Goethe e Mozart : o problema Ópera (1991)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gadamer, Hans-Georg
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cruz, Raimundo José Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218690
Resumo: O texto de Hans-Georg Gadamer que apresentamos traduzido para o português compõe um esforço mais amplo que investiga uma Hermenêutica da Música no contexto das Obras Completas (Gesammelte Werke) do hermeneuta. Segue de um ponto de vista fundamental, as questões levantadas a respeito dos fenômenos da compreensão e da interpretação apresentados em Verdade e Método (1960) (Wahrheit und Methode), principalmente no que diz respeito à experiência da arte na primeira parte da Obra. Busca-se apresentar a experiência da música a partir dos diversos textos sobre música que podem ser encontrados no todo da Obra e que ainda não se encontram traduzidos para o português. Dessa forma, ao considerarmos o êxito contemporâneo da Hermenêutica no contexto do debate das ciências, contra as pretensões metodológicas objetifica-doras e, a consequente crítica à epistemologia, o recurso gadameriano à música desdobra-se nas trilhas da crítica ontológica sobre o modo de ser do estético. O escrito “Goethe e Mozart – o problema Ópera (1991)” compõe o nono Tomo das Obras Completas com o título Ästhetik und Poetik II: Hermeneutik im Vollzug.
id UFRGS-2_01321e05c4e9c41ffc6f9e111b4594e7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218690
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gadamer, Hans-GeorgCruz, Raimundo José Barros2021-03-13T04:25:32Z20200042-3955http://hdl.handle.net/10183/218690001121858O texto de Hans-Georg Gadamer que apresentamos traduzido para o português compõe um esforço mais amplo que investiga uma Hermenêutica da Música no contexto das Obras Completas (Gesammelte Werke) do hermeneuta. Segue de um ponto de vista fundamental, as questões levantadas a respeito dos fenômenos da compreensão e da interpretação apresentados em Verdade e Método (1960) (Wahrheit und Methode), principalmente no que diz respeito à experiência da arte na primeira parte da Obra. Busca-se apresentar a experiência da música a partir dos diversos textos sobre música que podem ser encontrados no todo da Obra e que ainda não se encontram traduzidos para o português. Dessa forma, ao considerarmos o êxito contemporâneo da Hermenêutica no contexto do debate das ciências, contra as pretensões metodológicas objetifica-doras e, a consequente crítica à epistemologia, o recurso gadameriano à música desdobra-se nas trilhas da crítica ontológica sobre o modo de ser do estético. O escrito “Goethe e Mozart – o problema Ópera (1991)” compõe o nono Tomo das Obras Completas com o título Ästhetik und Poetik II: Hermeneutik im Vollzug.The text by Hans-Georg Gadamer, which has been presented in Portu-guese translation, comprises a broader effort to investigate Music Hermeneutics in his Complete Works (Gesammelte Werke). From a fundamental point of view, it brings about the issues raised upon the comprehension and interpretation phenomenon presented in Truth and Method (1960) (Wahrheit und Methode), concerning mainly the art experience in the first part of the Work. The music experience is sought after through several texts about music that can be found in the whole Work and which have not yet been translated into Portuguese. This way, by considering the contemporary success of Hermeneutics in the scope of science debate against the objectifying methodological claims and the resulting critique about epistemology, the Gadamerian resource applied to music unfolds on the paths of ontological criticism about the aesthetic way of being. The writing Goethe and Mozart - the Opera problem (1991) establishes the ninth Volume of Complete Works under the title Ästhetik und Poetik II: Hermeneutikim Vollzug.El texto de Hans-Georg Gadamer que presentamos traducido al portugués forma parte de un trabajo más amplio que investiga una Hermenéutica de la Música en el contexto de las Obras Completas (Gesammelte Werke) del hermeneuta. Sigue un punto de vista fundamental, las cuestiones levantadas con respecto al fenómeno de la comprensión y la interpretación presentado en Verdad y Método (1960) (Wahrheit und Methode), sobre todo en lo relacionado a la experiencia del arte en la primera parte de la Obra. Se pretende presentar la experiencia de la música a partir de los diferentes textos sobre música que se pueden encontrar por toda la Obra y que todavía no se han traducido al portugués. De este modo, al considerar el éxito contemporáneo de la Hermenéutica en el contexto del debate de las ciencias, contra las pretensiones metodológicas cosificadoras y, la consecuente crítica a la epistemología, el recurso gadameriano a la música se despliega en los senderos de la crítica ontológica sobre el modo de ser de lo estético. El texto Goethe y Mozart – el problema Ópera (1991) forma parte del noveno Tomo de las Obras Completas con el título Ästhetik und Poetik II: Hermeneutik im Vollzug.application/pdfporVéritas : revista trimestral de filosofia e ciências humanas da PUCRS. Porto Alegre. Vol. 65, n. 3 (set./dez. 2020), p. 1-8Goethe, Johann Wolfgang von, 1749-1832Mozart, Wolfgang Amadeus, 1756-1791Gadamer, Hans-Georg, 1900-2002MúsicaHermenêuticaMusicHermeneuticsHermenéuticaGoethe e Mozart : o problema Ópera (1991)Goethe and Mozart : the Opera problem (1991)Goethe y Mozart : el problema Ópera (1991)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121858.pdf.txt001121858.pdf.txtExtracted Texttext/plain32530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218690/2/001121858.pdf.txtd214e8a060679767f6556a4c4f4ca163MD52ORIGINAL001121858.pdfTexto completoapplication/pdf316761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218690/1/001121858.pdff20ae52ccc409d76ab2fffd33a6cd187MD5110183/2186902021-05-07 04:34:50.94899oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218690Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:34:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Goethe e Mozart : o problema Ópera (1991)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Goethe and Mozart : the Opera problem (1991)
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Goethe y Mozart : el problema Ópera (1991)
title Goethe e Mozart : o problema Ópera (1991)
spellingShingle Goethe e Mozart : o problema Ópera (1991)
Gadamer, Hans-Georg
Goethe, Johann Wolfgang von, 1749-1832
Mozart, Wolfgang Amadeus, 1756-1791
Gadamer, Hans-Georg, 1900-2002
Música
Hermenêutica
Music
Hermeneutics
Hermenéutica
title_short Goethe e Mozart : o problema Ópera (1991)
title_full Goethe e Mozart : o problema Ópera (1991)
title_fullStr Goethe e Mozart : o problema Ópera (1991)
title_full_unstemmed Goethe e Mozart : o problema Ópera (1991)
title_sort Goethe e Mozart : o problema Ópera (1991)
author Gadamer, Hans-Georg
author_facet Gadamer, Hans-Georg
Cruz, Raimundo José Barros
author_role author
author2 Cruz, Raimundo José Barros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gadamer, Hans-Georg
Cruz, Raimundo José Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Goethe, Johann Wolfgang von, 1749-1832
Mozart, Wolfgang Amadeus, 1756-1791
Gadamer, Hans-Georg, 1900-2002
Música
Hermenêutica
topic Goethe, Johann Wolfgang von, 1749-1832
Mozart, Wolfgang Amadeus, 1756-1791
Gadamer, Hans-Georg, 1900-2002
Música
Hermenêutica
Music
Hermeneutics
Hermenéutica
dc.subject.eng.fl_str_mv Music
Hermeneutics
dc.subject.spa.fl_str_mv Hermenéutica
description O texto de Hans-Georg Gadamer que apresentamos traduzido para o português compõe um esforço mais amplo que investiga uma Hermenêutica da Música no contexto das Obras Completas (Gesammelte Werke) do hermeneuta. Segue de um ponto de vista fundamental, as questões levantadas a respeito dos fenômenos da compreensão e da interpretação apresentados em Verdade e Método (1960) (Wahrheit und Methode), principalmente no que diz respeito à experiência da arte na primeira parte da Obra. Busca-se apresentar a experiência da música a partir dos diversos textos sobre música que podem ser encontrados no todo da Obra e que ainda não se encontram traduzidos para o português. Dessa forma, ao considerarmos o êxito contemporâneo da Hermenêutica no contexto do debate das ciências, contra as pretensões metodológicas objetifica-doras e, a consequente crítica à epistemologia, o recurso gadameriano à música desdobra-se nas trilhas da crítica ontológica sobre o modo de ser do estético. O escrito “Goethe e Mozart – o problema Ópera (1991)” compõe o nono Tomo das Obras Completas com o título Ästhetik und Poetik II: Hermeneutik im Vollzug.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-13T04:25:32Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218690
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0042-3955
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001121858
identifier_str_mv 0042-3955
001121858
url http://hdl.handle.net/10183/218690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Véritas : revista trimestral de filosofia e ciências humanas da PUCRS. Porto Alegre. Vol. 65, n. 3 (set./dez. 2020), p. 1-8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218690/2/001121858.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218690/1/001121858.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d214e8a060679767f6556a4c4f4ca163
f20ae52ccc409d76ab2fffd33a6cd187
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225010140938240