Vulnerabilidades sociais e educacionais associadas ao efeito território em escolas do Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/121446 |
Resumo: | O artigo investiga o impacto do efeito território nas ofertas educacionais de quatro escolas situadas no centro e na periferia dos municípios de Caucaia e Maracanaú. A metodologia adotada é de natureza quanti-qualitativa, com uso de entrevistas semiestruturadas, observação de campo, revisão de literatura e estudo de dados do Inep e IBGE. As análises apontam que aspectos inerentes ao território, como localização (centro x periferia), vulnerabilidades sociais e guetificação podem interferir na oferta e nos resultados educacionais. |
id |
UFRGS-22_e7f47d04b37fc2a062d96f67445fd89c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/121446 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Vulnerabilidades sociais e educacionais associadas ao efeito território em escolas do CearáEfeito territórioVulnerabilidades sociaisServiços educacionais.O artigo investiga o impacto do efeito território nas ofertas educacionais de quatro escolas situadas no centro e na periferia dos municípios de Caucaia e Maracanaú. A metodologia adotada é de natureza quanti-qualitativa, com uso de entrevistas semiestruturadas, observação de campo, revisão de literatura e estudo de dados do Inep e IBGE. As análises apontam que aspectos inerentes ao território, como localização (centro x periferia), vulnerabilidades sociais e guetificação podem interferir na oferta e nos resultados educacionais.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2022-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa quanti-qualitativa.application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/12144610.21573/vol38n002022.121446REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/121446/86999Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGalvão, Willana Nogueira MedeirosSousa, Maria Eliane MaiaLima, Ana Léa BastosVieira, Sofia LercheVidal, Eloisa Maia2023-05-15T04:15:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/121446Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2023-05-15T04:15:52Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vulnerabilidades sociais e educacionais associadas ao efeito território em escolas do Ceará |
title |
Vulnerabilidades sociais e educacionais associadas ao efeito território em escolas do Ceará |
spellingShingle |
Vulnerabilidades sociais e educacionais associadas ao efeito território em escolas do Ceará Galvão, Willana Nogueira Medeiros Efeito território Vulnerabilidades sociais Serviços educacionais. |
title_short |
Vulnerabilidades sociais e educacionais associadas ao efeito território em escolas do Ceará |
title_full |
Vulnerabilidades sociais e educacionais associadas ao efeito território em escolas do Ceará |
title_fullStr |
Vulnerabilidades sociais e educacionais associadas ao efeito território em escolas do Ceará |
title_full_unstemmed |
Vulnerabilidades sociais e educacionais associadas ao efeito território em escolas do Ceará |
title_sort |
Vulnerabilidades sociais e educacionais associadas ao efeito território em escolas do Ceará |
author |
Galvão, Willana Nogueira Medeiros |
author_facet |
Galvão, Willana Nogueira Medeiros Sousa, Maria Eliane Maia Lima, Ana Léa Bastos Vieira, Sofia Lerche Vidal, Eloisa Maia |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Maria Eliane Maia Lima, Ana Léa Bastos Vieira, Sofia Lerche Vidal, Eloisa Maia |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão, Willana Nogueira Medeiros Sousa, Maria Eliane Maia Lima, Ana Léa Bastos Vieira, Sofia Lerche Vidal, Eloisa Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Efeito território Vulnerabilidades sociais Serviços educacionais. |
topic |
Efeito território Vulnerabilidades sociais Serviços educacionais. |
description |
O artigo investiga o impacto do efeito território nas ofertas educacionais de quatro escolas situadas no centro e na periferia dos municípios de Caucaia e Maracanaú. A metodologia adotada é de natureza quanti-qualitativa, com uso de entrevistas semiestruturadas, observação de campo, revisão de literatura e estudo de dados do Inep e IBGE. As análises apontam que aspectos inerentes ao território, como localização (centro x periferia), vulnerabilidades sociais e guetificação podem interferir na oferta e nos resultados educacionais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa quanti-qualitativa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/121446 10.21573/vol38n002022.121446 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/121446 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol38n002022.121446 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/121446/86999 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766372964630528 |