O espaço do riso na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriela Usevicius Maia da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/16013
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar os espaços do riso e do humor na sala de aula, em uma turma de 3ª série de uma da escola rede Estadual de Porto Alegre, na qual realizei minha prática docente. Procuro, estimulada pela experiência como professora, entender o que as crianças pensam do riso na escola e como o humor acontece durante as aulas. Esta pesquisa está inserida no universo do humor e riso relacionados à educação, e possui uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico (Sarmento, 2000). Para conhecer como o riso vem acontecendo na sala de aula, retornei à turma do estágio docente realizado no segundo semestre de 2007 e realizei observações, entrevistas com os alunos da turma, releitura de meu diário de classe, assim como do relatório da prática docente, relacionados com as leituras sobre o problema de pesquisa. O riso, como linguagem de comunicação, tem qualidade de aproximação e permite que se liberem idéias e expressões que o plano racional não permite. Desta forma há mais prazer e liberdade. Diversos autores abordam questões referentes ao humor (Arantes, 2007), às questões do riso (Lulkin, 2007 e 2008; Cardoso, 2000) e a relação entre eles (Justo, 2006). As crianças riem de diferentes situações durante as observações, o riso está presente na sala de aula, o que muda é se o professor faz uso da linguagem prática do humor ou não. As falas dos alunos demonstraram um juízo sobre o riso e a maioria delas coloca a escola como um lugar em que não é permitido rir.
id UFRGS-2_012270fa3eafcce6ca44ada2ca2af490
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16013
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Gabriela Usevicius Maia daLulkin, Sérgio Andrés2009-06-04T04:13:08Z2008http://hdl.handle.net/10183/16013000686334Este trabalho tem como objetivo investigar os espaços do riso e do humor na sala de aula, em uma turma de 3ª série de uma da escola rede Estadual de Porto Alegre, na qual realizei minha prática docente. Procuro, estimulada pela experiência como professora, entender o que as crianças pensam do riso na escola e como o humor acontece durante as aulas. Esta pesquisa está inserida no universo do humor e riso relacionados à educação, e possui uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico (Sarmento, 2000). Para conhecer como o riso vem acontecendo na sala de aula, retornei à turma do estágio docente realizado no segundo semestre de 2007 e realizei observações, entrevistas com os alunos da turma, releitura de meu diário de classe, assim como do relatório da prática docente, relacionados com as leituras sobre o problema de pesquisa. O riso, como linguagem de comunicação, tem qualidade de aproximação e permite que se liberem idéias e expressões que o plano racional não permite. Desta forma há mais prazer e liberdade. Diversos autores abordam questões referentes ao humor (Arantes, 2007), às questões do riso (Lulkin, 2007 e 2008; Cardoso, 2000) e a relação entre eles (Justo, 2006). As crianças riem de diferentes situações durante as observações, o riso está presente na sala de aula, o que muda é se o professor faz uso da linguagem prática do humor ou não. As falas dos alunos demonstraram um juízo sobre o riso e a maioria delas coloca a escola como um lugar em que não é permitido rir.application/pdfporHumorEducação infantilO espaço do riso na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008Pedagogiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000686334.pdf000686334.pdfTexto completoapplication/pdf622292http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16013/1/000686334.pdf89f36b84a212f5e91490f39b3b230b57MD51TEXT000686334.pdf.txt000686334.pdf.txtExtracted Texttext/plain103633http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16013/2/000686334.pdf.txtba421898fc4d373927bdbc1a413618efMD52THUMBNAIL000686334.pdf.jpg000686334.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1299http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16013/3/000686334.pdf.jpg8887343265c062c9ecb7a0d08e4ff3a4MD5310183/160132018-10-17 09:39:44.952oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16013Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T12:39:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O espaço do riso na sala de aula
title O espaço do riso na sala de aula
spellingShingle O espaço do riso na sala de aula
Silva, Gabriela Usevicius Maia da
Humor
Educação infantil
title_short O espaço do riso na sala de aula
title_full O espaço do riso na sala de aula
title_fullStr O espaço do riso na sala de aula
title_full_unstemmed O espaço do riso na sala de aula
title_sort O espaço do riso na sala de aula
author Silva, Gabriela Usevicius Maia da
author_facet Silva, Gabriela Usevicius Maia da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gabriela Usevicius Maia da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lulkin, Sérgio Andrés
contributor_str_mv Lulkin, Sérgio Andrés
dc.subject.por.fl_str_mv Humor
Educação infantil
topic Humor
Educação infantil
description Este trabalho tem como objetivo investigar os espaços do riso e do humor na sala de aula, em uma turma de 3ª série de uma da escola rede Estadual de Porto Alegre, na qual realizei minha prática docente. Procuro, estimulada pela experiência como professora, entender o que as crianças pensam do riso na escola e como o humor acontece durante as aulas. Esta pesquisa está inserida no universo do humor e riso relacionados à educação, e possui uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico (Sarmento, 2000). Para conhecer como o riso vem acontecendo na sala de aula, retornei à turma do estágio docente realizado no segundo semestre de 2007 e realizei observações, entrevistas com os alunos da turma, releitura de meu diário de classe, assim como do relatório da prática docente, relacionados com as leituras sobre o problema de pesquisa. O riso, como linguagem de comunicação, tem qualidade de aproximação e permite que se liberem idéias e expressões que o plano racional não permite. Desta forma há mais prazer e liberdade. Diversos autores abordam questões referentes ao humor (Arantes, 2007), às questões do riso (Lulkin, 2007 e 2008; Cardoso, 2000) e a relação entre eles (Justo, 2006). As crianças riem de diferentes situações durante as observações, o riso está presente na sala de aula, o que muda é se o professor faz uso da linguagem prática do humor ou não. As falas dos alunos demonstraram um juízo sobre o riso e a maioria delas coloca a escola como um lugar em que não é permitido rir.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-06-04T04:13:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/16013
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000686334
url http://hdl.handle.net/10183/16013
identifier_str_mv 000686334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16013/1/000686334.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16013/2/000686334.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16013/3/000686334.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 89f36b84a212f5e91490f39b3b230b57
ba421898fc4d373927bdbc1a413618ef
8887343265c062c9ecb7a0d08e4ff3a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447029024817152