Problemas abertos no ensino de física : uma análise em revistas da área
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257882 |
Resumo: | Este trabalho relata uma pesquisa bibliográfica, visando identificar, analisar e categorizar os problemas abertos utilizados na literatura em que são citados ou abordados, apresentando suas principais características. Com isso, pretendemos identificar se esses problemas podem realmente serem denominados como abertos, a partir do referencial teórico utilizado. Neste trabalho usamos o referencial Teórico de Contextualização no ensino de ciência/física proposto por Pires (Pires 2021) na construção da matriz de análise utilizada para identificar cada característica que constituem e definem o que entendemos por um problema aberto. A partir das análises da bibliografia e de todos os problemas selecionados, identificamos um pequeno número de trabalhos que tratam sobre problemas abertos e os que tratam apresentam pouca contextualização com a realidade dos estudantes. Temos como desdobramentos desse trabalho a reformulação dos problemas e a confecção de um roteiro, para que possam ser utilizados em uma atividade didática. |
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Rosa, Henrique da SilvaSilveira, Idiari da SilvaSilva, Wallace Vinicius da Veiga eRoso, Caetano CastroPastorio, Dioni Paulo2023-05-10T03:27:23Z20212250-6101http://hdl.handle.net/10183/257882001162973Este trabalho relata uma pesquisa bibliográfica, visando identificar, analisar e categorizar os problemas abertos utilizados na literatura em que são citados ou abordados, apresentando suas principais características. Com isso, pretendemos identificar se esses problemas podem realmente serem denominados como abertos, a partir do referencial teórico utilizado. Neste trabalho usamos o referencial Teórico de Contextualização no ensino de ciência/física proposto por Pires (Pires 2021) na construção da matriz de análise utilizada para identificar cada característica que constituem e definem o que entendemos por um problema aberto. A partir das análises da bibliografia e de todos os problemas selecionados, identificamos um pequeno número de trabalhos que tratam sobre problemas abertos e os que tratam apresentam pouca contextualização com a realidade dos estudantes. Temos como desdobramentos desse trabalho a reformulação dos problemas e a confecção de um roteiro, para que possam ser utilizados em uma atividade didática.This paper reports a bibliographic research, aiming to identify, analyze and categorize the ill-structured problems used in the literature in which they are cited or addressed, presenting their main characteristics With this, we intend to identify whether these problems can really be called as open, from the theoretical framework used. In this work we used the theoretical framework of Contextualization in science/physics teaching proposed by Pires (Pires 2021) in the construction of the analysis matrix used to identify each characteristic that constitutes and defines what we mean by an open problem. From the analysis of the bibliography and all the selected problems, we identified a small number of works that deal with open problems and those that do have little contextualization with the reality of the students. The outcomes of this work are the reformulation of the problems and the creation of a script, so that they can be used in a didactic activity.application/pdfporRevista de ensenãnza de la física. Córdoba, Argentina. Vol. 33, nesp (2021), p. 211-217Ensino de físicaProblemasResolução de problemasTeaching physicsOpen problemsProblem solvingProblemas abertos no ensino de física : uma análise em revistas da áreaOpen problems in physics teaching : an analysis in journals in the fieldinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162973.pdf.txt001162973.pdf.txtExtracted Texttext/plain30151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257882/2/001162973.pdf.txt854cf12e6e28e0e8570839e650d30a1fMD52ORIGINAL001162973.pdfTexto completoapplication/pdf1159844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257882/1/001162973.pdf16845dc1ab638f7bd8ff226883838670MD5110183/2578822023-06-18 03:52:21.217244oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257882Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-18T06:52:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este trabalho relata uma pesquisa bibliográfica, visando identificar, analisar e categorizar os problemas abertos utilizados na literatura em que são citados ou abordados, apresentando suas principais características. Com isso, pretendemos identificar se esses problemas podem realmente serem denominados como abertos, a partir do referencial teórico utilizado. Neste trabalho usamos o referencial Teórico de Contextualização no ensino de ciência/física proposto por Pires (Pires 2021) na construção da matriz de análise utilizada para identificar cada característica que constituem e definem o que entendemos por um problema aberto. A partir das análises da bibliografia e de todos os problemas selecionados, identificamos um pequeno número de trabalhos que tratam sobre problemas abertos e os que tratam apresentam pouca contextualização com a realidade dos estudantes. Temos como desdobramentos desse trabalho a reformulação dos problemas e a confecção de um roteiro, para que possam ser utilizados em uma atividade didática. |
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