A regulação da avaliação do desempenho do Diretor escolar : competências de gestão e liderança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Maria da Conceição Clarinha Maltez Nunes, 1958-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/18020
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
id RCAP_0f5ea05f98cd54e4018c01da45df530a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/18020
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A regulação da avaliação do desempenho do Diretor escolar : competências de gestão e liderançaAvaliação de desempenhoLiderança escolarCompetênciasTeses de mestrado - 2014Dissertação de mestrado, Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014A presente dissertação foi elaborada no âmbito do Mestrado em Educação, na área de especialização em Administração Educacional. Pretendeu-se compreender as perceções do diretor e do presidente do Conselho Geral de um agrupamento de escolas, sobre a regulação da avaliação do desempenho do diretor escolar e o desenvolvimento de competências de gestão e liderança. Procedeu-se a uma revisão da literatura sobre autonomia, regulação, avaliação, liderança escolar e competências. Optou-se, metodologicamente, por um estudo exploratório de natureza qualitativa. A partir da análise dos dados recolhidos dos documentos estruturantes da escola, de modelos com a definição dos critérios de avaliação interna do diretor, de vários agrupamentos, e de duas entrevistas semiestruturadas, uma ao diretor do agrupamento e outra ao respetivo presidente do Conselho Geral, pretendeu-se compreender as perceções destes atores relativamente à regulação concretizada na portaria nº 266/2012 de 30 de agosto. Os resultados do estudo apontam para uma reconfiguração do papel do Conselho Geral e para um reforço das suas competências. Nesta investigação, o diretor desenvolve funções diversificadas de grande responsabilidade, num contexto marcado por uma multiregulação contraditória, com profissionalismo, delegando e motivando os seus colaboradores. Os dois atores participantes neste estudo concordam com a implementação do processo de avaliação interna do desempenho do diretor, a realizar pelo Conselho Geral, mas indicam limitações na sua regulação.This dissertation was prepared to fulfil the requirements of the Master of Education in the area of Educational Administration. We sought to understand the perceptions of the school director and the president of the General Council of a selected school cluster, on the regulation for the assessment of the director´s performance and the development of management and leadership competencies in the school context. A review of the literature was carried out on the concepts of autonomy, regulation, performance assessment, leadership and competencies. Methodologically, we opted for an exploratory, qualitative study. From the analysis of data collected from school structuring documents and some model instruments already developed by other schools, with the criteria for the internal assessment of the school director, and two semi-structured interviews conducted with the director and the president of the General Council of the selected school cluster, it was aimed to understand the perceptions of these actors in relation to the regulation stated in the act 266/2012 of August 30. The results of the study indicate a process of reconfiguration of the role of the General Council shown in the strengthening of its competencies. The director assumes a large diversity of roles with increasing responsibility and professionalism, in a context marked by a contradictory multi-regulation, delegating and motivating his partners. Both participants in the study agree with the implementation of the process for the internal assessment of the school director by the General Council, but identify some limitations in its regulation.Sousa, FlorbelaRepositório da Universidade de LisboaVicente, Maria da Conceição Clarinha Maltez Nunes, 1958-2015-04-30T16:15:14Z20142014-10-152014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/18020TID:201283280porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/18020Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:41.704416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A regulação da avaliação do desempenho do Diretor escolar : competências de gestão e liderança
title A regulação da avaliação do desempenho do Diretor escolar : competências de gestão e liderança
spellingShingle A regulação da avaliação do desempenho do Diretor escolar : competências de gestão e liderança
Vicente, Maria da Conceição Clarinha Maltez Nunes, 1958-
Avaliação de desempenho
Liderança escolar
Competências
Teses de mestrado - 2014
title_short A regulação da avaliação do desempenho do Diretor escolar : competências de gestão e liderança
title_full A regulação da avaliação do desempenho do Diretor escolar : competências de gestão e liderança
title_fullStr A regulação da avaliação do desempenho do Diretor escolar : competências de gestão e liderança
title_full_unstemmed A regulação da avaliação do desempenho do Diretor escolar : competências de gestão e liderança
title_sort A regulação da avaliação do desempenho do Diretor escolar : competências de gestão e liderança
author Vicente, Maria da Conceição Clarinha Maltez Nunes, 1958-
author_facet Vicente, Maria da Conceição Clarinha Maltez Nunes, 1958-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Florbela
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Maria da Conceição Clarinha Maltez Nunes, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de desempenho
Liderança escolar
Competências
Teses de mestrado - 2014
topic Avaliação de desempenho
Liderança escolar
Competências
Teses de mestrado - 2014
description Dissertação de mestrado, Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-10-15
2014-01-01T00:00:00Z
2015-04-30T16:15:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/18020
TID:201283280
url http://hdl.handle.net/10451/18020
identifier_str_mv TID:201283280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134274792718336