Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36144 |
Resumo: | Resumo: O artigo tem como principal objetivo analisar criticamente o modo de funcionamento do órgão de gestão unipessoal de uma escola secundária portuguesa, bem como caracterizar a praxis do seu diretor na gestão quotidiana. Do ponto de vista metodológico, realizamos um estudo de caso sincrónico, com o recurso a várias técnicas de investigação. A partir dos dados recolhidos foi possível traçar o perfil-tipo da liderança do diretor, caracterizado por certo hibridismo, assente na combinação de vários estilos (racional, hierárquico eprospetivo), deixando transparecer, no seu quotidiano gestionário, a valorização do exterior em detrimento do interior. |
id |
UFRGS-22_e49bd6abaec092803f1102415bb73234 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/36144 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacionalResumo: O artigo tem como principal objetivo analisar criticamente o modo de funcionamento do órgão de gestão unipessoal de uma escola secundária portuguesa, bem como caracterizar a praxis do seu diretor na gestão quotidiana. Do ponto de vista metodológico, realizamos um estudo de caso sincrónico, com o recurso a várias técnicas de investigação. A partir dos dados recolhidos foi possível traçar o perfil-tipo da liderança do diretor, caracterizado por certo hibridismo, assente na combinação de vários estilos (racional, hierárquico eprospetivo), deixando transparecer, no seu quotidiano gestionário, a valorização do exterior em detrimento do interior.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2012-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/3614410.21573/vol28n12012.36144REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 28 No. 1 (2012): Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2012): Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 28 n. 1 (2012): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36144/23332Ferreira, Nuno CarrolaTorres, Leonor Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-05T13:19:20Zoai:seer.ufrgs.br:article/36144Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2012-12-05T13:19:20Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional |
title |
Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional |
spellingShingle |
Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional Ferreira, Nuno Carrola |
title_short |
Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional |
title_full |
Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional |
title_fullStr |
Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional |
title_full_unstemmed |
Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional |
title_sort |
Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional |
author |
Ferreira, Nuno Carrola |
author_facet |
Ferreira, Nuno Carrola Torres, Leonor Lima |
author_role |
author |
author2 |
Torres, Leonor Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Nuno Carrola Torres, Leonor Lima |
description |
Resumo: O artigo tem como principal objetivo analisar criticamente o modo de funcionamento do órgão de gestão unipessoal de uma escola secundária portuguesa, bem como caracterizar a praxis do seu diretor na gestão quotidiana. Do ponto de vista metodológico, realizamos um estudo de caso sincrónico, com o recurso a várias técnicas de investigação. A partir dos dados recolhidos foi possível traçar o perfil-tipo da liderança do diretor, caracterizado por certo hibridismo, assente na combinação de vários estilos (racional, hierárquico eprospetivo), deixando transparecer, no seu quotidiano gestionário, a valorização do exterior em detrimento do interior. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36144 10.21573/vol28n12012.36144 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36144 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol28n12012.36144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36144/23332 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 28 No. 1 (2012): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2012): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 28 n. 1 (2012): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766370838118400 |