GeoGebra como recurso no ensino e aprendizagem de geometria plana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalcin, Leila Marisa Bortoli
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133892
Resumo: Nesta pesquisa, de cunho bibliográfico e qualitativo, o objetivo foi responder à seguinte questão: O uso de estratégias pedagógicas com recursos digitais que motivem os alunos a estudar pode melhorar o desempenho desses alunos? Para respondê-la, inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica, para analisar a real situação do processo de ensino aprendizagem da disciplina de Matemática nas escolas. Constatou-se que nas aulas de Matemática a motivação e o interesse são vistos como desafios necessários ao processo de ensino e aprendizagem deste conteúdo. A metodologia utilizada associou a teoria e a prática, e aliou o uso das tecnologias a fim de permitir que o educando supere os seus obstáculos através de atividades dinâmicas. A pesquisa foi desenvolvida com os alunos do oitavo ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Abílio Lautert, no município de Santo Ângelo. O conteúdo desenvolvido foi o de Geometria Plana, em uma primeira fase em sala de aula com aplicação da teoria e atividades, e após, no laboratório de Informática, foi utilizado o software GeoGebra, que serviu como uma ferramenta de apoio metodológico para possibilitar a associação da teoria e da prática. Foram dirigidas atividades para a conversão do registro gráfico para o algébrico através da exploração de imagens criadas e análise dos resultados. Ao avaliar os resultados constatou-se que o Geogebra pode ser considerado uma alternativa positiva no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, pois os alunos mostraram-se motivados e interessados em desenvolver as atividades com o software, o que favoreceu a compreensão dos conceitos e relações geométricas e em consequência melhores resultados nas avaliações realizadas com os alunos.
id UFRGS-2_03059abaa217e2c00198d16a62e0e521
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133892
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dalcin, Leila Marisa BortoliFalkenbach, Gilse Antoninha Morgental2016-03-17T02:05:11Z2015http://hdl.handle.net/10183/133892000981650Nesta pesquisa, de cunho bibliográfico e qualitativo, o objetivo foi responder à seguinte questão: O uso de estratégias pedagógicas com recursos digitais que motivem os alunos a estudar pode melhorar o desempenho desses alunos? Para respondê-la, inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica, para analisar a real situação do processo de ensino aprendizagem da disciplina de Matemática nas escolas. Constatou-se que nas aulas de Matemática a motivação e o interesse são vistos como desafios necessários ao processo de ensino e aprendizagem deste conteúdo. A metodologia utilizada associou a teoria e a prática, e aliou o uso das tecnologias a fim de permitir que o educando supere os seus obstáculos através de atividades dinâmicas. A pesquisa foi desenvolvida com os alunos do oitavo ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Abílio Lautert, no município de Santo Ângelo. O conteúdo desenvolvido foi o de Geometria Plana, em uma primeira fase em sala de aula com aplicação da teoria e atividades, e após, no laboratório de Informática, foi utilizado o software GeoGebra, que serviu como uma ferramenta de apoio metodológico para possibilitar a associação da teoria e da prática. Foram dirigidas atividades para a conversão do registro gráfico para o algébrico através da exploração de imagens criadas e análise dos resultados. Ao avaliar os resultados constatou-se que o Geogebra pode ser considerado uma alternativa positiva no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, pois os alunos mostraram-se motivados e interessados em desenvolver as atividades com o software, o que favoreceu a compreensão dos conceitos e relações geométricas e em consequência melhores resultados nas avaliações realizadas com os alunos.In this research, bibliographic and qualitative, the objective was to answer the question: Can the use of pedagogical strategies with digital resources that motivates students improve their development? To answer this question, initially was realized a literature search to analyze the the real situation of the teaching process and learning of mathematics discipline in schools. it is observed that in mathematics classes, the motivation and interest, are seen as necessary challenges to the teaching and learning of this content. The methodology used teamed the theory and practice, and allied the use of technology to allow the student to overcome obstacles through dynamic activities. The research was conducted with students of the 8th grade of elementar school Abilio Lautert in Santo Ângelo city. The content developed was to plane geometry, in a first phase in the classroom with application of the theory and activities, and after, in the informatic laboratory, was used GeoGebra software, which served as a methodological support tool to enable the association of theory and practice. activities were directed to the graphic record of conversion to algebraic by exploiting images created and analysis of results. When evaluating the results, it was found that the Geogebra can be considered a positive alternative in the teaching and learning of mathematics, because the students showed up motivated and interested in developing activities with the software, which favored the understanding of the concepts and geometric relationships and consequently better results in evaluations carried out with students.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Software educacionalMatemáticaEnsino fundamentalMathematics teachingLearning motivationGeoGebra softwareGeoGebra como recurso no ensino e aprendizagem de geometria planainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981650.pdf000981650.pdfTexto completoapplication/pdf2367215http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133892/1/000981650.pdf937405c8d40183b688455adb7eb37e56MD51TEXT000981650.pdf.txt000981650.pdf.txtExtracted Texttext/plain84236http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133892/2/000981650.pdf.txt74322a4936113d1a9265f00e5def3455MD52THUMBNAIL000981650.pdf.jpg000981650.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133892/3/000981650.pdf.jpg5222e6f3157126cd68bac772476c8715MD5310183/1338922018-10-29 07:44:08.554oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133892Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv GeoGebra como recurso no ensino e aprendizagem de geometria plana
title GeoGebra como recurso no ensino e aprendizagem de geometria plana
spellingShingle GeoGebra como recurso no ensino e aprendizagem de geometria plana
Dalcin, Leila Marisa Bortoli
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Software educacional
Matemática
Ensino fundamental
Mathematics teaching
Learning motivation
GeoGebra software
title_short GeoGebra como recurso no ensino e aprendizagem de geometria plana
title_full GeoGebra como recurso no ensino e aprendizagem de geometria plana
title_fullStr GeoGebra como recurso no ensino e aprendizagem de geometria plana
title_full_unstemmed GeoGebra como recurso no ensino e aprendizagem de geometria plana
title_sort GeoGebra como recurso no ensino e aprendizagem de geometria plana
author Dalcin, Leila Marisa Bortoli
author_facet Dalcin, Leila Marisa Bortoli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalcin, Leila Marisa Bortoli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Falkenbach, Gilse Antoninha Morgental
contributor_str_mv Falkenbach, Gilse Antoninha Morgental
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Software educacional
Matemática
Ensino fundamental
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Software educacional
Matemática
Ensino fundamental
Mathematics teaching
Learning motivation
GeoGebra software
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics teaching
Learning motivation
GeoGebra software
description Nesta pesquisa, de cunho bibliográfico e qualitativo, o objetivo foi responder à seguinte questão: O uso de estratégias pedagógicas com recursos digitais que motivem os alunos a estudar pode melhorar o desempenho desses alunos? Para respondê-la, inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica, para analisar a real situação do processo de ensino aprendizagem da disciplina de Matemática nas escolas. Constatou-se que nas aulas de Matemática a motivação e o interesse são vistos como desafios necessários ao processo de ensino e aprendizagem deste conteúdo. A metodologia utilizada associou a teoria e a prática, e aliou o uso das tecnologias a fim de permitir que o educando supere os seus obstáculos através de atividades dinâmicas. A pesquisa foi desenvolvida com os alunos do oitavo ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Abílio Lautert, no município de Santo Ângelo. O conteúdo desenvolvido foi o de Geometria Plana, em uma primeira fase em sala de aula com aplicação da teoria e atividades, e após, no laboratório de Informática, foi utilizado o software GeoGebra, que serviu como uma ferramenta de apoio metodológico para possibilitar a associação da teoria e da prática. Foram dirigidas atividades para a conversão do registro gráfico para o algébrico através da exploração de imagens criadas e análise dos resultados. Ao avaliar os resultados constatou-se que o Geogebra pode ser considerado uma alternativa positiva no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, pois os alunos mostraram-se motivados e interessados em desenvolver as atividades com o software, o que favoreceu a compreensão dos conceitos e relações geométricas e em consequência melhores resultados nas avaliações realizadas com os alunos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-17T02:05:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133892
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000981650
url http://hdl.handle.net/10183/133892
identifier_str_mv 000981650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133892/1/000981650.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133892/2/000981650.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133892/3/000981650.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 937405c8d40183b688455adb7eb37e56
74322a4936113d1a9265f00e5def3455
5222e6f3157126cd68bac772476c8715
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500651491328