Folksonomia : análise de etiquetagem de imagens da National Geographic Brasil no Instagram
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/188154 |
Resumo: | Introdução: Esse trabalho analisa as práticas folksonômicas adotadas no acervo de imagens fotográficas da National Geographic Brasil, disponível na rede social Instagram. Objetivo: verificar em que medida as categorias de análise documentária de imagens fotográficas propostas por Manini (2002) são ou não contempladas no corpus de pesquisa. Metodologia: Estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa. Uma análise documental foi realizada nas 299 etiquetas atribuídas às 38 imagens pelos usuários, resultando em uma classificação das etiquetas de acordo com as categorias de análise de imagens fotográficas propostas por Manini (2002). Resultados: As categorias mais presentes no corpus foram Quem/O que genérico (presente em 23 imagens), Onde genérico (presente em 21 imagens) e Sobre (presente em 14 imagens). Identificou-se também a presença de etiquetas que não se enquadraram nas categorias previamente estabelecidas, que poderiam ser classificadas como de autoria e afetividade. Conclusões: A folksonomia adotada no acervo de imagens fotográficas da National Geographic Brasil, disponível na rede social Instagram, apresenta pluralidade e alguma preferência pelas três categorias supramencionadas dentro do quadro referencial de análise de imagens proposta por Manini (2002). Adicionalmente, dois tipos de etiquetas que extrapolam as categorias pré-estabelecidas foram encontrados: autoria e afetividade. |
id |
UFRGS-2_5bd125b883f6c809b337c21aec4388da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188154 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barbosa, FernandaSousa, Rodrigo Silva Caxias deMonteiro-Krebs, Luciana2019-01-26T02:34:49Z20181981-8920http://hdl.handle.net/10183/188154001085315Introdução: Esse trabalho analisa as práticas folksonômicas adotadas no acervo de imagens fotográficas da National Geographic Brasil, disponível na rede social Instagram. Objetivo: verificar em que medida as categorias de análise documentária de imagens fotográficas propostas por Manini (2002) são ou não contempladas no corpus de pesquisa. Metodologia: Estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa. Uma análise documental foi realizada nas 299 etiquetas atribuídas às 38 imagens pelos usuários, resultando em uma classificação das etiquetas de acordo com as categorias de análise de imagens fotográficas propostas por Manini (2002). Resultados: As categorias mais presentes no corpus foram Quem/O que genérico (presente em 23 imagens), Onde genérico (presente em 21 imagens) e Sobre (presente em 14 imagens). Identificou-se também a presença de etiquetas que não se enquadraram nas categorias previamente estabelecidas, que poderiam ser classificadas como de autoria e afetividade. Conclusões: A folksonomia adotada no acervo de imagens fotográficas da National Geographic Brasil, disponível na rede social Instagram, apresenta pluralidade e alguma preferência pelas três categorias supramencionadas dentro do quadro referencial de análise de imagens proposta por Manini (2002). Adicionalmente, dois tipos de etiquetas que extrapolam as categorias pré-estabelecidas foram encontrados: autoria e afetividade.Introduction: This paper analyzes the folksonomical practices adopted in the collection of photographic images of National Geographic Brasil, available on the social network Instagram. Objective: to verify to what extent the categories of documentary analysis of photographic images proposed by Manini (2002) are or are not contemplated in the research corpus. Methodology: Descriptive and exploratory study with a qualitative approach. A documentary analysis was performed on the 299 tags attributed by the users to the 38 images, resulting in a classification of the tags according to the categories of photographic image analysis proposed by Manini (2002). Results: The most present categories in the corpus were Generic Who / What (present in 23 images), Generic Where (present in 21 images) and About (present in 14 images). It was also identified the presence of labels that do not fit into the previously established categories, which could be classified as authorship and affectivity. Conclusions: The folksonomy adopted in the collection of National Geographic Brasil photographic images, available on the social network Instagram, presents plurality and some preference for the three categories mentioned above within the reference framework of image analysis proposed by Manini (2002). Additionally, the following types of labels that extrapolate the pre-established categories were found: authorship and affectivity.Introducción: Este trabajo analiza las prácticas folksonómicas adoptadas en el acervo de imágenes fotográficas de National Geographic Brasil, disponible en la red social Instagram. Objetivo: verificar en qué medida las categorías de análisis documental de imágenes fotográficas propuestas por Manini (2002) son o no contempladas. Metodología: Estudio descriptivo y exploratorio de abordaje cualitativo. Un análisis documental fue realizado en las 299 etiquetas asignadas a las 38 imágenes por los usuarios, resultando en una clasificación de las etiquetas de acuerdo con las categorías de análisis de imágenes fotográficas propuestas por Manini (2002). Resultados: Las categorías más presentes en el corpus son Quien / Qué genérico (presente en 23 imágenes), Donde genérico (presente en 21 imágenes) y Sobre (presente en 14 imágenes). Se identificó también la presencia de etiquetas que no se encuadran en las categorías previamente establecidas, que podrían ser clasificadas como de autoría y afectividad. Conclusiones: La folksonomía adoptada en el acervo de imágenes fotográficas de National Geographic Brasil, disponible en la red social Instagram, presenta pluralidad y alguna preferencia por las tres categorías anteriormente mencionadas dentro del marco referencial de análisis de imágenes propuesto por Manini (2002). Adicionalmente, fueron encontradas dos tipos de etiquetas que extrapolan las categorías preestablecidas: autoría y afectividad.application/pdfporInformação & informação. Londrina, PR. Vol. 23, n. 3 (set. /dez. 2018), p. 342-361Instagram (Site)Imagem fotográficaIndexação (Biblioteconomia)FolksonomyDocumentary analysis of imagesInstagramSocial networtkFolksonomíaAnálisis documentalImágenesRed socialInstagramFolksonomia : análise de etiquetagem de imagens da National Geographic Brasil no InstagramFolksonomy : National Geographic Brazil image tagging analysis on InstagramFolksonomía: análisis de etiquetado de imágenes de Nationatal Geographic Brasil en Instagraminfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085315.pdf.txt001085315.pdf.txtExtracted Texttext/plain40292http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188154/2/001085315.pdf.txt151fd1d7f59adf77712ef435e4d2300cMD52ORIGINAL001085315.pdfTexto completoapplication/pdf1245779http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188154/1/001085315.pdfcf0f31ebbb86414972bf2f24ac654808MD5110183/1881542022-04-29 04:42:06.126373oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188154Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-29T07:42:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Folksonomia : análise de etiquetagem de imagens da National Geographic Brasil no Instagram |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Folksonomy : National Geographic Brazil image tagging analysis on Instagram |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Folksonomía: análisis de etiquetado de imágenes de Nationatal Geographic Brasil en Instagram |
title |
Folksonomia : análise de etiquetagem de imagens da National Geographic Brasil no Instagram |
spellingShingle |
Folksonomia : análise de etiquetagem de imagens da National Geographic Brasil no Instagram Barbosa, Fernanda Instagram (Site) Imagem fotográfica Indexação (Biblioteconomia) Folksonomy Documentary analysis of images Social networtk Folksonomía Análisis documental Imágenes Red social |
title_short |
Folksonomia : análise de etiquetagem de imagens da National Geographic Brasil no Instagram |
title_full |
Folksonomia : análise de etiquetagem de imagens da National Geographic Brasil no Instagram |
title_fullStr |
Folksonomia : análise de etiquetagem de imagens da National Geographic Brasil no Instagram |
title_full_unstemmed |
Folksonomia : análise de etiquetagem de imagens da National Geographic Brasil no Instagram |
title_sort |
Folksonomia : análise de etiquetagem de imagens da National Geographic Brasil no Instagram |
author |
Barbosa, Fernanda |
author_facet |
Barbosa, Fernanda Sousa, Rodrigo Silva Caxias de Monteiro-Krebs, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Rodrigo Silva Caxias de Monteiro-Krebs, Luciana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Fernanda Sousa, Rodrigo Silva Caxias de Monteiro-Krebs, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instagram (Site) Imagem fotográfica Indexação (Biblioteconomia) |
topic |
Instagram (Site) Imagem fotográfica Indexação (Biblioteconomia) Folksonomy Documentary analysis of images Social networtk Folksonomía Análisis documental Imágenes Red social |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Folksonomy Documentary analysis of images Social networtk |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Folksonomía Análisis documental Imágenes Red social |
description |
Introdução: Esse trabalho analisa as práticas folksonômicas adotadas no acervo de imagens fotográficas da National Geographic Brasil, disponível na rede social Instagram. Objetivo: verificar em que medida as categorias de análise documentária de imagens fotográficas propostas por Manini (2002) são ou não contempladas no corpus de pesquisa. Metodologia: Estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa. Uma análise documental foi realizada nas 299 etiquetas atribuídas às 38 imagens pelos usuários, resultando em uma classificação das etiquetas de acordo com as categorias de análise de imagens fotográficas propostas por Manini (2002). Resultados: As categorias mais presentes no corpus foram Quem/O que genérico (presente em 23 imagens), Onde genérico (presente em 21 imagens) e Sobre (presente em 14 imagens). Identificou-se também a presença de etiquetas que não se enquadraram nas categorias previamente estabelecidas, que poderiam ser classificadas como de autoria e afetividade. Conclusões: A folksonomia adotada no acervo de imagens fotográficas da National Geographic Brasil, disponível na rede social Instagram, apresenta pluralidade e alguma preferência pelas três categorias supramencionadas dentro do quadro referencial de análise de imagens proposta por Manini (2002). Adicionalmente, dois tipos de etiquetas que extrapolam as categorias pré-estabelecidas foram encontrados: autoria e afetividade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-26T02:34:49Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/188154 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1981-8920 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001085315 |
identifier_str_mv |
1981-8920 001085315 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/188154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Informação & informação. Londrina, PR. Vol. 23, n. 3 (set. /dez. 2018), p. 342-361 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188154/2/001085315.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188154/1/001085315.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
151fd1d7f59adf77712ef435e4d2300c cf0f31ebbb86414972bf2f24ac654808 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447680061538304 |