Professor no comando : curso prático de desenvolvimento de chatbots para docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moro, Francielli Freitas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vicari, Rosa Maria, Fiori, Raquel, Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262884
Resumo: Permitir ao professor autonomia sobre a construção de sistemas para disponibilizar conteúdo e apoio aos alunos, é muito importante para aprimorar processos educacionais. Para que isto ocorra, é necessário oferecer capacitações que atendam os professores de maneira prática e objetiva. Este artigo descreve a criação, aplicação e avaliação de um curso introdutório de desenvolvimento de chatbots, utilizando o serviço Watson Assistant da IBM Cloud. O curso foi aplicado com um grupo de professores voluntários, através das plataformas Zoom e Google Classroom, utilizando o conceito de Sala de Aula Invertida. Para obtenção de resultados, foi disponibilizado um questionário online além das observações e discussões realizadas nas aulas. O questionário apresentou além da obtenção nova de conhecimento sobre chatbots e seu desenvolvimento prático, motivação e engajamento para aplicação futura das habilidades obtidas como apoio ao conteúdo disponibilizado em sala ou no ambiente e-learning.
id UFRGS-2_e6f6e352a14772175c9733359ddfd98a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262884
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moro, Francielli FreitasVicari, Rosa MariaFiori, RaquelTarouco, Liane Margarida Rockenbach2023-08-01T03:33:02Z20201679-1916http://hdl.handle.net/10183/262884001171491Permitir ao professor autonomia sobre a construção de sistemas para disponibilizar conteúdo e apoio aos alunos, é muito importante para aprimorar processos educacionais. Para que isto ocorra, é necessário oferecer capacitações que atendam os professores de maneira prática e objetiva. Este artigo descreve a criação, aplicação e avaliação de um curso introdutório de desenvolvimento de chatbots, utilizando o serviço Watson Assistant da IBM Cloud. O curso foi aplicado com um grupo de professores voluntários, através das plataformas Zoom e Google Classroom, utilizando o conceito de Sala de Aula Invertida. Para obtenção de resultados, foi disponibilizado um questionário online além das observações e discussões realizadas nas aulas. O questionário apresentou além da obtenção nova de conhecimento sobre chatbots e seu desenvolvimento prático, motivação e engajamento para aplicação futura das habilidades obtidas como apoio ao conteúdo disponibilizado em sala ou no ambiente e-learning.Allowing the teacher autonomy over the construction of systems to provide content and support to students is very important for the improvement of educational processes.For this to occur, it is necessary to offer training that serves teachers in a practical and objective way.This paper describes the creation, application and evaluation of an introductory chatbots development course, using the IBM Cloud Watson Assistant service. The course was applied with a group of volunteer teachers, through the Zoom and Google Classroom platforms, usingthe concept of flipped classroom. To obtain results, an online questionnaire was available in addition toobservations and discussions held in class. The questionnaire presented in addition to obtaining new knowledge about chatbots and their practical development, motivationand engagement for the future application of skills obtained in support of content in class or in the e-learning environment.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 18, n. 2 (2020), p. 235-244Tecnologia educacionalEducação a distânciaEnsino e aprendizagemChatbotsDevelopment of conversational agentsCourse with teachersWatsonProfessor no comando : curso prático de desenvolvimento de chatbots para docentesTeacher in Charge : practical course ondeveloping chatbots for teachersinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171491.pdf.txt001171491.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262884/2/001171491.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001171491.pdfTexto completoapplication/pdf3062304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262884/1/001171491.pdf9b168a93d6d4d68e59e10ba6b7c8201dMD5110183/2628842023-08-02 03:31:38.889165oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262884Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-02T06:31:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Professor no comando : curso prático de desenvolvimento de chatbots para docentes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teacher in Charge : practical course ondeveloping chatbots for teachers
title Professor no comando : curso prático de desenvolvimento de chatbots para docentes
spellingShingle Professor no comando : curso prático de desenvolvimento de chatbots para docentes
Moro, Francielli Freitas
Tecnologia educacional
Educação a distância
Ensino e aprendizagem
Chatbots
Development of conversational agents
Course with teachers
Watson
title_short Professor no comando : curso prático de desenvolvimento de chatbots para docentes
title_full Professor no comando : curso prático de desenvolvimento de chatbots para docentes
title_fullStr Professor no comando : curso prático de desenvolvimento de chatbots para docentes
title_full_unstemmed Professor no comando : curso prático de desenvolvimento de chatbots para docentes
title_sort Professor no comando : curso prático de desenvolvimento de chatbots para docentes
author Moro, Francielli Freitas
author_facet Moro, Francielli Freitas
Vicari, Rosa Maria
Fiori, Raquel
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author_role author
author2 Vicari, Rosa Maria
Fiori, Raquel
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moro, Francielli Freitas
Vicari, Rosa Maria
Fiori, Raquel
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Educação a distância
Ensino e aprendizagem
topic Tecnologia educacional
Educação a distância
Ensino e aprendizagem
Chatbots
Development of conversational agents
Course with teachers
Watson
dc.subject.eng.fl_str_mv Chatbots
Development of conversational agents
Course with teachers
Watson
description Permitir ao professor autonomia sobre a construção de sistemas para disponibilizar conteúdo e apoio aos alunos, é muito importante para aprimorar processos educacionais. Para que isto ocorra, é necessário oferecer capacitações que atendam os professores de maneira prática e objetiva. Este artigo descreve a criação, aplicação e avaliação de um curso introdutório de desenvolvimento de chatbots, utilizando o serviço Watson Assistant da IBM Cloud. O curso foi aplicado com um grupo de professores voluntários, através das plataformas Zoom e Google Classroom, utilizando o conceito de Sala de Aula Invertida. Para obtenção de resultados, foi disponibilizado um questionário online além das observações e discussões realizadas nas aulas. O questionário apresentou além da obtenção nova de conhecimento sobre chatbots e seu desenvolvimento prático, motivação e engajamento para aplicação futura das habilidades obtidas como apoio ao conteúdo disponibilizado em sala ou no ambiente e-learning.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-01T03:33:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262884
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171491
identifier_str_mv 1679-1916
001171491
url http://hdl.handle.net/10183/262884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 18, n. 2 (2020), p. 235-244
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262884/2/001171491.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262884/1/001171491.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9b168a93d6d4d68e59e10ba6b7c8201d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225093363269632