O Sistema Único de Protocolo (SUP) no Tribunal Regional Federal da 4. Região

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Miriam Aparecida de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158862
Resumo: Este trabalho envolve a área de protocolo de petições e analisa a implantação de um sistema eletrônico de petições denominado Sistema Único de Protocolo (SUP) no âmbito do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Tem por objetivo analisar a percepção do cliente interno sobre o serviço, mediante identificação de pontos fracos e pontos fortes e de elementos que possibilitem melhorias no sistema. A metodologia empregada foi elaboração e aplicação de entrevista estruturada junto aos servidores que atuam na área de atendimento tendo como base os objetivos do trabalho. Conclui-se que o sistema eletrônico de petições está cumprindo com o objetivo de proporcionar maior precisão, segurança e transparência no tratamento dispensado aos documentos processuais, mas existem pontos fracos que podem ser melhorados como a falta de treinamento para operar o sistema, principalmente pela varas federais, e a lentidão do aplicativo que controla o sistema. Em relação ao objetivo específico de sugestões de melhorias no SUP, as entrevistas sugerem algumas ações que seguramente atacariam os pontos fracos detectados: melhor qualificação do pessoal, tornar obrigatória a utilização do pré-cadastro - mediada por um treinamento prévio - e melhorar a estrutura de funcionamento do sistema.
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