Consulta de enfermagem ampliada : possibilidades de formação para a prática da integralidade em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/96780 |
Resumo: | Objetivou-se analisar uma intervenção no modo tradicional de ensinar a consulta de enfermagem e seu potencial para a formação de enfermeiros para a prática da integralidade em saúde. Pesquisa participante, desenvolvida com oito alunos do Curso de Enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil, no período de agosto a novembro de 2011. O contexto de estudo constituiu-se pelas consultas ambulatoriais e por vivências no cotidiano dos usuários. Os dados coletados por meio de grupo focal foram submetidos à análise temática, emergindo duas categorias: “A interatividade entre o cenário tradicional e o ampliado: possibilidades para o aprendizado da integralidade” e “A consulta de enfermagem ampliada: saberes gerados na experiência”. Evidenciou-se que a experiência foi produtora de saberes coerentes com a formação para integralidade. Conclui-se que a diversificação de cenários de aprendizagem pode configurar-se como estratégia pedagógica com potência para provocar transformações no modelo de atenção/formação em saúde vigente. |
id |
UFRGS-2_019f4560c40a3726f3a02b23a9e020bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96780 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Maria Luiza PazOliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa deManica, Silvia Troyahn2014-06-21T02:07:14Z20130102-6933http://hdl.handle.net/10183/96780000915228Objetivou-se analisar uma intervenção no modo tradicional de ensinar a consulta de enfermagem e seu potencial para a formação de enfermeiros para a prática da integralidade em saúde. Pesquisa participante, desenvolvida com oito alunos do Curso de Enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil, no período de agosto a novembro de 2011. O contexto de estudo constituiu-se pelas consultas ambulatoriais e por vivências no cotidiano dos usuários. Os dados coletados por meio de grupo focal foram submetidos à análise temática, emergindo duas categorias: “A interatividade entre o cenário tradicional e o ampliado: possibilidades para o aprendizado da integralidade” e “A consulta de enfermagem ampliada: saberes gerados na experiência”. Evidenciou-se que a experiência foi produtora de saberes coerentes com a formação para integralidade. Conclui-se que a diversificação de cenários de aprendizagem pode configurar-se como estratégia pedagógica com potência para provocar transformações no modelo de atenção/formação em saúde vigente.The objective was to analyze an intervention in the traditional way of teaching nursing consultation and its potential for nurses’ education aiming for the practice of integrality in health. This is a participative research carried out from August to November 2011 with eight students attending the School of Nursing in a public university from the south of Brazil. The study context comprised outpatient consultations and daily life experiences of the patients. Data were collected through focus group and submitted to thematic analysis, in which two categories emerged: “The interactivity between the traditional and the extended scenario: possibilities for the integrality in education” and “The extended nursing consultation: knowledge from experience”. The analysis evidenced that the experience produced knowledge coherent with the integrality in education. We conclude that the diversification of learning scenarios may configure a pedagogical strategy with potential to foster changes in the existing health care and education model.Se analizó una intervención en el modo tradicional de enseñar la consulta de enfermería y su potencial en la formación de enfermeros para la práctica de la integralidad en salud. Se desarrolló una encuesta participante con ocho alumnos del Curso de Enfermería de una universidad pública del sur de Brasil en el período de agosto a noviembre de 2011. El contexto estudiado cubrió consultas externas y vivencias del cotidiano de vida de los usuarios. Los datos recolectados por grupo focal fueron sometidos al análisis temático del cual emergieron dos categorías: “La interactividad entre el escenario tradicional y el ampliado: posibilidades para el aprendizaje de la integralidad” y “La consulta de enfermería extendida: saberes generados en la experiencia”. Quedó evidenciado que la experiencia produjo conocimientos consistentes con la formación para la integralidad. Se concluye que la diversificación de escenarios de enseñanza puede configurar una estrategia pedagógica con potencia para provocar cambios en el modelo vigente de atención/enseñanza en salud.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 34, n. 4 (dez. 2013), p. 53-60Educação em enfermagemIntegralidade em saúdeEducação em saúdeEducation, nursingHealth educationLearningEducación en enfermeríaEducación en saludAprendizajeConsulta de enfermagem ampliada : possibilidades de formação para a prática da integralidade em saúdeConsulta de enfermería ampliada : posibilidades de formación para la práctica de la integralidad en saludExtended nursing consultation : education possibilities for the practice of integrality in healthinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000915228.pdf000915228.pdfTexto completoapplication/pdf111354http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96780/1/000915228.pdf2c1359b4ea376dba14b4329c9ca89662MD51TEXT000915228.pdf.txt000915228.pdf.txtExtracted Texttext/plain34457http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96780/2/000915228.pdf.txt4c7db4a6e91e86a3c9d69cba0a0fd5acMD52THUMBNAIL000915228.pdf.jpg000915228.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96780/3/000915228.pdf.jpg71e667db320a66048bb5e037fb50b089MD5310183/967802018-10-18 08:31:41.193oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96780Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:31:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Consulta de enfermagem ampliada : possibilidades de formação para a prática da integralidade em saúde |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Consulta de enfermería ampliada : posibilidades de formación para la práctica de la integralidad en salud |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Extended nursing consultation : education possibilities for the practice of integrality in health |
title |
Consulta de enfermagem ampliada : possibilidades de formação para a prática da integralidade em saúde |
spellingShingle |
Consulta de enfermagem ampliada : possibilidades de formação para a prática da integralidade em saúde Machado, Maria Luiza Paz Educação em enfermagem Integralidade em saúde Educação em saúde Education, nursing Health education Learning Educación en enfermería Educación en salud Aprendizaje |
title_short |
Consulta de enfermagem ampliada : possibilidades de formação para a prática da integralidade em saúde |
title_full |
Consulta de enfermagem ampliada : possibilidades de formação para a prática da integralidade em saúde |
title_fullStr |
Consulta de enfermagem ampliada : possibilidades de formação para a prática da integralidade em saúde |
title_full_unstemmed |
Consulta de enfermagem ampliada : possibilidades de formação para a prática da integralidade em saúde |
title_sort |
Consulta de enfermagem ampliada : possibilidades de formação para a prática da integralidade em saúde |
author |
Machado, Maria Luiza Paz |
author_facet |
Machado, Maria Luiza Paz Oliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa de Manica, Silvia Troyahn |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa de Manica, Silvia Troyahn |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Maria Luiza Paz Oliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa de Manica, Silvia Troyahn |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Integralidade em saúde Educação em saúde |
topic |
Educação em enfermagem Integralidade em saúde Educação em saúde Education, nursing Health education Learning Educación en enfermería Educación en salud Aprendizaje |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education, nursing Health education Learning |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación en enfermería Educación en salud Aprendizaje |
description |
Objetivou-se analisar uma intervenção no modo tradicional de ensinar a consulta de enfermagem e seu potencial para a formação de enfermeiros para a prática da integralidade em saúde. Pesquisa participante, desenvolvida com oito alunos do Curso de Enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil, no período de agosto a novembro de 2011. O contexto de estudo constituiu-se pelas consultas ambulatoriais e por vivências no cotidiano dos usuários. Os dados coletados por meio de grupo focal foram submetidos à análise temática, emergindo duas categorias: “A interatividade entre o cenário tradicional e o ampliado: possibilidades para o aprendizado da integralidade” e “A consulta de enfermagem ampliada: saberes gerados na experiência”. Evidenciou-se que a experiência foi produtora de saberes coerentes com a formação para integralidade. Conclui-se que a diversificação de cenários de aprendizagem pode configurar-se como estratégia pedagógica com potência para provocar transformações no modelo de atenção/formação em saúde vigente. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-21T02:07:14Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/96780 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-6933 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000915228 |
identifier_str_mv |
0102-6933 000915228 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/96780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 34, n. 4 (dez. 2013), p. 53-60 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96780/1/000915228.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96780/2/000915228.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96780/3/000915228.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2c1359b4ea376dba14b4329c9ca89662 4c7db4a6e91e86a3c9d69cba0a0fd5ac 71e667db320a66048bb5e037fb50b089 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224836865851392 |