Avaliação da transformação digital na jornada do cliente do mercado imobiliário de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramis, Gabriel Porto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256982
Resumo: O presente estudo é um Trabalho de Conclusão de curso de Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre como está ocorrendo o processo de compra de imóveis em Porto Alegre em relação à transformação digital. O mercado imobiliário é um mercado tradicional ligado diretamente a construção civil, setor extremamente relevante para o PIB nacional, porém pouco estudado do ponto de vista das imobiliárias, empresas responsáveis pela venda, locação, entre outros serviços, relacionados aos imóveis disponíveis no mercado. O presente trabalho busca avaliar em qual etapa da transformação digital estão os processos presentes na jornada do consumidor do mercado imobiliário de Porto Alegre, que desejam adquirir um imóvel. O trabalho foi realizado com base em entrevistas em profundidade, realizadas com funcionários e proprietários, responsáveis ou envolvidos na jornada do consumidor das imobiliárias. A avaliação dessas organizações apontou que as organizações estão utilizando processos digitais e que o número deles nas etapas mais avançadas da transformação digital podem estar ligados à duas principais questões, demanda dos clientes do nicho de atuação da imobiliária e estrutura para aplicação dos processos.
id UFRGS-2_011752c51ba558b5ce69d2d3a5fb7a5c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256982
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ramis, Gabriel PortoSilveira, Cleo Schmitt2023-04-12T03:28:37Z2022http://hdl.handle.net/10183/256982001165023O presente estudo é um Trabalho de Conclusão de curso de Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre como está ocorrendo o processo de compra de imóveis em Porto Alegre em relação à transformação digital. O mercado imobiliário é um mercado tradicional ligado diretamente a construção civil, setor extremamente relevante para o PIB nacional, porém pouco estudado do ponto de vista das imobiliárias, empresas responsáveis pela venda, locação, entre outros serviços, relacionados aos imóveis disponíveis no mercado. O presente trabalho busca avaliar em qual etapa da transformação digital estão os processos presentes na jornada do consumidor do mercado imobiliário de Porto Alegre, que desejam adquirir um imóvel. O trabalho foi realizado com base em entrevistas em profundidade, realizadas com funcionários e proprietários, responsáveis ou envolvidos na jornada do consumidor das imobiliárias. A avaliação dessas organizações apontou que as organizações estão utilizando processos digitais e que o número deles nas etapas mais avançadas da transformação digital podem estar ligados à duas principais questões, demanda dos clientes do nicho de atuação da imobiliária e estrutura para aplicação dos processos.The present study is a Business Administration Course Final Paper from the Federal University of Rio Grande do Sul, about how is occurring the process of real state commercialization in Porto Alegre, in relation to digital transformation. The housing market is a traditional one, tightly related to the construction market, responsible for a relevant share of the GDP, however not very studied from the real state companie’s perspective, firms responsible for dealing, renting, among other services availables in the housing market. This study looks to evaluate in which stage of the digital transformation are the processes contained in the costumer’s journey of the housing market of Porto Alegre, which desires do acquire a propertie. This evaluation was based on depth interviews conducted with owners and employees, responsible for or related to the costumer Journey of the firms. It concludes that these organizations are using digital processes and that the further, or not, development of them can be related to two main causes, costumer’s desire for technology and the size of the structure for the application of these processes.application/pdfporTransformação digitalMercado imobiliárioMarketingComportamento do consumidorDigital transformationCustomer journeyHousing marketAvaliação da transformação digital na jornada do cliente do mercado imobiliário de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2022/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165023.pdf.txt001165023.pdf.txtExtracted Texttext/plain138163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256982/2/001165023.pdf.txtbeed7632b669ebba25d04829565d56a5MD52ORIGINAL001165023.pdfTexto completoapplication/pdf2435288http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256982/1/001165023.pdf644e6486ff26d72e9ed798fa0d8ac9d1MD5110183/2569822023-04-13 03:26:36.566361oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256982Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-13T06:26:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da transformação digital na jornada do cliente do mercado imobiliário de Porto Alegre
title Avaliação da transformação digital na jornada do cliente do mercado imobiliário de Porto Alegre
spellingShingle Avaliação da transformação digital na jornada do cliente do mercado imobiliário de Porto Alegre
Ramis, Gabriel Porto
Transformação digital
Mercado imobiliário
Marketing
Comportamento do consumidor
Digital transformation
Customer journey
Housing market
title_short Avaliação da transformação digital na jornada do cliente do mercado imobiliário de Porto Alegre
title_full Avaliação da transformação digital na jornada do cliente do mercado imobiliário de Porto Alegre
title_fullStr Avaliação da transformação digital na jornada do cliente do mercado imobiliário de Porto Alegre
title_full_unstemmed Avaliação da transformação digital na jornada do cliente do mercado imobiliário de Porto Alegre
title_sort Avaliação da transformação digital na jornada do cliente do mercado imobiliário de Porto Alegre
author Ramis, Gabriel Porto
author_facet Ramis, Gabriel Porto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramis, Gabriel Porto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Cleo Schmitt
contributor_str_mv Silveira, Cleo Schmitt
dc.subject.por.fl_str_mv Transformação digital
Mercado imobiliário
Marketing
Comportamento do consumidor
topic Transformação digital
Mercado imobiliário
Marketing
Comportamento do consumidor
Digital transformation
Customer journey
Housing market
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital transformation
Customer journey
Housing market
description O presente estudo é um Trabalho de Conclusão de curso de Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre como está ocorrendo o processo de compra de imóveis em Porto Alegre em relação à transformação digital. O mercado imobiliário é um mercado tradicional ligado diretamente a construção civil, setor extremamente relevante para o PIB nacional, porém pouco estudado do ponto de vista das imobiliárias, empresas responsáveis pela venda, locação, entre outros serviços, relacionados aos imóveis disponíveis no mercado. O presente trabalho busca avaliar em qual etapa da transformação digital estão os processos presentes na jornada do consumidor do mercado imobiliário de Porto Alegre, que desejam adquirir um imóvel. O trabalho foi realizado com base em entrevistas em profundidade, realizadas com funcionários e proprietários, responsáveis ou envolvidos na jornada do consumidor das imobiliárias. A avaliação dessas organizações apontou que as organizações estão utilizando processos digitais e que o número deles nas etapas mais avançadas da transformação digital podem estar ligados à duas principais questões, demanda dos clientes do nicho de atuação da imobiliária e estrutura para aplicação dos processos.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-12T03:28:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256982
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001165023
url http://hdl.handle.net/10183/256982
identifier_str_mv 001165023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256982/2/001165023.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256982/1/001165023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv beed7632b669ebba25d04829565d56a5
644e6486ff26d72e9ed798fa0d8ac9d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224657533140992