Transformação digital no ensino superior: A plataforma tecnológica do LTEED do ISCTE-IUL, uma aplicação de design thinking
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/26692 |
Resumo: | Esta dissertação, procura abordar a transformação digital no ensino superior, mais concretamente no ISCTE-IUL, potenciando a utilização do Laboratório de Tecnologias Educativas e Ensino Digital presente na sua infraestrutura, que tem como objetivo apoiar os docentes e estudantes no desenvolvimento de competências de e-learning, para dar origem a novos paradigmas de ensino, como o blended learning, ou puro digital. Para tal, irão ser abordados alguns conceitos, como o design thinking, personas e customer journey; de modo a criar uma solução educativa, por meio de uma plataforma que potencie qualquer metodologia de ensino e ainda dê abertura para melhorar continuamente a pedagogia de ensino no ISCTE-IUL. |
id |
RCAP_4256a6436fe0f661da05a4cf404eb39d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26692 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Transformação digital no ensino superior: A plataforma tecnológica do LTEED do ISCTE-IUL, uma aplicação de design thinkingTransformação digital no ensino superiorDesign thinkingPersonaCustomer journeyTeoria da aprendizagem experiencialDigital transformation in higher educationExperiential learning theoryEsta dissertação, procura abordar a transformação digital no ensino superior, mais concretamente no ISCTE-IUL, potenciando a utilização do Laboratório de Tecnologias Educativas e Ensino Digital presente na sua infraestrutura, que tem como objetivo apoiar os docentes e estudantes no desenvolvimento de competências de e-learning, para dar origem a novos paradigmas de ensino, como o blended learning, ou puro digital. Para tal, irão ser abordados alguns conceitos, como o design thinking, personas e customer journey; de modo a criar uma solução educativa, por meio de uma plataforma que potencie qualquer metodologia de ensino e ainda dê abertura para melhorar continuamente a pedagogia de ensino no ISCTE-IUL.This dissertation seeks to address the digital transformation in higher education, more specifically at ISCTE-IUL, enhancing the use of the Laboratory of Educational Technologies and Digital Teaching present in its infrastructure, which aims to support teachers and students in the development of competences of e-learning, to give rise to new teaching paradigms, such as blended learning, or pure digital. To achieve this, some concepts will be addressed, such as Design Thinking, Personas and Customer Journey; in order to create an educational solution, through a platform that enhances any teaching methodology and also opens up the possibility of continuously improving teaching pedagogy at ISCTE-IUL.2022-12-20T10:31:43Z2022-11-28T00:00:00Z2022-11-282022-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/26692TID:203121805porPereira, Filipe Bernardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:02:05Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26692Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:23.574281Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transformação digital no ensino superior: A plataforma tecnológica do LTEED do ISCTE-IUL, uma aplicação de design thinking |
title |
Transformação digital no ensino superior: A plataforma tecnológica do LTEED do ISCTE-IUL, uma aplicação de design thinking |
spellingShingle |
Transformação digital no ensino superior: A plataforma tecnológica do LTEED do ISCTE-IUL, uma aplicação de design thinking Pereira, Filipe Bernardo Transformação digital no ensino superior Design thinking Persona Customer journey Teoria da aprendizagem experiencial Digital transformation in higher education Experiential learning theory |
title_short |
Transformação digital no ensino superior: A plataforma tecnológica do LTEED do ISCTE-IUL, uma aplicação de design thinking |
title_full |
Transformação digital no ensino superior: A plataforma tecnológica do LTEED do ISCTE-IUL, uma aplicação de design thinking |
title_fullStr |
Transformação digital no ensino superior: A plataforma tecnológica do LTEED do ISCTE-IUL, uma aplicação de design thinking |
title_full_unstemmed |
Transformação digital no ensino superior: A plataforma tecnológica do LTEED do ISCTE-IUL, uma aplicação de design thinking |
title_sort |
Transformação digital no ensino superior: A plataforma tecnológica do LTEED do ISCTE-IUL, uma aplicação de design thinking |
author |
Pereira, Filipe Bernardo |
author_facet |
Pereira, Filipe Bernardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Filipe Bernardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transformação digital no ensino superior Design thinking Persona Customer journey Teoria da aprendizagem experiencial Digital transformation in higher education Experiential learning theory |
topic |
Transformação digital no ensino superior Design thinking Persona Customer journey Teoria da aprendizagem experiencial Digital transformation in higher education Experiential learning theory |
description |
Esta dissertação, procura abordar a transformação digital no ensino superior, mais concretamente no ISCTE-IUL, potenciando a utilização do Laboratório de Tecnologias Educativas e Ensino Digital presente na sua infraestrutura, que tem como objetivo apoiar os docentes e estudantes no desenvolvimento de competências de e-learning, para dar origem a novos paradigmas de ensino, como o blended learning, ou puro digital. Para tal, irão ser abordados alguns conceitos, como o design thinking, personas e customer journey; de modo a criar uma solução educativa, por meio de uma plataforma que potencie qualquer metodologia de ensino e ainda dê abertura para melhorar continuamente a pedagogia de ensino no ISCTE-IUL. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-20T10:31:43Z 2022-11-28T00:00:00Z 2022-11-28 2022-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/26692 TID:203121805 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/26692 |
identifier_str_mv |
TID:203121805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134895533981696 |