Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Nuno Carrola
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Torres, Leonor Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36144
Resumo: Resumo: O artigo tem como principal objetivo analisar criticamente o modo de funcionamento do órgão de gestão unipessoal de uma escola secundária portuguesa, bem como caracterizar a praxis do seu diretor na gestão quotidiana. Do ponto de vista metodológico, realizamos um estudo de caso sincrónico, com o recurso a várias técnicas de investigação. A partir dos dados recolhidos foi possível traçar o perfil-tipo da liderança do diretor, caracterizado por certo hibridismo, assente na combinação de vários estilos (racional, hierárquico eprospetivo), deixando transparecer, no seu quotidiano gestionário, a valorização do exterior em detrimento do interior.
id UFRGS-22_e49bd6abaec092803f1102415bb73234
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/36144
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacionalResumo: O artigo tem como principal objetivo analisar criticamente o modo de funcionamento do órgão de gestão unipessoal de uma escola secundária portuguesa, bem como caracterizar a praxis do seu diretor na gestão quotidiana. Do ponto de vista metodológico, realizamos um estudo de caso sincrónico, com o recurso a várias técnicas de investigação. A partir dos dados recolhidos foi possível traçar o perfil-tipo da liderança do diretor, caracterizado por certo hibridismo, assente na combinação de vários estilos (racional, hierárquico eprospetivo), deixando transparecer, no seu quotidiano gestionário, a valorização do exterior em detrimento do interior.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2012-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/3614410.21573/vol28n12012.36144REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 28 No. 1 (2012): Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2012): Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 28 n. 1 (2012): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36144/23332Ferreira, Nuno CarrolaTorres, Leonor Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-05T13:19:20Zoai:seer.ufrgs.br:article/36144Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2012-12-05T13:19:20Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional
title Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional
spellingShingle Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional
Ferreira, Nuno Carrola
title_short Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional
title_full Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional
title_fullStr Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional
title_full_unstemmed Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional
title_sort Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional
author Ferreira, Nuno Carrola
author_facet Ferreira, Nuno Carrola
Torres, Leonor Lima
author_role author
author2 Torres, Leonor Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Nuno Carrola
Torres, Leonor Lima
description Resumo: O artigo tem como principal objetivo analisar criticamente o modo de funcionamento do órgão de gestão unipessoal de uma escola secundária portuguesa, bem como caracterizar a praxis do seu diretor na gestão quotidiana. Do ponto de vista metodológico, realizamos um estudo de caso sincrónico, com o recurso a várias técnicas de investigação. A partir dos dados recolhidos foi possível traçar o perfil-tipo da liderança do diretor, caracterizado por certo hibridismo, assente na combinação de vários estilos (racional, hierárquico eprospetivo), deixando transparecer, no seu quotidiano gestionário, a valorização do exterior em detrimento do interior.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36144
10.21573/vol28n12012.36144
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36144
identifier_str_mv 10.21573/vol28n12012.36144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36144/23332
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 28 No. 1 (2012): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2012): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 28 n. 1 (2012): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766370838118400