Marketing sensorial no varejo de vinhos e espumantes de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steffens, Marina Antunes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242305
Resumo: Este estudo tem como principal objetivo examinar como as ações ligadas ao marketing sensorial influenciam no comportamento do consumidor, assim como sua experiência de compra nas diferentes lojas de vinhos e espumantes de Porto Alegre. Foi realizado um estudo exploratório com uma abordagem qualitativa, utilizando-se de um instrumento de coleta de dados caracterizado por uma pesquisa estruturada, observação e análise das informações obtidas. Além disso, foi realizada também uma pesquisa quantitativa descritiva visando mensurar a percepção dos clientes com relação aos atributos de marketing sensorial utilizados nas lojas especializadas em vinho de Porto Alegre. Os resultados apresentados, em sua maioria, mostram que, das estratégias de branding sensorial utilizadas, a que mais se destaca quanto à presença em loja e percepção do consumidor são as inserções ligadas ao paladar, como a degustação e harmonização de vinhos com elementos gastronômicos dentro da atmosfera de loja. As implicações da pesquisas são voltadas a consulta do estudo para tomada de decisão por parte dos gestores de lojas de vinho, fomentando assim, a utilização de estudos acadêmicos na gestão de negócios.
id UFRGS-2_00f1199d0ba3a827c82fcc75524b78d1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242305
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Steffens, Marina AntunesCallegaro-de-Menezes, Daniela2022-07-12T04:50:56Z2018http://hdl.handle.net/10183/242305001094348Este estudo tem como principal objetivo examinar como as ações ligadas ao marketing sensorial influenciam no comportamento do consumidor, assim como sua experiência de compra nas diferentes lojas de vinhos e espumantes de Porto Alegre. Foi realizado um estudo exploratório com uma abordagem qualitativa, utilizando-se de um instrumento de coleta de dados caracterizado por uma pesquisa estruturada, observação e análise das informações obtidas. Além disso, foi realizada também uma pesquisa quantitativa descritiva visando mensurar a percepção dos clientes com relação aos atributos de marketing sensorial utilizados nas lojas especializadas em vinho de Porto Alegre. Os resultados apresentados, em sua maioria, mostram que, das estratégias de branding sensorial utilizadas, a que mais se destaca quanto à presença em loja e percepção do consumidor são as inserções ligadas ao paladar, como a degustação e harmonização de vinhos com elementos gastronômicos dentro da atmosfera de loja. As implicações da pesquisas são voltadas a consulta do estudo para tomada de decisão por parte dos gestores de lojas de vinho, fomentando assim, a utilização de estudos acadêmicos na gestão de negócios.This study has as main objective to investigate the changes in marketing influencing the performance of the consumer, as well as the shopping experience in the wine and sparkling stores of Porto Alegre. Exploratory data modeling with a qualitative approach, using a data collection model for saturation research, observation and analysis of the agreed information. In addition, as a differential of the study, a quantitative, descriptive research was also carried out to measure the perception of the clients in relation to the marketing attributes used in the private distribution stores of Porto Alegre. The results presented, their strategies demonstrated, the sensory marking strategies used, those that are most present in the store and the consumer perception are the insertions to the palate, such as wine tasting and harmonization of the same with the gastronomic elements. inside the store atmosphere. The implications of the research are aimed at consulting the study for decision making by wine store managers, thus encouraging the use of academic studies in business management.application/pdfporMarketing sensorialVarejoVinhoMarketing sensorial no varejo de vinhos e espumantes de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094348.pdf.txt001094348.pdf.txtExtracted Texttext/plain150556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242305/2/001094348.pdf.txtf9d2767365f3beacd395f8c0026dc34cMD52ORIGINAL001094348.pdfTexto completoapplication/pdf2568795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242305/1/001094348.pdfb155b87b496c5d1249309925953482b9MD5110183/2423052022-07-13 04:54:15.170388oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242305Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-13T07:54:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing sensorial no varejo de vinhos e espumantes de Porto Alegre
title Marketing sensorial no varejo de vinhos e espumantes de Porto Alegre
spellingShingle Marketing sensorial no varejo de vinhos e espumantes de Porto Alegre
Steffens, Marina Antunes
Marketing sensorial
Varejo
Vinho
title_short Marketing sensorial no varejo de vinhos e espumantes de Porto Alegre
title_full Marketing sensorial no varejo de vinhos e espumantes de Porto Alegre
title_fullStr Marketing sensorial no varejo de vinhos e espumantes de Porto Alegre
title_full_unstemmed Marketing sensorial no varejo de vinhos e espumantes de Porto Alegre
title_sort Marketing sensorial no varejo de vinhos e espumantes de Porto Alegre
author Steffens, Marina Antunes
author_facet Steffens, Marina Antunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Steffens, Marina Antunes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
contributor_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing sensorial
Varejo
Vinho
topic Marketing sensorial
Varejo
Vinho
description Este estudo tem como principal objetivo examinar como as ações ligadas ao marketing sensorial influenciam no comportamento do consumidor, assim como sua experiência de compra nas diferentes lojas de vinhos e espumantes de Porto Alegre. Foi realizado um estudo exploratório com uma abordagem qualitativa, utilizando-se de um instrumento de coleta de dados caracterizado por uma pesquisa estruturada, observação e análise das informações obtidas. Além disso, foi realizada também uma pesquisa quantitativa descritiva visando mensurar a percepção dos clientes com relação aos atributos de marketing sensorial utilizados nas lojas especializadas em vinho de Porto Alegre. Os resultados apresentados, em sua maioria, mostram que, das estratégias de branding sensorial utilizadas, a que mais se destaca quanto à presença em loja e percepção do consumidor são as inserções ligadas ao paladar, como a degustação e harmonização de vinhos com elementos gastronômicos dentro da atmosfera de loja. As implicações da pesquisas são voltadas a consulta do estudo para tomada de decisão por parte dos gestores de lojas de vinho, fomentando assim, a utilização de estudos acadêmicos na gestão de negócios.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-12T04:50:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/242305
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001094348
url http://hdl.handle.net/10183/242305
identifier_str_mv 001094348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242305/2/001094348.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242305/1/001094348.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f9d2767365f3beacd395f8c0026dc34c
b155b87b496c5d1249309925953482b9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447315684524032