Dr. Influencer : a construção da credibilidade no meio digital diante das mudanças estéticas, éticas e comunicativas dos profissionais da área da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Luís Rafael da Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274277
Resumo: Com o advento da internet e do seu avanço com as mídias sociais, a forma de comunicação mudou e o profissional de saúde precisou se aprimorar. Com isso, este trabalho visou um estudo observacional sobre a construção da credibilidade na rede social Instagram de seis perfis de profissionais na área da saúde: um dentista, quatro médicos e uma clínica de cirurgia plástica. Para o estudo, montou-se um pilar entre a contextualização da imagem – e por isso os profissionais selecionados estão concentrados nas áreas de estética, dermatologia e cirurgia plástica –, da percepção de beleza, buscando em raízes históricas o que é o belo, do consumo como forma de desejar e de manifestar a imagem ideal em interconexão com seu compartilhamento nas redes sociais. Os principais resultados demonstraram que além de uma aparição constante nas redes sociais, o que importa é a qualidade do conteúdo compartilhado e a pessoalidade com que é abordado. Quanto mais alinhados estiverem os princípios e valores do profissional de saúde com seus seguidores, maior a probabilidade desses se tornarem seus pacientes. Essa troca vai além do exercício da profissão, mas demonstrando que este profissional também possui vida pessoal e exerce influência em diversas esferas sobre quem o segue. Normalmente, tem-se a troca online como impessoal, mas esta evolução da comunicação pós-COVID-19, demonstrou que tanto as conexões digitais, quanto presenciais buscam a personalização, mas que os procedimentos estéticos estão divididos entre realçar as características dos indíviduos e torná-los parecidos ou harmonizados. Diante disso, toda a personalização cai por terra em uma mudança em massa, acompanhando uma alteração comunicativa neste emergente momento sócio-digital.
id UFRGS-2_02ea73aa10a67cd9805108d631c3e77a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274277
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferraz, Luís Rafael da SilvaGonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira2024-03-27T06:38:52Z2024http://hdl.handle.net/10183/274277001199116Com o advento da internet e do seu avanço com as mídias sociais, a forma de comunicação mudou e o profissional de saúde precisou se aprimorar. Com isso, este trabalho visou um estudo observacional sobre a construção da credibilidade na rede social Instagram de seis perfis de profissionais na área da saúde: um dentista, quatro médicos e uma clínica de cirurgia plástica. Para o estudo, montou-se um pilar entre a contextualização da imagem – e por isso os profissionais selecionados estão concentrados nas áreas de estética, dermatologia e cirurgia plástica –, da percepção de beleza, buscando em raízes históricas o que é o belo, do consumo como forma de desejar e de manifestar a imagem ideal em interconexão com seu compartilhamento nas redes sociais. Os principais resultados demonstraram que além de uma aparição constante nas redes sociais, o que importa é a qualidade do conteúdo compartilhado e a pessoalidade com que é abordado. Quanto mais alinhados estiverem os princípios e valores do profissional de saúde com seus seguidores, maior a probabilidade desses se tornarem seus pacientes. Essa troca vai além do exercício da profissão, mas demonstrando que este profissional também possui vida pessoal e exerce influência em diversas esferas sobre quem o segue. Normalmente, tem-se a troca online como impessoal, mas esta evolução da comunicação pós-COVID-19, demonstrou que tanto as conexões digitais, quanto presenciais buscam a personalização, mas que os procedimentos estéticos estão divididos entre realçar as características dos indíviduos e torná-los parecidos ou harmonizados. Diante disso, toda a personalização cai por terra em uma mudança em massa, acompanhando uma alteração comunicativa neste emergente momento sócio-digital.With the advent of the internet and its evolution through social media, the communication landscape changed, requiring healthcare professionals to enhance their strategies. This study aimed to conduct an observational analysis and explore the construction of credibility on the social media Instagram, focusing on six profiles within the healthcare sector: one dentist, four physicians, and one plastic surgery clinic. The study established a foundation by contextualizing the image, with selected professionals predominantly concentrated in the fields of aesthetics, dermatology, and plastic surgery. It delved into the perception of beauty, drawing from historical roots to define what is considered beautiful, and explored consumption as a means of desire and manifestation of the ideal image, interconnected with its sharing on social media. The main findings indicated that, beyond a consistent presence on social media, the quality of shared content and the personal approach employed are crucial. The alignment of healthcare professionals' principles and values with their followers increases the likelihood of converting followers into patients. This exchange extends beyond professional practice, demonstrating that these professionals have personal lives and exert influence in various spheres over their followers. While online interactions are often perceived as impersonal, the post-COVID-19 evolution of communication revealed that both digital and in-person connections seek personalization. However, the field of aesthetic procedures is divided between enhancing individuals' features and making them appear more similar or harmonized. Consequently, the notion of personalization undergoes a significant shift in this emerging socio-digital moment.application/pdfporImagemCredibilidadeInstagram (Site)CommunicationPhotographyImageInstagramAestheticsHealthDr. Influencer : a construção da credibilidade no meio digital diante das mudanças estéticas, éticas e comunicativas dos profissionais da área da saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2024Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001199116.pdf.txt001199116.pdf.txtExtracted Texttext/plain102865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274277/2/001199116.pdf.txtd41e35d20062954ec8979e5419c9d933MD52ORIGINAL001199116.pdfTexto completoapplication/pdf2228029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274277/1/001199116.pdfd792a78cda23b40438a7ad05fcc3a3cfMD5110183/2742772024-05-26 06:38:52.319165oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274277Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-26T09:38:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dr. Influencer : a construção da credibilidade no meio digital diante das mudanças estéticas, éticas e comunicativas dos profissionais da área da saúde
title Dr. Influencer : a construção da credibilidade no meio digital diante das mudanças estéticas, éticas e comunicativas dos profissionais da área da saúde
spellingShingle Dr. Influencer : a construção da credibilidade no meio digital diante das mudanças estéticas, éticas e comunicativas dos profissionais da área da saúde
Ferraz, Luís Rafael da Silva
Imagem
Credibilidade
Instagram (Site)
Communication
Photography
Image
Instagram
Aesthetics
Health
title_short Dr. Influencer : a construção da credibilidade no meio digital diante das mudanças estéticas, éticas e comunicativas dos profissionais da área da saúde
title_full Dr. Influencer : a construção da credibilidade no meio digital diante das mudanças estéticas, éticas e comunicativas dos profissionais da área da saúde
title_fullStr Dr. Influencer : a construção da credibilidade no meio digital diante das mudanças estéticas, éticas e comunicativas dos profissionais da área da saúde
title_full_unstemmed Dr. Influencer : a construção da credibilidade no meio digital diante das mudanças estéticas, éticas e comunicativas dos profissionais da área da saúde
title_sort Dr. Influencer : a construção da credibilidade no meio digital diante das mudanças estéticas, éticas e comunicativas dos profissionais da área da saúde
author Ferraz, Luís Rafael da Silva
author_facet Ferraz, Luís Rafael da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Luís Rafael da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira
contributor_str_mv Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Credibilidade
Instagram (Site)
topic Imagem
Credibilidade
Instagram (Site)
Communication
Photography
Image
Instagram
Aesthetics
Health
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication
Photography
Image
Instagram
Aesthetics
Health
description Com o advento da internet e do seu avanço com as mídias sociais, a forma de comunicação mudou e o profissional de saúde precisou se aprimorar. Com isso, este trabalho visou um estudo observacional sobre a construção da credibilidade na rede social Instagram de seis perfis de profissionais na área da saúde: um dentista, quatro médicos e uma clínica de cirurgia plástica. Para o estudo, montou-se um pilar entre a contextualização da imagem – e por isso os profissionais selecionados estão concentrados nas áreas de estética, dermatologia e cirurgia plástica –, da percepção de beleza, buscando em raízes históricas o que é o belo, do consumo como forma de desejar e de manifestar a imagem ideal em interconexão com seu compartilhamento nas redes sociais. Os principais resultados demonstraram que além de uma aparição constante nas redes sociais, o que importa é a qualidade do conteúdo compartilhado e a pessoalidade com que é abordado. Quanto mais alinhados estiverem os princípios e valores do profissional de saúde com seus seguidores, maior a probabilidade desses se tornarem seus pacientes. Essa troca vai além do exercício da profissão, mas demonstrando que este profissional também possui vida pessoal e exerce influência em diversas esferas sobre quem o segue. Normalmente, tem-se a troca online como impessoal, mas esta evolução da comunicação pós-COVID-19, demonstrou que tanto as conexões digitais, quanto presenciais buscam a personalização, mas que os procedimentos estéticos estão divididos entre realçar as características dos indíviduos e torná-los parecidos ou harmonizados. Diante disso, toda a personalização cai por terra em uma mudança em massa, acompanhando uma alteração comunicativa neste emergente momento sócio-digital.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-27T06:38:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274277
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001199116
url http://hdl.handle.net/10183/274277
identifier_str_mv 001199116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274277/2/001199116.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274277/1/001199116.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41e35d20062954ec8979e5419c9d933
d792a78cda23b40438a7ad05fcc3a3cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224681143926784