Professor no comando : curso prático de desenvolvimento de chatbots para docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262884 |
Resumo: | Permitir ao professor autonomia sobre a construção de sistemas para disponibilizar conteúdo e apoio aos alunos, é muito importante para aprimorar processos educacionais. Para que isto ocorra, é necessário oferecer capacitações que atendam os professores de maneira prática e objetiva. Este artigo descreve a criação, aplicação e avaliação de um curso introdutório de desenvolvimento de chatbots, utilizando o serviço Watson Assistant da IBM Cloud. O curso foi aplicado com um grupo de professores voluntários, através das plataformas Zoom e Google Classroom, utilizando o conceito de Sala de Aula Invertida. Para obtenção de resultados, foi disponibilizado um questionário online além das observações e discussões realizadas nas aulas. O questionário apresentou além da obtenção nova de conhecimento sobre chatbots e seu desenvolvimento prático, motivação e engajamento para aplicação futura das habilidades obtidas como apoio ao conteúdo disponibilizado em sala ou no ambiente e-learning. |
id |
UFRGS-2_e6f6e352a14772175c9733359ddfd98a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262884 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moro, Francielli FreitasVicari, Rosa MariaFiori, RaquelTarouco, Liane Margarida Rockenbach2023-08-01T03:33:02Z20201679-1916http://hdl.handle.net/10183/262884001171491Permitir ao professor autonomia sobre a construção de sistemas para disponibilizar conteúdo e apoio aos alunos, é muito importante para aprimorar processos educacionais. Para que isto ocorra, é necessário oferecer capacitações que atendam os professores de maneira prática e objetiva. Este artigo descreve a criação, aplicação e avaliação de um curso introdutório de desenvolvimento de chatbots, utilizando o serviço Watson Assistant da IBM Cloud. O curso foi aplicado com um grupo de professores voluntários, através das plataformas Zoom e Google Classroom, utilizando o conceito de Sala de Aula Invertida. Para obtenção de resultados, foi disponibilizado um questionário online além das observações e discussões realizadas nas aulas. O questionário apresentou além da obtenção nova de conhecimento sobre chatbots e seu desenvolvimento prático, motivação e engajamento para aplicação futura das habilidades obtidas como apoio ao conteúdo disponibilizado em sala ou no ambiente e-learning.Allowing the teacher autonomy over the construction of systems to provide content and support to students is very important for the improvement of educational processes.For this to occur, it is necessary to offer training that serves teachers in a practical and objective way.This paper describes the creation, application and evaluation of an introductory chatbots development course, using the IBM Cloud Watson Assistant service. The course was applied with a group of volunteer teachers, through the Zoom and Google Classroom platforms, usingthe concept of flipped classroom. To obtain results, an online questionnaire was available in addition toobservations and discussions held in class. The questionnaire presented in addition to obtaining new knowledge about chatbots and their practical development, motivationand engagement for the future application of skills obtained in support of content in class or in the e-learning environment.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 18, n. 2 (2020), p. 235-244Tecnologia educacionalEducação a distânciaEnsino e aprendizagemChatbotsDevelopment of conversational agentsCourse with teachersWatsonProfessor no comando : curso prático de desenvolvimento de chatbots para docentesTeacher in Charge : practical course ondeveloping chatbots for teachersinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171491.pdf.txt001171491.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262884/2/001171491.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001171491.pdfTexto completoapplication/pdf3062304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262884/1/001171491.pdf9b168a93d6d4d68e59e10ba6b7c8201dMD5110183/2628842023-08-02 03:31:38.889165oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262884Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-02T06:31:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Professor no comando : curso prático de desenvolvimento de chatbots para docentes |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teacher in Charge : practical course ondeveloping chatbots for teachers |
title |
Professor no comando : curso prático de desenvolvimento de chatbots para docentes |
spellingShingle |
Professor no comando : curso prático de desenvolvimento de chatbots para docentes Moro, Francielli Freitas Tecnologia educacional Educação a distância Ensino e aprendizagem Chatbots Development of conversational agents Course with teachers Watson |
title_short |
Professor no comando : curso prático de desenvolvimento de chatbots para docentes |
title_full |
Professor no comando : curso prático de desenvolvimento de chatbots para docentes |
title_fullStr |
Professor no comando : curso prático de desenvolvimento de chatbots para docentes |
title_full_unstemmed |
Professor no comando : curso prático de desenvolvimento de chatbots para docentes |
title_sort |
Professor no comando : curso prático de desenvolvimento de chatbots para docentes |
author |
Moro, Francielli Freitas |
author_facet |
Moro, Francielli Freitas Vicari, Rosa Maria Fiori, Raquel Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
author_role |
author |
author2 |
Vicari, Rosa Maria Fiori, Raquel Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moro, Francielli Freitas Vicari, Rosa Maria Fiori, Raquel Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Educação a distância Ensino e aprendizagem |
topic |
Tecnologia educacional Educação a distância Ensino e aprendizagem Chatbots Development of conversational agents Course with teachers Watson |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Chatbots Development of conversational agents Course with teachers Watson |
description |
Permitir ao professor autonomia sobre a construção de sistemas para disponibilizar conteúdo e apoio aos alunos, é muito importante para aprimorar processos educacionais. Para que isto ocorra, é necessário oferecer capacitações que atendam os professores de maneira prática e objetiva. Este artigo descreve a criação, aplicação e avaliação de um curso introdutório de desenvolvimento de chatbots, utilizando o serviço Watson Assistant da IBM Cloud. O curso foi aplicado com um grupo de professores voluntários, através das plataformas Zoom e Google Classroom, utilizando o conceito de Sala de Aula Invertida. Para obtenção de resultados, foi disponibilizado um questionário online além das observações e discussões realizadas nas aulas. O questionário apresentou além da obtenção nova de conhecimento sobre chatbots e seu desenvolvimento prático, motivação e engajamento para aplicação futura das habilidades obtidas como apoio ao conteúdo disponibilizado em sala ou no ambiente e-learning. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-01T03:33:02Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262884 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001171491 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001171491 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 18, n. 2 (2020), p. 235-244 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262884/2/001171491.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262884/1/001171491.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9b168a93d6d4d68e59e10ba6b7c8201d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225093363269632 |