço de uma ciência-prática, tendo a docência como base e a superação da dicotomia entre a licenciatura e o bacharelado como meta. A Resolução CNE/CP n. 01/2006, que definiu o curso de Pedagogia como uma licenciatura, destinada a formar unificadamente o professor para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental sem abrir mão da formação de profissionais para a construção do conhecimento científico e tecnológico do campo da educação, constitui-se numa solução negociada entre as associações de educação e o Conselho Nacional de Educação. |
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Diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia: uma solução negociadaEste trabalho trata de embates entre as distintas concepções de formação que se travaram na definição das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Destaca a resistência das associações educacionais visando assegurar o espaço de uma ciência-prática, tendo a docência como base e a superação da dicotomia entre a licenciatura e o bacharelado como meta. A Resolução CNE/CP n. 01/2006, que definiu o curso de Pedagogia como uma licenciatura, destinada a formar unificadamente o professor para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental sem abrir mão da formação de profissionais para a construção do conhecimento científico e tecnológico do campo da educação, constitui-se numa solução negociada entre as associações de educação e o Conselho Nacional de Educação. ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2011-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/1912910.21573/vol23n22007.19129REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 23 No. 2 (2007)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2007)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 23 n. 2 (2007)2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19129/11124Scheibe, Ledainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-24T17:40:12Zoai:seer.ufrgs.br:article/19129Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-06-24T17:40:12Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
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