A comunicação integrada na pequena empresa familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Priscilla Andrade
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77985
Resumo: O presente trabalho apresenta definições, exemplos, conceitos e a importância da comunicação integrada dentro das organizações. O estudo busca analisar as estratégias comunicacionais que são implantadas dentro das pequenas organizações e se elas desenvolvem o processo integrado proposto por Kunsch: comunicação interna, administrativa e mercadológica. O objetivo é discutir primeiramente, a importância do profissional de comunicação dentro das pequenas organizações, aonde em geral, existe uma negação em priorizar a implantação de um setor específico e qualificado, que dará o suporte às áreas administrativas e comerciais. Paralelamente, a utilização da comunicação integrada como estratégia, estabelecendo uma rede de canais entre os públicos auxiliando no relacionamento interno, fluxo de informações e na distribuição (estratégica) dos produtos no mercado. O estudo baseia-se na abordagem de conceitos e na metodologia de estudos de casos com entrevista estruturada aplicada em três organizações com estrutura pequena e familiar. O estudo busca também reforçar que o papel do Relações Públicas é fundamental em qualquer tipo de organização pois suas estratégias buscam desenvolver diferenciais e canais de comunicação com os públicos. Nesse sentido sua incorporação aos papéis de liderança, mesmo em estruturas pequenas e familiares, acarretará benefícios e maior competitividade dentro do cenário atual.
id UFRGS-2_017c1351823ffd35d2f6297600990475
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77985
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ribeiro, Priscilla AndradeLiedke, Enoi Dago2013-09-13T01:45:54Z2013http://hdl.handle.net/10183/77985000898311O presente trabalho apresenta definições, exemplos, conceitos e a importância da comunicação integrada dentro das organizações. O estudo busca analisar as estratégias comunicacionais que são implantadas dentro das pequenas organizações e se elas desenvolvem o processo integrado proposto por Kunsch: comunicação interna, administrativa e mercadológica. O objetivo é discutir primeiramente, a importância do profissional de comunicação dentro das pequenas organizações, aonde em geral, existe uma negação em priorizar a implantação de um setor específico e qualificado, que dará o suporte às áreas administrativas e comerciais. Paralelamente, a utilização da comunicação integrada como estratégia, estabelecendo uma rede de canais entre os públicos auxiliando no relacionamento interno, fluxo de informações e na distribuição (estratégica) dos produtos no mercado. O estudo baseia-se na abordagem de conceitos e na metodologia de estudos de casos com entrevista estruturada aplicada em três organizações com estrutura pequena e familiar. O estudo busca também reforçar que o papel do Relações Públicas é fundamental em qualquer tipo de organização pois suas estratégias buscam desenvolver diferenciais e canais de comunicação com os públicos. Nesse sentido sua incorporação aos papéis de liderança, mesmo em estruturas pequenas e familiares, acarretará benefícios e maior competitividade dentro do cenário atual.The current paper presents definitions, examples, concepts and the importance of integrated communication inside organizations. This research aims to analyze the communication strategies which are implanted inside small organizations and if they develop the integrated process proposed by Kunsch: internal, administrative and marketing communications. The aim is to discuss primarily the importance of the communication professional inside small organizations, where generally, there is a denial in prioritize the implementation of a specific and qualified sector which will give support to the commercial and administrative areas. At the same time, the use of integrated communication as strategy establishes a channel net among the public, helping the intern relationship, the information flow and the strategic distribution of marketing products. This study is based on the approach of concepts and in the studies methodologies of cases with structured interviews applied in three organizations with small and familiar structure. The study also searches to reinforce the role of the Public Relation as fundamental in any type of organization, since his or her strategies searches to develop differentials and communication channels with the organization public. Accordingly, this incorporation to the leader roles, even in small and familiar structures, will lead to benefits and a bigger competitive edge inside the current scenario.application/pdfporPequena empresaComunicação integradaIntegrated communicationSmall companyFamiliar structureA comunicação integrada na pequena empresa familiarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000898311.pdf000898311.pdfTexto completoapplication/pdf2528764http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77985/1/000898311.pdf139ea081b4444decad54f71e2c43a391MD51TEXT000898311.pdf.txt000898311.pdf.txtExtracted Texttext/plain137139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77985/2/000898311.pdf.txtb65f98fe70ab49a3f0be49a559acb981MD52THUMBNAIL000898311.pdf.jpg000898311.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77985/3/000898311.pdf.jpga933e5022ffdffac05ace9be8f00c648MD5310183/779852018-10-15 07:58:49.623oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77985Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:58:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A comunicação integrada na pequena empresa familiar
title A comunicação integrada na pequena empresa familiar
spellingShingle A comunicação integrada na pequena empresa familiar
Ribeiro, Priscilla Andrade
Pequena empresa
Comunicação integrada
Integrated communication
Small company
Familiar structure
title_short A comunicação integrada na pequena empresa familiar
title_full A comunicação integrada na pequena empresa familiar
title_fullStr A comunicação integrada na pequena empresa familiar
title_full_unstemmed A comunicação integrada na pequena empresa familiar
title_sort A comunicação integrada na pequena empresa familiar
author Ribeiro, Priscilla Andrade
author_facet Ribeiro, Priscilla Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Priscilla Andrade
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Liedke, Enoi Dago
contributor_str_mv Liedke, Enoi Dago
dc.subject.por.fl_str_mv Pequena empresa
Comunicação integrada
topic Pequena empresa
Comunicação integrada
Integrated communication
Small company
Familiar structure
dc.subject.eng.fl_str_mv Integrated communication
Small company
Familiar structure
description O presente trabalho apresenta definições, exemplos, conceitos e a importância da comunicação integrada dentro das organizações. O estudo busca analisar as estratégias comunicacionais que são implantadas dentro das pequenas organizações e se elas desenvolvem o processo integrado proposto por Kunsch: comunicação interna, administrativa e mercadológica. O objetivo é discutir primeiramente, a importância do profissional de comunicação dentro das pequenas organizações, aonde em geral, existe uma negação em priorizar a implantação de um setor específico e qualificado, que dará o suporte às áreas administrativas e comerciais. Paralelamente, a utilização da comunicação integrada como estratégia, estabelecendo uma rede de canais entre os públicos auxiliando no relacionamento interno, fluxo de informações e na distribuição (estratégica) dos produtos no mercado. O estudo baseia-se na abordagem de conceitos e na metodologia de estudos de casos com entrevista estruturada aplicada em três organizações com estrutura pequena e familiar. O estudo busca também reforçar que o papel do Relações Públicas é fundamental em qualquer tipo de organização pois suas estratégias buscam desenvolver diferenciais e canais de comunicação com os públicos. Nesse sentido sua incorporação aos papéis de liderança, mesmo em estruturas pequenas e familiares, acarretará benefícios e maior competitividade dentro do cenário atual.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-09-13T01:45:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77985
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000898311
url http://hdl.handle.net/10183/77985
identifier_str_mv 000898311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77985/1/000898311.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77985/2/000898311.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77985/3/000898311.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 139ea081b4444decad54f71e2c43a391
b65f98fe70ab49a3f0be49a559acb981
a933e5022ffdffac05ace9be8f00c648
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447112960180224