A Gestão Escolar Democrática e o Conselho Escolar: análise de uma escola do ABC Paulista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704424 |
Resumo: | O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza aplicada, que empregou a pesquisa-ação para analisar a atuação do Conselho Escolar (CE) de uma escola da Rede Municipal de Educação de Santo André. Dentre outros propósitos, buscou identificar a articulação dos representantes do conselho de escola com os diferentes segmentos da escola. Os dados foram obtidos por meio da observação direta da diretora de escola, que é uma das pesquisadoras e de um Grupo Focal, e contou com a participação de 13 representantes do CE. Os resultados mostram que os membros do CE ainda não têm interlocuções efetivas com os seus pares, salvo o segmento dos professores, por terem momentos coletivos nas reuniões pedagógicas semanais. Além disso, ainda é necessário investir em intercâmbios, de modo que seja possível, além de compartilhar as decisões, coletar as contribuições dos professores e demais representantes do CE em prol da implementação da gestão escolar democrática que, na escola investigada, está em vias de consolidação. Isso tem sido possível face ao comprometimento da diretora com uma gestão escolar participativa e democrática. Contudo, ela ainda não consegue incorporar todas as contribuições e proposições do CE na organização e gestão da escola. |
id |
METO-3_4e4becc50e4c56f46e636886658b4e05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704424 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
A Gestão Escolar Democrática e o Conselho Escolar: análise de uma escola do ABC Paulistaeducação; gestão escolar; educação básicaConselho escolar. Gestão escolar democrática. Participação da comunidade na escola. Pesquisa-ação.O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza aplicada, que empregou a pesquisa-ação para analisar a atuação do Conselho Escolar (CE) de uma escola da Rede Municipal de Educação de Santo André. Dentre outros propósitos, buscou identificar a articulação dos representantes do conselho de escola com os diferentes segmentos da escola. Os dados foram obtidos por meio da observação direta da diretora de escola, que é uma das pesquisadoras e de um Grupo Focal, e contou com a participação de 13 representantes do CE. Os resultados mostram que os membros do CE ainda não têm interlocuções efetivas com os seus pares, salvo o segmento dos professores, por terem momentos coletivos nas reuniões pedagógicas semanais. Além disso, ainda é necessário investir em intercâmbios, de modo que seja possível, além de compartilhar as decisões, coletar as contribuições dos professores e demais representantes do CE em prol da implementação da gestão escolar democrática que, na escola investigada, está em vias de consolidação. Isso tem sido possível face ao comprometimento da diretora com uma gestão escolar participativa e democrática. Contudo, ela ainda não consegue incorporar todas as contribuições e proposições do CE na organização e gestão da escola.Universidade Metodista de PiracicabaCastilho, Dalva Elisabete DepizolMiranda, Nonato Assis dePereira, Rodnei2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa; Grupo Focal; Análise de Prosa.application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4170442410.15600/2238-121X/comunicacoes.v29n1p65-88Comunicações; v. 29, n. 1 (2022); 65-882238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704424/2667https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/41704424/1810Brasil; América Latina; São Paulo; Santo André (SP)Século XXIeducaçãoDireitos autorais 2022 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-31T18:06:46Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704424Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2022-08-31T18:06:46Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Gestão Escolar Democrática e o Conselho Escolar: análise de uma escola do ABC Paulista |
title |
A Gestão Escolar Democrática e o Conselho Escolar: análise de uma escola do ABC Paulista |
spellingShingle |
A Gestão Escolar Democrática e o Conselho Escolar: análise de uma escola do ABC Paulista Castilho, Dalva Elisabete Depizol educação; gestão escolar; educação básica Conselho escolar. Gestão escolar democrática. Participação da comunidade na escola. Pesquisa-ação. |
title_short |
A Gestão Escolar Democrática e o Conselho Escolar: análise de uma escola do ABC Paulista |
title_full |
A Gestão Escolar Democrática e o Conselho Escolar: análise de uma escola do ABC Paulista |
title_fullStr |
A Gestão Escolar Democrática e o Conselho Escolar: análise de uma escola do ABC Paulista |
title_full_unstemmed |
A Gestão Escolar Democrática e o Conselho Escolar: análise de uma escola do ABC Paulista |
title_sort |
A Gestão Escolar Democrática e o Conselho Escolar: análise de uma escola do ABC Paulista |
author |
Castilho, Dalva Elisabete Depizol |
author_facet |
Castilho, Dalva Elisabete Depizol Miranda, Nonato Assis de Pereira, Rodnei |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Nonato Assis de Pereira, Rodnei |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castilho, Dalva Elisabete Depizol Miranda, Nonato Assis de Pereira, Rodnei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação; gestão escolar; educação básica Conselho escolar. Gestão escolar democrática. Participação da comunidade na escola. Pesquisa-ação. |
topic |
educação; gestão escolar; educação básica Conselho escolar. Gestão escolar democrática. Participação da comunidade na escola. Pesquisa-ação. |
description |
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza aplicada, que empregou a pesquisa-ação para analisar a atuação do Conselho Escolar (CE) de uma escola da Rede Municipal de Educação de Santo André. Dentre outros propósitos, buscou identificar a articulação dos representantes do conselho de escola com os diferentes segmentos da escola. Os dados foram obtidos por meio da observação direta da diretora de escola, que é uma das pesquisadoras e de um Grupo Focal, e contou com a participação de 13 representantes do CE. Os resultados mostram que os membros do CE ainda não têm interlocuções efetivas com os seus pares, salvo o segmento dos professores, por terem momentos coletivos nas reuniões pedagógicas semanais. Além disso, ainda é necessário investir em intercâmbios, de modo que seja possível, além de compartilhar as decisões, coletar as contribuições dos professores e demais representantes do CE em prol da implementação da gestão escolar democrática que, na escola investigada, está em vias de consolidação. Isso tem sido possível face ao comprometimento da diretora com uma gestão escolar participativa e democrática. Contudo, ela ainda não consegue incorporar todas as contribuições e proposições do CE na organização e gestão da escola. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa; Grupo Focal; Análise de Prosa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704424 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v29n1p65-88 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704424 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v29n1p65-88 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704424/2667 https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/41704424/1810 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; América Latina; São Paulo; Santo André (SP) Século XXI educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 29, n. 1 (2022); 65-88 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021486567424 |