Problemas abertos no ensino de física : uma análise em revistas da área

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Henrique da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silveira, Idiari da Silva, Silva, Wallace Vinicius da Veiga e, Roso, Caetano Castro, Pastorio, Dioni Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257882
Resumo: Este trabalho relata uma pesquisa bibliográfica, visando identificar, analisar e categorizar os problemas abertos utilizados na literatura em que são citados ou abordados, apresentando suas principais características. Com isso, pretendemos identificar se esses problemas podem realmente serem denominados como abertos, a partir do referencial teórico utilizado. Neste trabalho usamos o referencial Teórico de Contextualização no ensino de ciência/física proposto por Pires (Pires 2021) na construção da matriz de análise utilizada para identificar cada característica que constituem e definem o que entendemos por um problema aberto. A partir das análises da bibliografia e de todos os problemas selecionados, identificamos um pequeno número de trabalhos que tratam sobre problemas abertos e os que tratam apresentam pouca contextualização com a realidade dos estudantes. Temos como desdobramentos desse trabalho a reformulação dos problemas e a confecção de um roteiro, para que possam ser utilizados em uma atividade didática.
id UFRGS-2_00422a911a112e811346dfca451b375f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257882
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Henrique da SilvaSilveira, Idiari da SilvaSilva, Wallace Vinicius da Veiga eRoso, Caetano CastroPastorio, Dioni Paulo2023-05-10T03:27:23Z20212250-6101http://hdl.handle.net/10183/257882001162973Este trabalho relata uma pesquisa bibliográfica, visando identificar, analisar e categorizar os problemas abertos utilizados na literatura em que são citados ou abordados, apresentando suas principais características. Com isso, pretendemos identificar se esses problemas podem realmente serem denominados como abertos, a partir do referencial teórico utilizado. Neste trabalho usamos o referencial Teórico de Contextualização no ensino de ciência/física proposto por Pires (Pires 2021) na construção da matriz de análise utilizada para identificar cada característica que constituem e definem o que entendemos por um problema aberto. A partir das análises da bibliografia e de todos os problemas selecionados, identificamos um pequeno número de trabalhos que tratam sobre problemas abertos e os que tratam apresentam pouca contextualização com a realidade dos estudantes. Temos como desdobramentos desse trabalho a reformulação dos problemas e a confecção de um roteiro, para que possam ser utilizados em uma atividade didática.This paper reports a bibliographic research, aiming to identify, analyze and categorize the ill-structured problems used in the literature in which they are cited or addressed, presenting their main characteristics With this, we intend to identify whether these problems can really be called as open, from the theoretical framework used. In this work we used the theoretical framework of Contextualization in science/physics teaching proposed by Pires (Pires 2021) in the construction of the analysis matrix used to identify each characteristic that constitutes and defines what we mean by an open problem. From the analysis of the bibliography and all the selected problems, we identified a small number of works that deal with open problems and those that do have little contextualization with the reality of the students. The outcomes of this work are the reformulation of the problems and the creation of a script, so that they can be used in a didactic activity.application/pdfporRevista de ensenãnza de la física. Córdoba, Argentina. Vol. 33, nesp (2021), p. 211-217Ensino de físicaProblemasResolução de problemasTeaching physicsOpen problemsProblem solvingProblemas abertos no ensino de física : uma análise em revistas da áreaOpen problems in physics teaching : an analysis in journals in the fieldinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162973.pdf.txt001162973.pdf.txtExtracted Texttext/plain30151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257882/2/001162973.pdf.txt854cf12e6e28e0e8570839e650d30a1fMD52ORIGINAL001162973.pdfTexto completoapplication/pdf1159844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257882/1/001162973.pdf16845dc1ab638f7bd8ff226883838670MD5110183/2578822023-06-18 03:52:21.217244oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257882Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-18T06:52:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Problemas abertos no ensino de física : uma análise em revistas da área
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Open problems in physics teaching : an analysis in journals in the field
title Problemas abertos no ensino de física : uma análise em revistas da área
spellingShingle Problemas abertos no ensino de física : uma análise em revistas da área
Rosa, Henrique da Silva
Ensino de física
Problemas
Resolução de problemas
Teaching physics
Open problems
Problem solving
title_short Problemas abertos no ensino de física : uma análise em revistas da área
title_full Problemas abertos no ensino de física : uma análise em revistas da área
title_fullStr Problemas abertos no ensino de física : uma análise em revistas da área
title_full_unstemmed Problemas abertos no ensino de física : uma análise em revistas da área
title_sort Problemas abertos no ensino de física : uma análise em revistas da área
author Rosa, Henrique da Silva
author_facet Rosa, Henrique da Silva
Silveira, Idiari da Silva
Silva, Wallace Vinicius da Veiga e
Roso, Caetano Castro
Pastorio, Dioni Paulo
author_role author
author2 Silveira, Idiari da Silva
Silva, Wallace Vinicius da Veiga e
Roso, Caetano Castro
Pastorio, Dioni Paulo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Henrique da Silva
Silveira, Idiari da Silva
Silva, Wallace Vinicius da Veiga e
Roso, Caetano Castro
Pastorio, Dioni Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Problemas
Resolução de problemas
topic Ensino de física
Problemas
Resolução de problemas
Teaching physics
Open problems
Problem solving
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching physics
Open problems
Problem solving
description Este trabalho relata uma pesquisa bibliográfica, visando identificar, analisar e categorizar os problemas abertos utilizados na literatura em que são citados ou abordados, apresentando suas principais características. Com isso, pretendemos identificar se esses problemas podem realmente serem denominados como abertos, a partir do referencial teórico utilizado. Neste trabalho usamos o referencial Teórico de Contextualização no ensino de ciência/física proposto por Pires (Pires 2021) na construção da matriz de análise utilizada para identificar cada característica que constituem e definem o que entendemos por um problema aberto. A partir das análises da bibliografia e de todos os problemas selecionados, identificamos um pequeno número de trabalhos que tratam sobre problemas abertos e os que tratam apresentam pouca contextualização com a realidade dos estudantes. Temos como desdobramentos desse trabalho a reformulação dos problemas e a confecção de um roteiro, para que possam ser utilizados em uma atividade didática.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-10T03:27:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257882
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2250-6101
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162973
identifier_str_mv 2250-6101
001162973
url http://hdl.handle.net/10183/257882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de ensenãnza de la física. Córdoba, Argentina. Vol. 33, nesp (2021), p. 211-217
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257882/2/001162973.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257882/1/001162973.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 854cf12e6e28e0e8570839e650d30a1f
16845dc1ab638f7bd8ff226883838670
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225087749193728