Goethe e Mozart : o problema Ópera (1991)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218690 |
Resumo: | O texto de Hans-Georg Gadamer que apresentamos traduzido para o português compõe um esforço mais amplo que investiga uma Hermenêutica da Música no contexto das Obras Completas (Gesammelte Werke) do hermeneuta. Segue de um ponto de vista fundamental, as questões levantadas a respeito dos fenômenos da compreensão e da interpretação apresentados em Verdade e Método (1960) (Wahrheit und Methode), principalmente no que diz respeito à experiência da arte na primeira parte da Obra. Busca-se apresentar a experiência da música a partir dos diversos textos sobre música que podem ser encontrados no todo da Obra e que ainda não se encontram traduzidos para o português. Dessa forma, ao considerarmos o êxito contemporâneo da Hermenêutica no contexto do debate das ciências, contra as pretensões metodológicas objetifica-doras e, a consequente crítica à epistemologia, o recurso gadameriano à música desdobra-se nas trilhas da crítica ontológica sobre o modo de ser do estético. O escrito “Goethe e Mozart – o problema Ópera (1991)” compõe o nono Tomo das Obras Completas com o título Ästhetik und Poetik II: Hermeneutik im Vollzug. |
id |
UFRGS-2_01321e05c4e9c41ffc6f9e111b4594e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218690 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gadamer, Hans-GeorgCruz, Raimundo José Barros2021-03-13T04:25:32Z20200042-3955http://hdl.handle.net/10183/218690001121858O texto de Hans-Georg Gadamer que apresentamos traduzido para o português compõe um esforço mais amplo que investiga uma Hermenêutica da Música no contexto das Obras Completas (Gesammelte Werke) do hermeneuta. Segue de um ponto de vista fundamental, as questões levantadas a respeito dos fenômenos da compreensão e da interpretação apresentados em Verdade e Método (1960) (Wahrheit und Methode), principalmente no que diz respeito à experiência da arte na primeira parte da Obra. Busca-se apresentar a experiência da música a partir dos diversos textos sobre música que podem ser encontrados no todo da Obra e que ainda não se encontram traduzidos para o português. Dessa forma, ao considerarmos o êxito contemporâneo da Hermenêutica no contexto do debate das ciências, contra as pretensões metodológicas objetifica-doras e, a consequente crítica à epistemologia, o recurso gadameriano à música desdobra-se nas trilhas da crítica ontológica sobre o modo de ser do estético. O escrito “Goethe e Mozart – o problema Ópera (1991)” compõe o nono Tomo das Obras Completas com o título Ästhetik und Poetik II: Hermeneutik im Vollzug.The text by Hans-Georg Gadamer, which has been presented in Portu-guese translation, comprises a broader effort to investigate Music Hermeneutics in his Complete Works (Gesammelte Werke). From a fundamental point of view, it brings about the issues raised upon the comprehension and interpretation phenomenon presented in Truth and Method (1960) (Wahrheit und Methode), concerning mainly the art experience in the first part of the Work. The music experience is sought after through several texts about music that can be found in the whole Work and which have not yet been translated into Portuguese. This way, by considering the contemporary success of Hermeneutics in the scope of science debate against the objectifying methodological claims and the resulting critique about epistemology, the Gadamerian resource applied to music unfolds on the paths of ontological criticism about the aesthetic way of being. The writing Goethe and Mozart - the Opera problem (1991) establishes the ninth Volume of Complete Works under the title Ästhetik und Poetik II: Hermeneutikim Vollzug.El texto de Hans-Georg Gadamer que presentamos traducido al portugués forma parte de un trabajo más amplio que investiga una Hermenéutica de la Música en el contexto de las Obras Completas (Gesammelte Werke) del hermeneuta. Sigue un punto de vista fundamental, las cuestiones levantadas con respecto al fenómeno de la comprensión y la interpretación presentado en Verdad y Método (1960) (Wahrheit und Methode), sobre todo en lo relacionado a la experiencia del arte en la primera parte de la Obra. Se pretende presentar la experiencia de la música a partir de los diferentes textos sobre música que se pueden encontrar por toda la Obra y que todavía no se han traducido al portugués. De este modo, al considerar el éxito contemporáneo de la Hermenéutica en el contexto del debate de las ciencias, contra las pretensiones metodológicas cosificadoras y, la consecuente crítica a la epistemología, el recurso gadameriano a la música se despliega en los senderos de la crítica ontológica sobre el modo de ser de lo estético. El texto Goethe y Mozart – el problema Ópera (1991) forma parte del noveno Tomo de las Obras Completas con el título Ästhetik und Poetik II: Hermeneutik im Vollzug.application/pdfporVéritas : revista trimestral de filosofia e ciências humanas da PUCRS. Porto Alegre. Vol. 65, n. 3 (set./dez. 2020), p. 1-8Goethe, Johann Wolfgang von, 1749-1832Mozart, Wolfgang Amadeus, 1756-1791Gadamer, Hans-Georg, 1900-2002MúsicaHermenêuticaMusicHermeneuticsHermenéuticaGoethe e Mozart : o problema Ópera (1991)Goethe and Mozart : the Opera problem (1991)Goethe y Mozart : el problema Ópera (1991)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121858.pdf.txt001121858.pdf.txtExtracted Texttext/plain32530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218690/2/001121858.pdf.txtd214e8a060679767f6556a4c4f4ca163MD52ORIGINAL001121858.pdfTexto completoapplication/pdf316761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218690/1/001121858.pdff20ae52ccc409d76ab2fffd33a6cd187MD5110183/2186902021-05-07 04:34:50.94899oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218690Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:34:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Goethe e Mozart : o problema Ópera (1991) |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Goethe and Mozart : the Opera problem (1991) |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Goethe y Mozart : el problema Ópera (1991) |
title |
Goethe e Mozart : o problema Ópera (1991) |
spellingShingle |
Goethe e Mozart : o problema Ópera (1991) Gadamer, Hans-Georg Goethe, Johann Wolfgang von, 1749-1832 Mozart, Wolfgang Amadeus, 1756-1791 Gadamer, Hans-Georg, 1900-2002 Música Hermenêutica Music Hermeneutics Hermenéutica |
title_short |
Goethe e Mozart : o problema Ópera (1991) |
title_full |
Goethe e Mozart : o problema Ópera (1991) |
title_fullStr |
Goethe e Mozart : o problema Ópera (1991) |
title_full_unstemmed |
Goethe e Mozart : o problema Ópera (1991) |
title_sort |
Goethe e Mozart : o problema Ópera (1991) |
author |
Gadamer, Hans-Georg |
author_facet |
Gadamer, Hans-Georg Cruz, Raimundo José Barros |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Raimundo José Barros |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gadamer, Hans-Georg Cruz, Raimundo José Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Goethe, Johann Wolfgang von, 1749-1832 Mozart, Wolfgang Amadeus, 1756-1791 Gadamer, Hans-Georg, 1900-2002 Música Hermenêutica |
topic |
Goethe, Johann Wolfgang von, 1749-1832 Mozart, Wolfgang Amadeus, 1756-1791 Gadamer, Hans-Georg, 1900-2002 Música Hermenêutica Music Hermeneutics Hermenéutica |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Music Hermeneutics |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Hermenéutica |
description |
O texto de Hans-Georg Gadamer que apresentamos traduzido para o português compõe um esforço mais amplo que investiga uma Hermenêutica da Música no contexto das Obras Completas (Gesammelte Werke) do hermeneuta. Segue de um ponto de vista fundamental, as questões levantadas a respeito dos fenômenos da compreensão e da interpretação apresentados em Verdade e Método (1960) (Wahrheit und Methode), principalmente no que diz respeito à experiência da arte na primeira parte da Obra. Busca-se apresentar a experiência da música a partir dos diversos textos sobre música que podem ser encontrados no todo da Obra e que ainda não se encontram traduzidos para o português. Dessa forma, ao considerarmos o êxito contemporâneo da Hermenêutica no contexto do debate das ciências, contra as pretensões metodológicas objetifica-doras e, a consequente crítica à epistemologia, o recurso gadameriano à música desdobra-se nas trilhas da crítica ontológica sobre o modo de ser do estético. O escrito “Goethe e Mozart – o problema Ópera (1991)” compõe o nono Tomo das Obras Completas com o título Ästhetik und Poetik II: Hermeneutik im Vollzug. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-13T04:25:32Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/218690 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0042-3955 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001121858 |
identifier_str_mv |
0042-3955 001121858 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/218690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Véritas : revista trimestral de filosofia e ciências humanas da PUCRS. Porto Alegre. Vol. 65, n. 3 (set./dez. 2020), p. 1-8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218690/2/001121858.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218690/1/001121858.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d214e8a060679767f6556a4c4f4ca163 f20ae52ccc409d76ab2fffd33a6cd187 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447733895430144 |