Avaliação da transformação digital na jornada do cliente do mercado imobiliário de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256982 |
Resumo: | O presente estudo é um Trabalho de Conclusão de curso de Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre como está ocorrendo o processo de compra de imóveis em Porto Alegre em relação à transformação digital. O mercado imobiliário é um mercado tradicional ligado diretamente a construção civil, setor extremamente relevante para o PIB nacional, porém pouco estudado do ponto de vista das imobiliárias, empresas responsáveis pela venda, locação, entre outros serviços, relacionados aos imóveis disponíveis no mercado. O presente trabalho busca avaliar em qual etapa da transformação digital estão os processos presentes na jornada do consumidor do mercado imobiliário de Porto Alegre, que desejam adquirir um imóvel. O trabalho foi realizado com base em entrevistas em profundidade, realizadas com funcionários e proprietários, responsáveis ou envolvidos na jornada do consumidor das imobiliárias. A avaliação dessas organizações apontou que as organizações estão utilizando processos digitais e que o número deles nas etapas mais avançadas da transformação digital podem estar ligados à duas principais questões, demanda dos clientes do nicho de atuação da imobiliária e estrutura para aplicação dos processos. |
id |
UFRGS-2_011752c51ba558b5ce69d2d3a5fb7a5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256982 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramis, Gabriel PortoSilveira, Cleo Schmitt2023-04-12T03:28:37Z2022http://hdl.handle.net/10183/256982001165023O presente estudo é um Trabalho de Conclusão de curso de Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre como está ocorrendo o processo de compra de imóveis em Porto Alegre em relação à transformação digital. O mercado imobiliário é um mercado tradicional ligado diretamente a construção civil, setor extremamente relevante para o PIB nacional, porém pouco estudado do ponto de vista das imobiliárias, empresas responsáveis pela venda, locação, entre outros serviços, relacionados aos imóveis disponíveis no mercado. O presente trabalho busca avaliar em qual etapa da transformação digital estão os processos presentes na jornada do consumidor do mercado imobiliário de Porto Alegre, que desejam adquirir um imóvel. O trabalho foi realizado com base em entrevistas em profundidade, realizadas com funcionários e proprietários, responsáveis ou envolvidos na jornada do consumidor das imobiliárias. A avaliação dessas organizações apontou que as organizações estão utilizando processos digitais e que o número deles nas etapas mais avançadas da transformação digital podem estar ligados à duas principais questões, demanda dos clientes do nicho de atuação da imobiliária e estrutura para aplicação dos processos.The present study is a Business Administration Course Final Paper from the Federal University of Rio Grande do Sul, about how is occurring the process of real state commercialization in Porto Alegre, in relation to digital transformation. The housing market is a traditional one, tightly related to the construction market, responsible for a relevant share of the GDP, however not very studied from the real state companie’s perspective, firms responsible for dealing, renting, among other services availables in the housing market. This study looks to evaluate in which stage of the digital transformation are the processes contained in the costumer’s journey of the housing market of Porto Alegre, which desires do acquire a propertie. This evaluation was based on depth interviews conducted with owners and employees, responsible for or related to the costumer Journey of the firms. It concludes that these organizations are using digital processes and that the further, or not, development of them can be related to two main causes, costumer’s desire for technology and the size of the structure for the application of these processes.application/pdfporTransformação digitalMercado imobiliárioMarketingComportamento do consumidorDigital transformationCustomer journeyHousing marketAvaliação da transformação digital na jornada do cliente do mercado imobiliário de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2022/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165023.pdf.txt001165023.pdf.txtExtracted Texttext/plain138163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256982/2/001165023.pdf.txtbeed7632b669ebba25d04829565d56a5MD52ORIGINAL001165023.pdfTexto completoapplication/pdf2435288http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256982/1/001165023.pdf644e6486ff26d72e9ed798fa0d8ac9d1MD5110183/2569822023-04-13 03:26:36.566361oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256982Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-13T06:26:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação da transformação digital na jornada do cliente do mercado imobiliário de Porto Alegre |
title |
Avaliação da transformação digital na jornada do cliente do mercado imobiliário de Porto Alegre |
spellingShingle |
Avaliação da transformação digital na jornada do cliente do mercado imobiliário de Porto Alegre Ramis, Gabriel Porto Transformação digital Mercado imobiliário Marketing Comportamento do consumidor Digital transformation Customer journey Housing market |
title_short |
Avaliação da transformação digital na jornada do cliente do mercado imobiliário de Porto Alegre |
title_full |
Avaliação da transformação digital na jornada do cliente do mercado imobiliário de Porto Alegre |
title_fullStr |
Avaliação da transformação digital na jornada do cliente do mercado imobiliário de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Avaliação da transformação digital na jornada do cliente do mercado imobiliário de Porto Alegre |
title_sort |
Avaliação da transformação digital na jornada do cliente do mercado imobiliário de Porto Alegre |
author |
Ramis, Gabriel Porto |
author_facet |
Ramis, Gabriel Porto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramis, Gabriel Porto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silveira, Cleo Schmitt |
contributor_str_mv |
Silveira, Cleo Schmitt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transformação digital Mercado imobiliário Marketing Comportamento do consumidor |
topic |
Transformação digital Mercado imobiliário Marketing Comportamento do consumidor Digital transformation Customer journey Housing market |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital transformation Customer journey Housing market |
description |
O presente estudo é um Trabalho de Conclusão de curso de Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre como está ocorrendo o processo de compra de imóveis em Porto Alegre em relação à transformação digital. O mercado imobiliário é um mercado tradicional ligado diretamente a construção civil, setor extremamente relevante para o PIB nacional, porém pouco estudado do ponto de vista das imobiliárias, empresas responsáveis pela venda, locação, entre outros serviços, relacionados aos imóveis disponíveis no mercado. O presente trabalho busca avaliar em qual etapa da transformação digital estão os processos presentes na jornada do consumidor do mercado imobiliário de Porto Alegre, que desejam adquirir um imóvel. O trabalho foi realizado com base em entrevistas em profundidade, realizadas com funcionários e proprietários, responsáveis ou envolvidos na jornada do consumidor das imobiliárias. A avaliação dessas organizações apontou que as organizações estão utilizando processos digitais e que o número deles nas etapas mais avançadas da transformação digital podem estar ligados à duas principais questões, demanda dos clientes do nicho de atuação da imobiliária e estrutura para aplicação dos processos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-12T03:28:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/256982 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001165023 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/256982 |
identifier_str_mv |
001165023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256982/2/001165023.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256982/1/001165023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
beed7632b669ebba25d04829565d56a5 644e6486ff26d72e9ed798fa0d8ac9d1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447336958033920 |