Vulnerabilidades sociais e educacionais associadas ao efeito território em escolas do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Willana Nogueira Medeiros
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sousa, Maria Eliane Maia, Lima, Ana Léa Bastos, Vieira, Sofia Lerche, Vidal, Eloisa Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/121446
Resumo: O artigo investiga o impacto do efeito território nas ofertas educacionais de quatro escolas situadas no centro e na periferia dos municípios de Caucaia e Maracanaú. A metodologia adotada é de natureza quanti-qualitativa, com uso de entrevistas semiestruturadas, observação de campo, revisão de literatura e estudo de dados do Inep e IBGE. As análises apontam que aspectos inerentes ao território, como localização (centro x periferia), vulnerabilidades sociais e guetificação podem interferir na oferta e nos resultados educacionais.
id UFRGS-22_e7f47d04b37fc2a062d96f67445fd89c
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/121446
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Vulnerabilidades sociais e educacionais associadas ao efeito território em escolas do CearáEfeito territórioVulnerabilidades sociaisServiços educacionais.O artigo investiga o impacto do efeito território nas ofertas educacionais de quatro escolas situadas no centro e na periferia dos municípios de Caucaia e Maracanaú. A metodologia adotada é de natureza quanti-qualitativa, com uso de entrevistas semiestruturadas, observação de campo, revisão de literatura e estudo de dados do Inep e IBGE. As análises apontam que aspectos inerentes ao território, como localização (centro x periferia), vulnerabilidades sociais e guetificação podem interferir na oferta e nos resultados educacionais.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2022-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa quanti-qualitativa.application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/12144610.21573/vol38n002022.121446REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/121446/86999Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGalvão, Willana Nogueira MedeirosSousa, Maria Eliane MaiaLima, Ana Léa BastosVieira, Sofia LercheVidal, Eloisa Maia2023-05-15T04:15:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/121446Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2023-05-15T04:15:52Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Vulnerabilidades sociais e educacionais associadas ao efeito território em escolas do Ceará
title Vulnerabilidades sociais e educacionais associadas ao efeito território em escolas do Ceará
spellingShingle Vulnerabilidades sociais e educacionais associadas ao efeito território em escolas do Ceará
Galvão, Willana Nogueira Medeiros
Efeito território
Vulnerabilidades sociais
Serviços educacionais.
title_short Vulnerabilidades sociais e educacionais associadas ao efeito território em escolas do Ceará
title_full Vulnerabilidades sociais e educacionais associadas ao efeito território em escolas do Ceará
title_fullStr Vulnerabilidades sociais e educacionais associadas ao efeito território em escolas do Ceará
title_full_unstemmed Vulnerabilidades sociais e educacionais associadas ao efeito território em escolas do Ceará
title_sort Vulnerabilidades sociais e educacionais associadas ao efeito território em escolas do Ceará
author Galvão, Willana Nogueira Medeiros
author_facet Galvão, Willana Nogueira Medeiros
Sousa, Maria Eliane Maia
Lima, Ana Léa Bastos
Vieira, Sofia Lerche
Vidal, Eloisa Maia
author_role author
author2 Sousa, Maria Eliane Maia
Lima, Ana Léa Bastos
Vieira, Sofia Lerche
Vidal, Eloisa Maia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Willana Nogueira Medeiros
Sousa, Maria Eliane Maia
Lima, Ana Léa Bastos
Vieira, Sofia Lerche
Vidal, Eloisa Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Efeito território
Vulnerabilidades sociais
Serviços educacionais.
topic Efeito território
Vulnerabilidades sociais
Serviços educacionais.
description O artigo investiga o impacto do efeito território nas ofertas educacionais de quatro escolas situadas no centro e na periferia dos municípios de Caucaia e Maracanaú. A metodologia adotada é de natureza quanti-qualitativa, com uso de entrevistas semiestruturadas, observação de campo, revisão de literatura e estudo de dados do Inep e IBGE. As análises apontam que aspectos inerentes ao território, como localização (centro x periferia), vulnerabilidades sociais e guetificação podem interferir na oferta e nos resultados educacionais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa quanti-qualitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/121446
10.21573/vol38n002022.121446
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/121446
identifier_str_mv 10.21573/vol38n002022.121446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/121446/86999
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766372964630528