O espaço do riso na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/16013 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar os espaços do riso e do humor na sala de aula, em uma turma de 3ª série de uma da escola rede Estadual de Porto Alegre, na qual realizei minha prática docente. Procuro, estimulada pela experiência como professora, entender o que as crianças pensam do riso na escola e como o humor acontece durante as aulas. Esta pesquisa está inserida no universo do humor e riso relacionados à educação, e possui uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico (Sarmento, 2000). Para conhecer como o riso vem acontecendo na sala de aula, retornei à turma do estágio docente realizado no segundo semestre de 2007 e realizei observações, entrevistas com os alunos da turma, releitura de meu diário de classe, assim como do relatório da prática docente, relacionados com as leituras sobre o problema de pesquisa. O riso, como linguagem de comunicação, tem qualidade de aproximação e permite que se liberem idéias e expressões que o plano racional não permite. Desta forma há mais prazer e liberdade. Diversos autores abordam questões referentes ao humor (Arantes, 2007), às questões do riso (Lulkin, 2007 e 2008; Cardoso, 2000) e a relação entre eles (Justo, 2006). As crianças riem de diferentes situações durante as observações, o riso está presente na sala de aula, o que muda é se o professor faz uso da linguagem prática do humor ou não. As falas dos alunos demonstraram um juízo sobre o riso e a maioria delas coloca a escola como um lugar em que não é permitido rir. |
id |
UFRGS-2_012270fa3eafcce6ca44ada2ca2af490 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16013 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Gabriela Usevicius Maia daLulkin, Sérgio Andrés2009-06-04T04:13:08Z2008http://hdl.handle.net/10183/16013000686334Este trabalho tem como objetivo investigar os espaços do riso e do humor na sala de aula, em uma turma de 3ª série de uma da escola rede Estadual de Porto Alegre, na qual realizei minha prática docente. Procuro, estimulada pela experiência como professora, entender o que as crianças pensam do riso na escola e como o humor acontece durante as aulas. Esta pesquisa está inserida no universo do humor e riso relacionados à educação, e possui uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico (Sarmento, 2000). Para conhecer como o riso vem acontecendo na sala de aula, retornei à turma do estágio docente realizado no segundo semestre de 2007 e realizei observações, entrevistas com os alunos da turma, releitura de meu diário de classe, assim como do relatório da prática docente, relacionados com as leituras sobre o problema de pesquisa. O riso, como linguagem de comunicação, tem qualidade de aproximação e permite que se liberem idéias e expressões que o plano racional não permite. Desta forma há mais prazer e liberdade. Diversos autores abordam questões referentes ao humor (Arantes, 2007), às questões do riso (Lulkin, 2007 e 2008; Cardoso, 2000) e a relação entre eles (Justo, 2006). As crianças riem de diferentes situações durante as observações, o riso está presente na sala de aula, o que muda é se o professor faz uso da linguagem prática do humor ou não. As falas dos alunos demonstraram um juízo sobre o riso e a maioria delas coloca a escola como um lugar em que não é permitido rir.application/pdfporHumorEducação infantilO espaço do riso na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008Pedagogiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000686334.pdf000686334.pdfTexto completoapplication/pdf622292http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16013/1/000686334.pdf89f36b84a212f5e91490f39b3b230b57MD51TEXT000686334.pdf.txt000686334.pdf.txtExtracted Texttext/plain103633http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16013/2/000686334.pdf.txtba421898fc4d373927bdbc1a413618efMD52THUMBNAIL000686334.pdf.jpg000686334.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1299http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16013/3/000686334.pdf.jpg8887343265c062c9ecb7a0d08e4ff3a4MD5310183/160132018-10-17 09:39:44.952oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16013Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T12:39:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O espaço do riso na sala de aula |
title |
O espaço do riso na sala de aula |
spellingShingle |
O espaço do riso na sala de aula Silva, Gabriela Usevicius Maia da Humor Educação infantil |
title_short |
O espaço do riso na sala de aula |
title_full |
O espaço do riso na sala de aula |
title_fullStr |
O espaço do riso na sala de aula |
title_full_unstemmed |
O espaço do riso na sala de aula |
title_sort |
O espaço do riso na sala de aula |
author |
Silva, Gabriela Usevicius Maia da |
author_facet |
Silva, Gabriela Usevicius Maia da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gabriela Usevicius Maia da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lulkin, Sérgio Andrés |
contributor_str_mv |
Lulkin, Sérgio Andrés |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Humor Educação infantil |
topic |
Humor Educação infantil |
description |
Este trabalho tem como objetivo investigar os espaços do riso e do humor na sala de aula, em uma turma de 3ª série de uma da escola rede Estadual de Porto Alegre, na qual realizei minha prática docente. Procuro, estimulada pela experiência como professora, entender o que as crianças pensam do riso na escola e como o humor acontece durante as aulas. Esta pesquisa está inserida no universo do humor e riso relacionados à educação, e possui uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico (Sarmento, 2000). Para conhecer como o riso vem acontecendo na sala de aula, retornei à turma do estágio docente realizado no segundo semestre de 2007 e realizei observações, entrevistas com os alunos da turma, releitura de meu diário de classe, assim como do relatório da prática docente, relacionados com as leituras sobre o problema de pesquisa. O riso, como linguagem de comunicação, tem qualidade de aproximação e permite que se liberem idéias e expressões que o plano racional não permite. Desta forma há mais prazer e liberdade. Diversos autores abordam questões referentes ao humor (Arantes, 2007), às questões do riso (Lulkin, 2007 e 2008; Cardoso, 2000) e a relação entre eles (Justo, 2006). As crianças riem de diferentes situações durante as observações, o riso está presente na sala de aula, o que muda é se o professor faz uso da linguagem prática do humor ou não. As falas dos alunos demonstraram um juízo sobre o riso e a maioria delas coloca a escola como um lugar em que não é permitido rir. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-06-04T04:13:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/16013 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000686334 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/16013 |
identifier_str_mv |
000686334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16013/1/000686334.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16013/2/000686334.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16013/3/000686334.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
89f36b84a212f5e91490f39b3b230b57 ba421898fc4d373927bdbc1a413618ef 8887343265c062c9ecb7a0d08e4ff3a4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447029024817152 |