Folksonomia : análise de etiquetagem de imagens da National Geographic Brasil no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Fernanda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sousa, Rodrigo Silva Caxias de, Monteiro-Krebs, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188154
Resumo: Introdução: Esse trabalho analisa as práticas folksonômicas adotadas no acervo de imagens fotográficas da National Geographic Brasil, disponível na rede social Instagram. Objetivo: verificar em que medida as categorias de análise documentária de imagens fotográficas propostas por Manini (2002) são ou não contempladas no corpus de pesquisa. Metodologia: Estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa. Uma análise documental foi realizada nas 299 etiquetas atribuídas às 38 imagens pelos usuários, resultando em uma classificação das etiquetas de acordo com as categorias de análise de imagens fotográficas propostas por Manini (2002). Resultados: As categorias mais presentes no corpus foram Quem/O que genérico (presente em 23 imagens), Onde genérico (presente em 21 imagens) e Sobre (presente em 14 imagens). Identificou-se também a presença de etiquetas que não se enquadraram nas categorias previamente estabelecidas, que poderiam ser classificadas como de autoria e afetividade. Conclusões: A folksonomia adotada no acervo de imagens fotográficas da National Geographic Brasil, disponível na rede social Instagram, apresenta pluralidade e alguma preferência pelas três categorias supramencionadas dentro do quadro referencial de análise de imagens proposta por Manini (2002). Adicionalmente, dois tipos de etiquetas que extrapolam as categorias pré-estabelecidas foram encontrados: autoria e afetividade.
id UFRGS-2_5bd125b883f6c809b337c21aec4388da
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188154
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barbosa, FernandaSousa, Rodrigo Silva Caxias deMonteiro-Krebs, Luciana2019-01-26T02:34:49Z20181981-8920http://hdl.handle.net/10183/188154001085315Introdução: Esse trabalho analisa as práticas folksonômicas adotadas no acervo de imagens fotográficas da National Geographic Brasil, disponível na rede social Instagram. Objetivo: verificar em que medida as categorias de análise documentária de imagens fotográficas propostas por Manini (2002) são ou não contempladas no corpus de pesquisa. Metodologia: Estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa. Uma análise documental foi realizada nas 299 etiquetas atribuídas às 38 imagens pelos usuários, resultando em uma classificação das etiquetas de acordo com as categorias de análise de imagens fotográficas propostas por Manini (2002). Resultados: As categorias mais presentes no corpus foram Quem/O que genérico (presente em 23 imagens), Onde genérico (presente em 21 imagens) e Sobre (presente em 14 imagens). Identificou-se também a presença de etiquetas que não se enquadraram nas categorias previamente estabelecidas, que poderiam ser classificadas como de autoria e afetividade. Conclusões: A folksonomia adotada no acervo de imagens fotográficas da National Geographic Brasil, disponível na rede social Instagram, apresenta pluralidade e alguma preferência pelas três categorias supramencionadas dentro do quadro referencial de análise de imagens proposta por Manini (2002). Adicionalmente, dois tipos de etiquetas que extrapolam as categorias pré-estabelecidas foram encontrados: autoria e afetividade.Introduction: This paper analyzes the folksonomical practices adopted in the collection of photographic images of National Geographic Brasil, available on the social network Instagram. Objective: to verify to what extent the categories of documentary analysis of photographic images proposed by Manini (2002) are or are not contemplated in the research corpus. Methodology: Descriptive and exploratory study with a qualitative approach. A documentary analysis was performed on the 299 tags attributed by the users to the 38 images, resulting in a classification of the tags according to the categories of photographic image analysis proposed by Manini (2002). Results: The most present categories in the corpus were Generic Who / What (present in 23 images), Generic Where (present in 21 images) and About (present in 14 images). It was also identified the presence of labels that do not fit into the previously established categories, which could be classified as authorship and affectivity. Conclusions: The folksonomy adopted in the collection of National Geographic Brasil photographic images, available on the social network Instagram, presents plurality and some preference for the three categories mentioned above within the reference framework of image analysis proposed by Manini (2002). Additionally, the following types of labels that extrapolate the pre-established categories were found: authorship and affectivity.Introducción: Este trabajo analiza las prácticas folksonómicas adoptadas en el acervo de imágenes fotográficas de National Geographic Brasil, disponible en la red social Instagram. Objetivo: verificar en qué medida las categorías de análisis documental de imágenes fotográficas propuestas por Manini (2002) son o no contempladas. Metodología: Estudio descriptivo y exploratorio de abordaje cualitativo. Un análisis documental fue realizado en las 299 etiquetas asignadas a las 38 imágenes por los usuarios, resultando en una clasificación de las etiquetas de acuerdo con las categorías de análisis de imágenes fotográficas propuestas por Manini (2002). Resultados: Las categorías más presentes en el corpus son Quien / Qué genérico (presente en 23 imágenes), Donde genérico (presente en 21 imágenes) y Sobre (presente en 14 imágenes). Se identificó también la presencia de etiquetas que no se encuadran en las categorías previamente establecidas, que podrían ser clasificadas como de autoría y afectividad. Conclusiones: La folksonomía adoptada en el acervo de imágenes fotográficas de National Geographic Brasil, disponible en la red social Instagram, presenta pluralidad y alguna preferencia por las tres categorías anteriormente mencionadas dentro del marco referencial de análisis de imágenes propuesto por Manini (2002). Adicionalmente, fueron encontradas dos tipos de etiquetas que extrapolan las categorías preestablecidas: autoría y afectividad.application/pdfporInformação & informação. Londrina, PR. Vol. 23, n. 3 (set. /dez. 2018), p. 342-361Instagram (Site)Imagem fotográficaIndexação (Biblioteconomia)FolksonomyDocumentary analysis of imagesInstagramSocial networtkFolksonomíaAnálisis documentalImágenesRed socialInstagramFolksonomia : análise de etiquetagem de imagens da National Geographic Brasil no InstagramFolksonomy : National Geographic Brazil image tagging analysis on InstagramFolksonomía: análisis de etiquetado de imágenes de Nationatal Geographic Brasil en Instagraminfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085315.pdf.txt001085315.pdf.txtExtracted Texttext/plain40292http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188154/2/001085315.pdf.txt151fd1d7f59adf77712ef435e4d2300cMD52ORIGINAL001085315.pdfTexto completoapplication/pdf1245779http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188154/1/001085315.pdfcf0f31ebbb86414972bf2f24ac654808MD5110183/1881542022-04-29 04:42:06.126373oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188154Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-29T07:42:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Folksonomia : análise de etiquetagem de imagens da National Geographic Brasil no Instagram
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Folksonomy : National Geographic Brazil image tagging analysis on Instagram
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Folksonomía: análisis de etiquetado de imágenes de Nationatal Geographic Brasil en Instagram
title Folksonomia : análise de etiquetagem de imagens da National Geographic Brasil no Instagram
spellingShingle Folksonomia : análise de etiquetagem de imagens da National Geographic Brasil no Instagram
Barbosa, Fernanda
Instagram (Site)
Imagem fotográfica
Indexação (Biblioteconomia)
Folksonomy
Documentary analysis of images
Instagram
Social networtk
Folksonomía
Análisis documental
Imágenes
Red social
Instagram
title_short Folksonomia : análise de etiquetagem de imagens da National Geographic Brasil no Instagram
title_full Folksonomia : análise de etiquetagem de imagens da National Geographic Brasil no Instagram
title_fullStr Folksonomia : análise de etiquetagem de imagens da National Geographic Brasil no Instagram
title_full_unstemmed Folksonomia : análise de etiquetagem de imagens da National Geographic Brasil no Instagram
title_sort Folksonomia : análise de etiquetagem de imagens da National Geographic Brasil no Instagram
author Barbosa, Fernanda
author_facet Barbosa, Fernanda
Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
Monteiro-Krebs, Luciana
author_role author
author2 Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
Monteiro-Krebs, Luciana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Fernanda
Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
Monteiro-Krebs, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Instagram (Site)
Imagem fotográfica
Indexação (Biblioteconomia)
topic Instagram (Site)
Imagem fotográfica
Indexação (Biblioteconomia)
Folksonomy
Documentary analysis of images
Instagram
Social networtk
Folksonomía
Análisis documental
Imágenes
Red social
Instagram
dc.subject.eng.fl_str_mv Folksonomy
Documentary analysis of images
Instagram
Social networtk
dc.subject.spa.fl_str_mv Folksonomía
Análisis documental
Imágenes
Red social
Instagram
description Introdução: Esse trabalho analisa as práticas folksonômicas adotadas no acervo de imagens fotográficas da National Geographic Brasil, disponível na rede social Instagram. Objetivo: verificar em que medida as categorias de análise documentária de imagens fotográficas propostas por Manini (2002) são ou não contempladas no corpus de pesquisa. Metodologia: Estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa. Uma análise documental foi realizada nas 299 etiquetas atribuídas às 38 imagens pelos usuários, resultando em uma classificação das etiquetas de acordo com as categorias de análise de imagens fotográficas propostas por Manini (2002). Resultados: As categorias mais presentes no corpus foram Quem/O que genérico (presente em 23 imagens), Onde genérico (presente em 21 imagens) e Sobre (presente em 14 imagens). Identificou-se também a presença de etiquetas que não se enquadraram nas categorias previamente estabelecidas, que poderiam ser classificadas como de autoria e afetividade. Conclusões: A folksonomia adotada no acervo de imagens fotográficas da National Geographic Brasil, disponível na rede social Instagram, apresenta pluralidade e alguma preferência pelas três categorias supramencionadas dentro do quadro referencial de análise de imagens proposta por Manini (2002). Adicionalmente, dois tipos de etiquetas que extrapolam as categorias pré-estabelecidas foram encontrados: autoria e afetividade.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-26T02:34:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188154
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1981-8920
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001085315
identifier_str_mv 1981-8920
001085315
url http://hdl.handle.net/10183/188154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Informação & informação. Londrina, PR. Vol. 23, n. 3 (set. /dez. 2018), p. 342-361
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188154/2/001085315.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188154/1/001085315.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 151fd1d7f59adf77712ef435e4d2300c
cf0f31ebbb86414972bf2f24ac654808
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447680061538304