Consulta de enfermagem ampliada : possibilidades de formação para a prática da integralidade em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Maria Luiza Paz
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Oliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa de, Manica, Silvia Troyahn
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/96780
Resumo: Objetivou-se analisar uma intervenção no modo tradicional de ensinar a consulta de enfermagem e seu potencial para a formação de enfermeiros para a prática da integralidade em saúde. Pesquisa participante, desenvolvida com oito alunos do Curso de Enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil, no período de agosto a novembro de 2011. O contexto de estudo constituiu-se pelas consultas ambulatoriais e por vivências no cotidiano dos usuários. Os dados coletados por meio de grupo focal foram submetidos à análise temática, emergindo duas categorias: “A interatividade entre o cenário tradicional e o ampliado: possibilidades para o aprendizado da integralidade” e “A consulta de enfermagem ampliada: saberes gerados na experiência”. Evidenciou-se que a experiência foi produtora de saberes coerentes com a formação para integralidade. Conclui-se que a diversificação de cenários de aprendizagem pode configurar-se como estratégia pedagógica com potência para provocar transformações no modelo de atenção/formação em saúde vigente.
id UFRGS-2_019f4560c40a3726f3a02b23a9e020bb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96780
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Maria Luiza PazOliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa deManica, Silvia Troyahn2014-06-21T02:07:14Z20130102-6933http://hdl.handle.net/10183/96780000915228Objetivou-se analisar uma intervenção no modo tradicional de ensinar a consulta de enfermagem e seu potencial para a formação de enfermeiros para a prática da integralidade em saúde. Pesquisa participante, desenvolvida com oito alunos do Curso de Enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil, no período de agosto a novembro de 2011. O contexto de estudo constituiu-se pelas consultas ambulatoriais e por vivências no cotidiano dos usuários. Os dados coletados por meio de grupo focal foram submetidos à análise temática, emergindo duas categorias: “A interatividade entre o cenário tradicional e o ampliado: possibilidades para o aprendizado da integralidade” e “A consulta de enfermagem ampliada: saberes gerados na experiência”. Evidenciou-se que a experiência foi produtora de saberes coerentes com a formação para integralidade. Conclui-se que a diversificação de cenários de aprendizagem pode configurar-se como estratégia pedagógica com potência para provocar transformações no modelo de atenção/formação em saúde vigente.The objective was to analyze an intervention in the traditional way of teaching nursing consultation and its potential for nurses’ education aiming for the practice of integrality in health. This is a participative research carried out from August to November 2011 with eight students attending the School of Nursing in a public university from the south of Brazil. The study context comprised outpatient consultations and daily life experiences of the patients. Data were collected through focus group and submitted to thematic analysis, in which two categories emerged: “The interactivity between the traditional and the extended scenario: possibilities for the integrality in education” and “The extended nursing consultation: knowledge from experience”. The analysis evidenced that the experience produced knowledge coherent with the integrality in education. We conclude that the diversification of learning scenarios may configure a pedagogical strategy with potential to foster changes in the existing health care and education model.Se analizó una intervención en el modo tradicional de enseñar la consulta de enfermería y su potencial en la formación de enfermeros para la práctica de la integralidad en salud. Se desarrolló una encuesta participante con ocho alumnos del Curso de Enfermería de una universidad pública del sur de Brasil en el período de agosto a noviembre de 2011. El contexto estudiado cubrió consultas externas y vivencias del cotidiano de vida de los usuarios. Los datos recolectados por grupo focal fueron sometidos al análisis temático del cual emergieron dos categorías: “La interactividad entre el escenario tradicional y el ampliado: posibilidades para el aprendizaje de la integralidad” y “La consulta de enfermería extendida: saberes generados en la experiencia”. Quedó evidenciado que la experiencia produjo conocimientos consistentes con la formación para la integralidad. Se concluye que la diversificación de escenarios de enseñanza puede configurar una estrategia pedagógica con potencia para provocar cambios en el modelo vigente de atención/enseñanza en salud.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 34, n. 4 (dez. 2013), p. 53-60Educação em enfermagemIntegralidade em saúdeEducação em saúdeEducation, nursingHealth educationLearningEducación en enfermeríaEducación en saludAprendizajeConsulta de enfermagem ampliada : possibilidades de formação para a prática da integralidade em saúdeConsulta de enfermería ampliada : posibilidades de formación para la práctica de la integralidad en saludExtended nursing consultation : education possibilities for the practice of integrality in healthinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000915228.pdf000915228.pdfTexto completoapplication/pdf111354http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96780/1/000915228.pdf2c1359b4ea376dba14b4329c9ca89662MD51TEXT000915228.pdf.txt000915228.pdf.txtExtracted Texttext/plain34457http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96780/2/000915228.pdf.txt4c7db4a6e91e86a3c9d69cba0a0fd5acMD52THUMBNAIL000915228.pdf.jpg000915228.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96780/3/000915228.pdf.jpg71e667db320a66048bb5e037fb50b089MD5310183/967802018-10-18 08:31:41.193oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96780Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:31:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consulta de enfermagem ampliada : possibilidades de formação para a prática da integralidade em saúde
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Consulta de enfermería ampliada : posibilidades de formación para la práctica de la integralidad en salud
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Extended nursing consultation : education possibilities for the practice of integrality in health
title Consulta de enfermagem ampliada : possibilidades de formação para a prática da integralidade em saúde
spellingShingle Consulta de enfermagem ampliada : possibilidades de formação para a prática da integralidade em saúde
Machado, Maria Luiza Paz
Educação em enfermagem
Integralidade em saúde
Educação em saúde
Education, nursing
Health education
Learning
Educación en enfermería
Educación en salud
Aprendizaje
title_short Consulta de enfermagem ampliada : possibilidades de formação para a prática da integralidade em saúde
title_full Consulta de enfermagem ampliada : possibilidades de formação para a prática da integralidade em saúde
title_fullStr Consulta de enfermagem ampliada : possibilidades de formação para a prática da integralidade em saúde
title_full_unstemmed Consulta de enfermagem ampliada : possibilidades de formação para a prática da integralidade em saúde
title_sort Consulta de enfermagem ampliada : possibilidades de formação para a prática da integralidade em saúde
author Machado, Maria Luiza Paz
author_facet Machado, Maria Luiza Paz
Oliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa de
Manica, Silvia Troyahn
author_role author
author2 Oliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa de
Manica, Silvia Troyahn
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Maria Luiza Paz
Oliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa de
Manica, Silvia Troyahn
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Integralidade em saúde
Educação em saúde
topic Educação em enfermagem
Integralidade em saúde
Educação em saúde
Education, nursing
Health education
Learning
Educación en enfermería
Educación en salud
Aprendizaje
dc.subject.eng.fl_str_mv Education, nursing
Health education
Learning
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación en enfermería
Educación en salud
Aprendizaje
description Objetivou-se analisar uma intervenção no modo tradicional de ensinar a consulta de enfermagem e seu potencial para a formação de enfermeiros para a prática da integralidade em saúde. Pesquisa participante, desenvolvida com oito alunos do Curso de Enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil, no período de agosto a novembro de 2011. O contexto de estudo constituiu-se pelas consultas ambulatoriais e por vivências no cotidiano dos usuários. Os dados coletados por meio de grupo focal foram submetidos à análise temática, emergindo duas categorias: “A interatividade entre o cenário tradicional e o ampliado: possibilidades para o aprendizado da integralidade” e “A consulta de enfermagem ampliada: saberes gerados na experiência”. Evidenciou-se que a experiência foi produtora de saberes coerentes com a formação para integralidade. Conclui-se que a diversificação de cenários de aprendizagem pode configurar-se como estratégia pedagógica com potência para provocar transformações no modelo de atenção/formação em saúde vigente.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-21T02:07:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/96780
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-6933
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000915228
identifier_str_mv 0102-6933
000915228
url http://hdl.handle.net/10183/96780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 34, n. 4 (dez. 2013), p. 53-60
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96780/1/000915228.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96780/2/000915228.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96780/3/000915228.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c1359b4ea376dba14b4329c9ca89662
4c7db4a6e91e86a3c9d69cba0a0fd5ac
71e667db320a66048bb5e037fb50b089
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224836865851392