Projeto de Leitura : sacola literária – um caminho para a formação de leitores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Otto, Luciana Vitória Lettieri
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/107981
Resumo: Este artigo descreve e analisa um projeto de fomento de leitura realizado em uma Escola Estadual, localizada na região metropolitana de Porto Alegre. O projeto de fomento de leitura envolve a ação de cada aluno da escola levar regularmente para casa uma sacola, chamada de Sacola Literária, composta por materiais variados de leitura para que seja feito durante o período de dois dias, uma leitura familiar compartilhada. Nas sacolas, que são individualizadas para cada turma, também consta um caderno para que alunos, juntamente com seus familiares, registrem qual a impressão que tiveram ao receber a sacola e ao lerem o material. Foram analisados procedimentos do trabalho e, após, os registros efetuados pelas famílias. Conto, para a escrita deste artigo e para a análise das mensagens escritas, com o referencial teórico de Chartier (1994), Castro (2007) e Massola e Bonin (2010). As análises realizadas mostraram que práticas simples de leitura como esta não só incentivam a leitura das famílias, como também propiciam momentos partilhados de prazer e alegria em família.
id UFRGS-2_84743f8a9b9ecf24de58781342ba7255
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107981
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Otto, Luciana Vitória LettieriSilveira, Rosa Maria Hessel2014-12-10T02:19:27Z2013http://hdl.handle.net/10183/107981000945839Este artigo descreve e analisa um projeto de fomento de leitura realizado em uma Escola Estadual, localizada na região metropolitana de Porto Alegre. O projeto de fomento de leitura envolve a ação de cada aluno da escola levar regularmente para casa uma sacola, chamada de Sacola Literária, composta por materiais variados de leitura para que seja feito durante o período de dois dias, uma leitura familiar compartilhada. Nas sacolas, que são individualizadas para cada turma, também consta um caderno para que alunos, juntamente com seus familiares, registrem qual a impressão que tiveram ao receber a sacola e ao lerem o material. Foram analisados procedimentos do trabalho e, após, os registros efetuados pelas famílias. Conto, para a escrita deste artigo e para a análise das mensagens escritas, com o referencial teórico de Chartier (1994), Castro (2007) e Massola e Bonin (2010). As análises realizadas mostraram que práticas simples de leitura como esta não só incentivam a leitura das famílias, como também propiciam momentos partilhados de prazer e alegria em família.application/pdfporLeituraPráticaLivroPorto Alegre (RS)Projeto de Leitura : sacola literária – um caminho para a formação de leitores?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000945839.pdf000945839.pdfTexto completoapplication/pdf380666http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107981/1/000945839.pdfe3a276e3c616df96e1b1f972e12e4eabMD51TEXT000945839.pdf.txt000945839.pdf.txtExtracted Texttext/plain26001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107981/2/000945839.pdf.txtc9ec15ba457eca22cebb26881fcda4dbMD52THUMBNAIL000945839.pdf.jpg000945839.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107981/3/000945839.pdf.jpge6328096aa7349ab93c063418142e60aMD5310183/1079812018-10-22 08:38:17.959oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107981Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:38:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto de Leitura : sacola literária – um caminho para a formação de leitores?
title Projeto de Leitura : sacola literária – um caminho para a formação de leitores?
spellingShingle Projeto de Leitura : sacola literária – um caminho para a formação de leitores?
Otto, Luciana Vitória Lettieri
Leitura
Prática
Livro
Porto Alegre (RS)
title_short Projeto de Leitura : sacola literária – um caminho para a formação de leitores?
title_full Projeto de Leitura : sacola literária – um caminho para a formação de leitores?
title_fullStr Projeto de Leitura : sacola literária – um caminho para a formação de leitores?
title_full_unstemmed Projeto de Leitura : sacola literária – um caminho para a formação de leitores?
title_sort Projeto de Leitura : sacola literária – um caminho para a formação de leitores?
author Otto, Luciana Vitória Lettieri
author_facet Otto, Luciana Vitória Lettieri
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Otto, Luciana Vitória Lettieri
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Rosa Maria Hessel
contributor_str_mv Silveira, Rosa Maria Hessel
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Prática
Livro
Porto Alegre (RS)
topic Leitura
Prática
Livro
Porto Alegre (RS)
description Este artigo descreve e analisa um projeto de fomento de leitura realizado em uma Escola Estadual, localizada na região metropolitana de Porto Alegre. O projeto de fomento de leitura envolve a ação de cada aluno da escola levar regularmente para casa uma sacola, chamada de Sacola Literária, composta por materiais variados de leitura para que seja feito durante o período de dois dias, uma leitura familiar compartilhada. Nas sacolas, que são individualizadas para cada turma, também consta um caderno para que alunos, juntamente com seus familiares, registrem qual a impressão que tiveram ao receber a sacola e ao lerem o material. Foram analisados procedimentos do trabalho e, após, os registros efetuados pelas famílias. Conto, para a escrita deste artigo e para a análise das mensagens escritas, com o referencial teórico de Chartier (1994), Castro (2007) e Massola e Bonin (2010). As análises realizadas mostraram que práticas simples de leitura como esta não só incentivam a leitura das famílias, como também propiciam momentos partilhados de prazer e alegria em família.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-10T02:19:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/107981
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000945839
url http://hdl.handle.net/10183/107981
identifier_str_mv 000945839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107981/1/000945839.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107981/2/000945839.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107981/3/000945839.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e3a276e3c616df96e1b1f972e12e4eab
c9ec15ba457eca22cebb26881fcda4db
e6328096aa7349ab93c063418142e60a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224475860008960