Experiências de leitura na escola de surdos : os sentidos do "ler" nas narrativas de alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Joseane Cancino de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/107920
Resumo: Neste estudo, abordei algumas das experiências em leitura dentro e fora do ambiente escolar de alunos surdos de duas Escolas do Município de Porto Alegre, são elas EMEF. de Surdos Bilíngue Salomão Watnick e Escola Especial para Surdos Frei Pacífico. Os alunos que participaram deste estudo tem entre 9 a 15 anos e estão matriculados em turmas iniciais (3º e 4º) e finais (8º) do ensino fundamental. Os objetivos para este trabalho são conhecer e compreender os significados e sentidos das práticas de leitura na vida destes alunos, suas histórias e experiências com a leitura. São sujeitos aprendizes e narradores, que nos traduzem o ato da “Leitura” – como momento único – em uma ação libertadora, momentos de satisfação contada por cada um dos alunos surdos que tive o privilégio de conhecer. As concepções teóricas que fundamentam este trabalho seguem a linha dos estudos surdos e estudos sobre letramento e alfabetização filiando-se aos autores, Angela Kleiman (2005), Roger Chartier (2009), Carlos Skliar (2001). A metodologia utilizada foi da pesquisa qualitativa, com agendas para coleta de dados no ambiente escolar, intencionando conhecer e identificar quais eram seus suportes de leitura e suas trocas de experiências. A coleta de dados foi filmada com tradução simultânea da Língua Brasileira de Sinais para o Português Oral pelas professoras regentes de cada escola. Cada aluno teve a oportunidade de manifestar sua opinião sobre o papel que a leitura tem dentro e fora dos muros escolares, relataram o que gostam de ler, como leem, onde buscam as fontes de leituras e o quão a importância deste ato é para todas as pessoas ouvintes ou não. Os estudos evidenciaram que ainda existem muitas mudanças na proposta sobre a educação dos surdos, porém muitos passos já foram dados e boas conquistas já se apresentaram, é uma caminhada que ainda requer boas estratégias a serem vencidas, por parte de seus envolvidos e que os movimentos ligados a educação Bilíngue promove todos os dias, neste Estado e no Brasil.
id UFRGS-2_0078627b446bf7f2942d31f209768f7b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107920
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Joseane Cancino deGiordani, Liliane Ferrari2014-12-09T02:16:09Z2013http://hdl.handle.net/10183/107920000945816Neste estudo, abordei algumas das experiências em leitura dentro e fora do ambiente escolar de alunos surdos de duas Escolas do Município de Porto Alegre, são elas EMEF. de Surdos Bilíngue Salomão Watnick e Escola Especial para Surdos Frei Pacífico. Os alunos que participaram deste estudo tem entre 9 a 15 anos e estão matriculados em turmas iniciais (3º e 4º) e finais (8º) do ensino fundamental. Os objetivos para este trabalho são conhecer e compreender os significados e sentidos das práticas de leitura na vida destes alunos, suas histórias e experiências com a leitura. São sujeitos aprendizes e narradores, que nos traduzem o ato da “Leitura” – como momento único – em uma ação libertadora, momentos de satisfação contada por cada um dos alunos surdos que tive o privilégio de conhecer. As concepções teóricas que fundamentam este trabalho seguem a linha dos estudos surdos e estudos sobre letramento e alfabetização filiando-se aos autores, Angela Kleiman (2005), Roger Chartier (2009), Carlos Skliar (2001). A metodologia utilizada foi da pesquisa qualitativa, com agendas para coleta de dados no ambiente escolar, intencionando conhecer e identificar quais eram seus suportes de leitura e suas trocas de experiências. A coleta de dados foi filmada com tradução simultânea da Língua Brasileira de Sinais para o Português Oral pelas professoras regentes de cada escola. Cada aluno teve a oportunidade de manifestar sua opinião sobre o papel que a leitura tem dentro e fora dos muros escolares, relataram o que gostam de ler, como leem, onde buscam as fontes de leituras e o quão a importância deste ato é para todas as pessoas ouvintes ou não. Os estudos evidenciaram que ainda existem muitas mudanças na proposta sobre a educação dos surdos, porém muitos passos já foram dados e boas conquistas já se apresentaram, é uma caminhada que ainda requer boas estratégias a serem vencidas, por parte de seus envolvidos e que os movimentos ligados a educação Bilíngue promove todos os dias, neste Estado e no Brasil.application/pdfporCultura surdaLeituraPráticaNarrativaPorto Alegre (RS)Experiências de leitura na escola de surdos : os sentidos do "ler" nas narrativas de alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000945816.pdf000945816.pdfTexto completoapplication/pdf178840http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107920/1/000945816.pdff7e82646a495fa5175ebf647205a450eMD51TEXT000945816.pdf.txt000945816.pdf.txtExtracted Texttext/plain38425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107920/2/000945816.pdf.txt02a821f6345cc677f3a0f972d24fab87MD52THUMBNAIL000945816.pdf.jpg000945816.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1641http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107920/3/000945816.pdf.jpg9945e5e3eed2186d887c3d59b61a0c33MD5310183/1079202018-10-22 08:37:30.03oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107920Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:37:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiências de leitura na escola de surdos : os sentidos do "ler" nas narrativas de alunos
title Experiências de leitura na escola de surdos : os sentidos do "ler" nas narrativas de alunos
spellingShingle Experiências de leitura na escola de surdos : os sentidos do "ler" nas narrativas de alunos
Souza, Joseane Cancino de
Cultura surda
Leitura
Prática
Narrativa
Porto Alegre (RS)
title_short Experiências de leitura na escola de surdos : os sentidos do "ler" nas narrativas de alunos
title_full Experiências de leitura na escola de surdos : os sentidos do "ler" nas narrativas de alunos
title_fullStr Experiências de leitura na escola de surdos : os sentidos do "ler" nas narrativas de alunos
title_full_unstemmed Experiências de leitura na escola de surdos : os sentidos do "ler" nas narrativas de alunos
title_sort Experiências de leitura na escola de surdos : os sentidos do "ler" nas narrativas de alunos
author Souza, Joseane Cancino de
author_facet Souza, Joseane Cancino de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Joseane Cancino de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giordani, Liliane Ferrari
contributor_str_mv Giordani, Liliane Ferrari
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura surda
Leitura
Prática
Narrativa
Porto Alegre (RS)
topic Cultura surda
Leitura
Prática
Narrativa
Porto Alegre (RS)
description Neste estudo, abordei algumas das experiências em leitura dentro e fora do ambiente escolar de alunos surdos de duas Escolas do Município de Porto Alegre, são elas EMEF. de Surdos Bilíngue Salomão Watnick e Escola Especial para Surdos Frei Pacífico. Os alunos que participaram deste estudo tem entre 9 a 15 anos e estão matriculados em turmas iniciais (3º e 4º) e finais (8º) do ensino fundamental. Os objetivos para este trabalho são conhecer e compreender os significados e sentidos das práticas de leitura na vida destes alunos, suas histórias e experiências com a leitura. São sujeitos aprendizes e narradores, que nos traduzem o ato da “Leitura” – como momento único – em uma ação libertadora, momentos de satisfação contada por cada um dos alunos surdos que tive o privilégio de conhecer. As concepções teóricas que fundamentam este trabalho seguem a linha dos estudos surdos e estudos sobre letramento e alfabetização filiando-se aos autores, Angela Kleiman (2005), Roger Chartier (2009), Carlos Skliar (2001). A metodologia utilizada foi da pesquisa qualitativa, com agendas para coleta de dados no ambiente escolar, intencionando conhecer e identificar quais eram seus suportes de leitura e suas trocas de experiências. A coleta de dados foi filmada com tradução simultânea da Língua Brasileira de Sinais para o Português Oral pelas professoras regentes de cada escola. Cada aluno teve a oportunidade de manifestar sua opinião sobre o papel que a leitura tem dentro e fora dos muros escolares, relataram o que gostam de ler, como leem, onde buscam as fontes de leituras e o quão a importância deste ato é para todas as pessoas ouvintes ou não. Os estudos evidenciaram que ainda existem muitas mudanças na proposta sobre a educação dos surdos, porém muitos passos já foram dados e boas conquistas já se apresentaram, é uma caminhada que ainda requer boas estratégias a serem vencidas, por parte de seus envolvidos e que os movimentos ligados a educação Bilíngue promove todos os dias, neste Estado e no Brasil.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-09T02:16:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/107920
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000945816
url http://hdl.handle.net/10183/107920
identifier_str_mv 000945816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107920/1/000945816.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107920/2/000945816.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107920/3/000945816.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f7e82646a495fa5175ebf647205a450e
02a821f6345cc677f3a0f972d24fab87
9945e5e3eed2186d887c3d59b61a0c33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224475810725888