Transformação digital no ensino superior: A plataforma tecnológica do LTEED do ISCTE-IUL, uma aplicação de design thinking

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Filipe Bernardo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/26692
Resumo: Esta dissertação, procura abordar a transformação digital no ensino superior, mais concretamente no ISCTE-IUL, potenciando a utilização do Laboratório de Tecnologias Educativas e Ensino Digital presente na sua infraestrutura, que tem como objetivo apoiar os docentes e estudantes no desenvolvimento de competências de e-learning, para dar origem a novos paradigmas de ensino, como o blended learning, ou puro digital. Para tal, irão ser abordados alguns conceitos, como o design thinking, personas e customer journey; de modo a criar uma solução educativa, por meio de uma plataforma que potencie qualquer metodologia de ensino e ainda dê abertura para melhorar continuamente a pedagogia de ensino no ISCTE-IUL.
id RCAP_4256a6436fe0f661da05a4cf404eb39d
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26692
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transformação digital no ensino superior: A plataforma tecnológica do LTEED do ISCTE-IUL, uma aplicação de design thinkingTransformação digital no ensino superiorDesign thinkingPersonaCustomer journeyTeoria da aprendizagem experiencialDigital transformation in higher educationExperiential learning theoryEsta dissertação, procura abordar a transformação digital no ensino superior, mais concretamente no ISCTE-IUL, potenciando a utilização do Laboratório de Tecnologias Educativas e Ensino Digital presente na sua infraestrutura, que tem como objetivo apoiar os docentes e estudantes no desenvolvimento de competências de e-learning, para dar origem a novos paradigmas de ensino, como o blended learning, ou puro digital. Para tal, irão ser abordados alguns conceitos, como o design thinking, personas e customer journey; de modo a criar uma solução educativa, por meio de uma plataforma que potencie qualquer metodologia de ensino e ainda dê abertura para melhorar continuamente a pedagogia de ensino no ISCTE-IUL.This dissertation seeks to address the digital transformation in higher education, more specifically at ISCTE-IUL, enhancing the use of the Laboratory of Educational Technologies and Digital Teaching present in its infrastructure, which aims to support teachers and students in the development of competences of e-learning, to give rise to new teaching paradigms, such as blended learning, or pure digital. To achieve this, some concepts will be addressed, such as Design Thinking, Personas and Customer Journey; in order to create an educational solution, through a platform that enhances any teaching methodology and also opens up the possibility of continuously improving teaching pedagogy at ISCTE-IUL.2022-12-20T10:31:43Z2022-11-28T00:00:00Z2022-11-282022-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/26692TID:203121805porPereira, Filipe Bernardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:02:05Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26692Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:23.574281Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transformação digital no ensino superior: A plataforma tecnológica do LTEED do ISCTE-IUL, uma aplicação de design thinking
title Transformação digital no ensino superior: A plataforma tecnológica do LTEED do ISCTE-IUL, uma aplicação de design thinking
spellingShingle Transformação digital no ensino superior: A plataforma tecnológica do LTEED do ISCTE-IUL, uma aplicação de design thinking
Pereira, Filipe Bernardo
Transformação digital no ensino superior
Design thinking
Persona
Customer journey
Teoria da aprendizagem experiencial
Digital transformation in higher education
Experiential learning theory
title_short Transformação digital no ensino superior: A plataforma tecnológica do LTEED do ISCTE-IUL, uma aplicação de design thinking
title_full Transformação digital no ensino superior: A plataforma tecnológica do LTEED do ISCTE-IUL, uma aplicação de design thinking
title_fullStr Transformação digital no ensino superior: A plataforma tecnológica do LTEED do ISCTE-IUL, uma aplicação de design thinking
title_full_unstemmed Transformação digital no ensino superior: A plataforma tecnológica do LTEED do ISCTE-IUL, uma aplicação de design thinking
title_sort Transformação digital no ensino superior: A plataforma tecnológica do LTEED do ISCTE-IUL, uma aplicação de design thinking
author Pereira, Filipe Bernardo
author_facet Pereira, Filipe Bernardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Filipe Bernardo
dc.subject.por.fl_str_mv Transformação digital no ensino superior
Design thinking
Persona
Customer journey
Teoria da aprendizagem experiencial
Digital transformation in higher education
Experiential learning theory
topic Transformação digital no ensino superior
Design thinking
Persona
Customer journey
Teoria da aprendizagem experiencial
Digital transformation in higher education
Experiential learning theory
description Esta dissertação, procura abordar a transformação digital no ensino superior, mais concretamente no ISCTE-IUL, potenciando a utilização do Laboratório de Tecnologias Educativas e Ensino Digital presente na sua infraestrutura, que tem como objetivo apoiar os docentes e estudantes no desenvolvimento de competências de e-learning, para dar origem a novos paradigmas de ensino, como o blended learning, ou puro digital. Para tal, irão ser abordados alguns conceitos, como o design thinking, personas e customer journey; de modo a criar uma solução educativa, por meio de uma plataforma que potencie qualquer metodologia de ensino e ainda dê abertura para melhorar continuamente a pedagogia de ensino no ISCTE-IUL.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-20T10:31:43Z
2022-11-28T00:00:00Z
2022-11-28
2022-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/26692
TID:203121805
url http://hdl.handle.net/10071/26692
identifier_str_mv TID:203121805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134895533981696