A REAÇÃO AUSTRÍACA À TENTATIVA DE APROXIMAÇÃO DE LUCAS A HAYEK
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Análise Econômica (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/AnaliseEconomica/article/view/101032 |
Resumo: | No final da década de 1970, Robert Lucas sugeriu que sua contribuição para a macroeconomia deveria ser vista como um desenvolvimento da contribuição de Hayek - a “tese da similitude”. Ainda na década de 1970 e especialmente na de 1980, os seguidores da tradição Austríaca argumentaram que a recuperação de Hayek feita por Lucas era equivocada. Por fim, o próprio Lucas acabou concordando que sua contribuição não era uma retomada das ideias hayekianas, e teses recentes discutem que nunca houve um real reposicionamento do autor, porque sua tentativa de aproximação inicial teria sido uma apenas manobra retórica. O presente artigo descreve a história desse debate na perspectiva da Escola Austríaca, e busca contribuir com a sistematização e explicação da defesa Austríaca por meio de suas particularidades enquanto escola de pensamento. Propõe-se que a posição dos Austríacos em rejeitar a manobra retórica de Lucas, um dos protagonistas do mainstream, possa ser mais bem entendida se considerada parte do movimento de seu ressurgimento e consolidação como escola de pensamento. O presente artigo, assim, ilustra um capítulo importante da história da Escola Austríaca moderna. |
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No final da década de 1970, Robert Lucas sugeriu que sua contribuição para a macroeconomia deveria ser vista como um desenvolvimento da contribuição de Hayek - a “tese da similitude”. Ainda na década de 1970 e especialmente na de 1980, os seguidores da tradição Austríaca argumentaram que a recuperação de Hayek feita por Lucas era equivocada. Por fim, o próprio Lucas acabou concordando que sua contribuição não era uma retomada das ideias hayekianas, e teses recentes discutem que nunca houve um real reposicionamento do autor, porque sua tentativa de aproximação inicial teria sido uma apenas manobra retórica. O presente artigo descreve a história desse debate na perspectiva da Escola Austríaca, e busca contribuir com a sistematização e explicação da defesa Austríaca por meio de suas particularidades enquanto escola de pensamento. Propõe-se que a posição dos Austríacos em rejeitar a manobra retórica de Lucas, um dos protagonistas do mainstream, possa ser mais bem entendida se considerada parte do movimento de seu ressurgimento e consolidação como escola de pensamento. O presente artigo, assim, ilustra um capítulo importante da história da Escola Austríaca moderna. |
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