Políticas educacionais para a Amazônia: teorias, práticas e contradições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Eraldo Souza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Prazeres, Maria Sueli Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/60010
Resumo: O artigo discute as configurações das políticas educacionais as populações do campo na Amazônia a partir da estrutura do Estado capitalista. O método de análise está assentado nas bases do materialismo histórico dialético a fim de compreender em que medida a lógica da racionalidade econômica que impera sobre tais políticas se reflete no direito à educação destas populações. Diante disso, se evidenciou os efeitos, desafios e contradições das políticas educacionais quando partem dos órgãos centrais para realidades específicas sem o conhecimento das heterogeneidades locais.
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