ESTUDO DE EVENTOS, ESTIMAÇÃO DO RETORNO ESPERADO E AS CONDIÇÕES DE MERCADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kirch, Guilherme
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ConTexto
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/94296
Resumo: O Estudo de Eventos é um método utilizado para examinar o comportamento dos preços das ações em torno de eventos corporativos (KOTHARY e WARNER, 2006). O método se baseia numa idéia simples: comparar, na data do evento, o retorno real de um título com seu retorno esperado. Há vários modelos para geração dos retornos esperados e os desempenhos deles já foram avaliados e comparados em estudos no exterior e no Brasil. No entanto, não há evidências sobre os desempenhos relativos desses modelos em diferentes condições de mercado (crises, expsansões) no contexto Brasileiro. Visando preencher essa lacuna, o presente estudo pretende avaliar, por meio de simulações e um evento real, como em Klein e Rosenfeld (1987), qual(is) modelo(s) desempenha(m) melhor sob as mais diversas condições de mercado. Os resultados obtidos a partir das simulações mostraram que os modelos possuem, qualitativamente, performance semelhante e que o único equívoco ocorreu na identificação de retornos anormais de 1% no período de crise em todos os modelos estudados. Os resultados do evento real, porém, diferem dos resultados obtidos na simulação e sugerem que a escolha do modelo de retorno esperado deve levar em consideração as condições do mercado.
id UFRGS-23_2b316e1239abb7881583613f39fffe53
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/94296
network_acronym_str UFRGS-23
network_name_str ConTexto
repository_id_str
spelling ESTUDO DE EVENTOS, ESTIMAÇÃO DO RETORNO ESPERADO E AS CONDIÇÕES DE MERCADOEstudo de EventosModelos de Retorno EsperadoCondições de MercadoSimulaçãoDivulgação de ResultadosO Estudo de Eventos é um método utilizado para examinar o comportamento dos preços das ações em torno de eventos corporativos (KOTHARY e WARNER, 2006). O método se baseia numa idéia simples: comparar, na data do evento, o retorno real de um título com seu retorno esperado. Há vários modelos para geração dos retornos esperados e os desempenhos deles já foram avaliados e comparados em estudos no exterior e no Brasil. No entanto, não há evidências sobre os desempenhos relativos desses modelos em diferentes condições de mercado (crises, expsansões) no contexto Brasileiro. Visando preencher essa lacuna, o presente estudo pretende avaliar, por meio de simulações e um evento real, como em Klein e Rosenfeld (1987), qual(is) modelo(s) desempenha(m) melhor sob as mais diversas condições de mercado. Os resultados obtidos a partir das simulações mostraram que os modelos possuem, qualitativamente, performance semelhante e que o único equívoco ocorreu na identificação de retornos anormais de 1% no período de crise em todos os modelos estudados. Os resultados do evento real, porém, diferem dos resultados obtidos na simulação e sugerem que a escolha do modelo de retorno esperado deve levar em consideração as condições do mercado.UFRGS2019-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/94296ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 19 n. 41 (2019): JAN./ABR. 20192175-87511676-6016reponame:ConTextoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/94296/pdfCopyright (c) 2019 ConTextoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKirch, Guilherme2019-07-14T01:03:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/94296Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/indexPUBhttpw://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/oaifernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br2175-87511676-6016opendoar:2019-07-14T01:03:30ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DE EVENTOS, ESTIMAÇÃO DO RETORNO ESPERADO E AS CONDIÇÕES DE MERCADO
title ESTUDO DE EVENTOS, ESTIMAÇÃO DO RETORNO ESPERADO E AS CONDIÇÕES DE MERCADO
spellingShingle ESTUDO DE EVENTOS, ESTIMAÇÃO DO RETORNO ESPERADO E AS CONDIÇÕES DE MERCADO
Kirch, Guilherme
Estudo de Eventos
Modelos de Retorno Esperado
Condições de Mercado
Simulação
Divulgação de Resultados
title_short ESTUDO DE EVENTOS, ESTIMAÇÃO DO RETORNO ESPERADO E AS CONDIÇÕES DE MERCADO
title_full ESTUDO DE EVENTOS, ESTIMAÇÃO DO RETORNO ESPERADO E AS CONDIÇÕES DE MERCADO
title_fullStr ESTUDO DE EVENTOS, ESTIMAÇÃO DO RETORNO ESPERADO E AS CONDIÇÕES DE MERCADO
title_full_unstemmed ESTUDO DE EVENTOS, ESTIMAÇÃO DO RETORNO ESPERADO E AS CONDIÇÕES DE MERCADO
title_sort ESTUDO DE EVENTOS, ESTIMAÇÃO DO RETORNO ESPERADO E AS CONDIÇÕES DE MERCADO
author Kirch, Guilherme
author_facet Kirch, Guilherme
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kirch, Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de Eventos
Modelos de Retorno Esperado
Condições de Mercado
Simulação
Divulgação de Resultados
topic Estudo de Eventos
Modelos de Retorno Esperado
Condições de Mercado
Simulação
Divulgação de Resultados
description O Estudo de Eventos é um método utilizado para examinar o comportamento dos preços das ações em torno de eventos corporativos (KOTHARY e WARNER, 2006). O método se baseia numa idéia simples: comparar, na data do evento, o retorno real de um título com seu retorno esperado. Há vários modelos para geração dos retornos esperados e os desempenhos deles já foram avaliados e comparados em estudos no exterior e no Brasil. No entanto, não há evidências sobre os desempenhos relativos desses modelos em diferentes condições de mercado (crises, expsansões) no contexto Brasileiro. Visando preencher essa lacuna, o presente estudo pretende avaliar, por meio de simulações e um evento real, como em Klein e Rosenfeld (1987), qual(is) modelo(s) desempenha(m) melhor sob as mais diversas condições de mercado. Os resultados obtidos a partir das simulações mostraram que os modelos possuem, qualitativamente, performance semelhante e que o único equívoco ocorreu na identificação de retornos anormais de 1% no período de crise em todos os modelos estudados. Os resultados do evento real, porém, diferem dos resultados obtidos na simulação e sugerem que a escolha do modelo de retorno esperado deve levar em consideração as condições do mercado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/94296
url https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/94296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/94296/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 ConTexto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 ConTexto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS
publisher.none.fl_str_mv UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 19 n. 41 (2019): JAN./ABR. 2019
2175-8751
1676-6016
reponame:ConTexto
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str ConTexto
collection ConTexto
repository.name.fl_str_mv ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv fernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br
_version_ 1799766350302806016