Do estatuto ao plano de carreira: a progressiva desvalorização do magistério público
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/66315 |
Resumo: | Este artigo compara as mudanças na remuneração e carreira do magistério público da educação básica, ocorridas na transição dos Estatutos do Magistério na década de 1980 para os Planos de Carreira e Remuneração definidos a partir de 1996. Utilizando-se de matrizes reais e projetivas, buscou-se evidenciar a composição remuneratória (vencimento com adicionais) de professores vinculados às redes públicas estaduais e de suas respectivas capitais, dos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Partindo-se de Estatutos do Magistério e de Planos de Carreira e Remuneração, o estudo indica os efeitos negativos na carreira docente ao longo da vigência de tais normativas, repercutindo, inclusive, no valor e no tempo do trabalho docente. Por um lado, houve redução de adicionais remunerativos e dos dias de férias, entre outros eventos; por outro lado, o constante embate entre docentes e governos, confirma a falta de compromisso dos gestores públicos no atendimento aos pleitos do magistério, quanto à carreira e remuneração. Esses elementos contribuíram para uma maior precarização do trabalho e da carreira docente nos estados pesquisados, pelas formas de contratação temporária que ainda persistem, por implicar em redução dos salários a serem pagos a esses professores. Esses fatores, combinados, muitas vezes, às péssimas condições de trabalho as quais os professores, de maneira geral, estão sujeitos, fornecem as evidências da precarização da carreira docente nas redes públicas de ensino desses estados. |
id |
UFRGS-27_aeb07fb5dad928b1e9c03ed10f367c60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/66315 |
network_acronym_str |
UFRGS-27 |
network_name_str |
FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Do estatuto ao plano de carreira: a progressiva desvalorização do magistério públicoCarreira docente. Magistério. RemuneraçãoEstatuto docenteEste artigo compara as mudanças na remuneração e carreira do magistério público da educação básica, ocorridas na transição dos Estatutos do Magistério na década de 1980 para os Planos de Carreira e Remuneração definidos a partir de 1996. Utilizando-se de matrizes reais e projetivas, buscou-se evidenciar a composição remuneratória (vencimento com adicionais) de professores vinculados às redes públicas estaduais e de suas respectivas capitais, dos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Partindo-se de Estatutos do Magistério e de Planos de Carreira e Remuneração, o estudo indica os efeitos negativos na carreira docente ao longo da vigência de tais normativas, repercutindo, inclusive, no valor e no tempo do trabalho docente. Por um lado, houve redução de adicionais remunerativos e dos dias de férias, entre outros eventos; por outro lado, o constante embate entre docentes e governos, confirma a falta de compromisso dos gestores públicos no atendimento aos pleitos do magistério, quanto à carreira e remuneração. Esses elementos contribuíram para uma maior precarização do trabalho e da carreira docente nos estados pesquisados, pelas formas de contratação temporária que ainda persistem, por implicar em redução dos salários a serem pagos a esses professores. Esses fatores, combinados, muitas vezes, às péssimas condições de trabalho as quais os professores, de maneira geral, estão sujeitos, fornecem as evidências da precarização da carreira docente nas redes públicas de ensino desses estados.Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação2014-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/66315FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; Vol. 4 (2014)FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; Vol. 4 (2014)FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; v. 4 (2014)2236-5907reponame:FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/66315/37984Copyright (c) 2016 FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGurgel, Rogério Fernandesde Souza Júnior, Luiz2016-09-19T14:31:22Zoai:seer.ufrgs.br:article/66315Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/oairevista.fineduca@gmail.com || jacominimarcia@gmail.com10.22491/fineduca-2236-59072236-59072236-5907opendoar:2016-09-19T14:31:22FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do estatuto ao plano de carreira: a progressiva desvalorização do magistério público |
title |
Do estatuto ao plano de carreira: a progressiva desvalorização do magistério público |
spellingShingle |
Do estatuto ao plano de carreira: a progressiva desvalorização do magistério público Gurgel, Rogério Fernandes Carreira docente. Magistério. Remuneração Estatuto docente |
title_short |
Do estatuto ao plano de carreira: a progressiva desvalorização do magistério público |
title_full |
Do estatuto ao plano de carreira: a progressiva desvalorização do magistério público |
title_fullStr |
Do estatuto ao plano de carreira: a progressiva desvalorização do magistério público |
title_full_unstemmed |
Do estatuto ao plano de carreira: a progressiva desvalorização do magistério público |
title_sort |
Do estatuto ao plano de carreira: a progressiva desvalorização do magistério público |
author |
Gurgel, Rogério Fernandes |
author_facet |
Gurgel, Rogério Fernandes de Souza Júnior, Luiz |
author_role |
author |
author2 |
de Souza Júnior, Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gurgel, Rogério Fernandes de Souza Júnior, Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Carreira docente. Magistério. Remuneração Estatuto docente |
topic |
Carreira docente. Magistério. Remuneração Estatuto docente |
description |
Este artigo compara as mudanças na remuneração e carreira do magistério público da educação básica, ocorridas na transição dos Estatutos do Magistério na década de 1980 para os Planos de Carreira e Remuneração definidos a partir de 1996. Utilizando-se de matrizes reais e projetivas, buscou-se evidenciar a composição remuneratória (vencimento com adicionais) de professores vinculados às redes públicas estaduais e de suas respectivas capitais, dos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Partindo-se de Estatutos do Magistério e de Planos de Carreira e Remuneração, o estudo indica os efeitos negativos na carreira docente ao longo da vigência de tais normativas, repercutindo, inclusive, no valor e no tempo do trabalho docente. Por um lado, houve redução de adicionais remunerativos e dos dias de férias, entre outros eventos; por outro lado, o constante embate entre docentes e governos, confirma a falta de compromisso dos gestores públicos no atendimento aos pleitos do magistério, quanto à carreira e remuneração. Esses elementos contribuíram para uma maior precarização do trabalho e da carreira docente nos estados pesquisados, pelas formas de contratação temporária que ainda persistem, por implicar em redução dos salários a serem pagos a esses professores. Esses fatores, combinados, muitas vezes, às péssimas condições de trabalho as quais os professores, de maneira geral, estão sujeitos, fornecem as evidências da precarização da carreira docente nas redes públicas de ensino desses estados. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/66315 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/66315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/66315/37984 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; Vol. 4 (2014) FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; Vol. 4 (2014) FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; v. 4 (2014) 2236-5907 reponame:FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação |
collection |
FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação |
repository.name.fl_str_mv |
FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.fineduca@gmail.com || jacominimarcia@gmail.com |
_version_ |
1797050274710290432 |