As marcas da gestão democrática nas escolas portuguesas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/62391 |
Resumo: | Refletir sobre a gestão escolar na região do Porto – Portugal, na perspectiva de reconhecer suas marcas democráticas, constituiu uma tessitura complexa. A pesquisa qualitativa teve como procedimentos metodológicos as visitas a seis escolas de educação básica e a realização de entrevistas com seus respectivos diretores. Os achados evidenciaram as realidades singulares dessas escolas e também as ações similares no exercício da gestão democrática, pautadas nas normatizações legais, na situação geral do país e também nas atividades cotidianas dos diretores. |
id |
UFRGS-22_ec2319107905405a6312dc1ac83d0019 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/62391 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As marcas da gestão democrática nas escolas portuguesasGestão democráticaescolas portuguesaseducação básica.Refletir sobre a gestão escolar na região do Porto – Portugal, na perspectiva de reconhecer suas marcas democráticas, constituiu uma tessitura complexa. A pesquisa qualitativa teve como procedimentos metodológicos as visitas a seis escolas de educação básica e a realização de entrevistas com seus respectivos diretores. Os achados evidenciaram as realidades singulares dessas escolas e também as ações similares no exercício da gestão democrática, pautadas nas normatizações legais, na situação geral do país e também nas atividades cotidianas dos diretores.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2016-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/6239110.21573/vol32n22016.62391REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 32 No. 2 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 353 - 371Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 32 Núm. 2 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 353 - 371Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 32 n. 2 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 353 - 3712447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/62391/38371Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Política e Administração da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaschoalino, Jussara Bueno de QueirozFidalgo, Fernando Selmar RochaCorreia, José Alberto de Azevedo e VasconcelosFerreira, Elisabete2017-04-18T19:43:41Zoai:seer.ufrgs.br:article/62391Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2017-04-18T19:43:41Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As marcas da gestão democrática nas escolas portuguesas |
title |
As marcas da gestão democrática nas escolas portuguesas |
spellingShingle |
As marcas da gestão democrática nas escolas portuguesas Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz Gestão democrática escolas portuguesas educação básica. |
title_short |
As marcas da gestão democrática nas escolas portuguesas |
title_full |
As marcas da gestão democrática nas escolas portuguesas |
title_fullStr |
As marcas da gestão democrática nas escolas portuguesas |
title_full_unstemmed |
As marcas da gestão democrática nas escolas portuguesas |
title_sort |
As marcas da gestão democrática nas escolas portuguesas |
author |
Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz |
author_facet |
Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz Fidalgo, Fernando Selmar Rocha Correia, José Alberto de Azevedo e Vasconcelos Ferreira, Elisabete |
author_role |
author |
author2 |
Fidalgo, Fernando Selmar Rocha Correia, José Alberto de Azevedo e Vasconcelos Ferreira, Elisabete |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz Fidalgo, Fernando Selmar Rocha Correia, José Alberto de Azevedo e Vasconcelos Ferreira, Elisabete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática escolas portuguesas educação básica. |
topic |
Gestão democrática escolas portuguesas educação básica. |
description |
Refletir sobre a gestão escolar na região do Porto – Portugal, na perspectiva de reconhecer suas marcas democráticas, constituiu uma tessitura complexa. A pesquisa qualitativa teve como procedimentos metodológicos as visitas a seis escolas de educação básica e a realização de entrevistas com seus respectivos diretores. Os achados evidenciaram as realidades singulares dessas escolas e também as ações similares no exercício da gestão democrática, pautadas nas normatizações legais, na situação geral do país e também nas atividades cotidianas dos diretores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/62391 10.21573/vol32n22016.62391 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/62391 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol32n22016.62391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/62391/38371 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 32 No. 2 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 353 - 371 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 32 Núm. 2 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 353 - 371 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 32 n. 2 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 353 - 371 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766371254403072 |