Algumas reflexões sobre a obra de Bernstein

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Etges, Norberto Jacob
Data de Publicação: 1979
Outros Autores: Ferraro, Alceu Ravanello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/247779
Resumo: Alerta-se para o risco de se converter o pensamento de Bernstein numa nova ideologia educacional conservadora, esquecendo que o conceito de classes sociais ocupa lugar central em sua teoria sociológica. Alerta-se, ainda, para a necessidade de se considerar a obra do Autor em sua totalidade, em sua evolução cumulativa e dentro do contexto social em que foi produzida, e de referir a sua contribuição ao contexto concreto brasileiro numa atitude criativa e não de vassalagem cultural.
id UFRGS-2_0321bf01f0e29630d58f72a1bb8d9ed2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247779
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Etges, Norberto JacobFerraro, Alceu Ravanello2022-08-24T04:47:26Z19790100-3143http://hdl.handle.net/10183/247779000065856Alerta-se para o risco de se converter o pensamento de Bernstein numa nova ideologia educacional conservadora, esquecendo que o conceito de classes sociais ocupa lugar central em sua teoria sociológica. Alerta-se, ainda, para a necessidade de se considerar a obra do Autor em sua totalidade, em sua evolução cumulativa e dentro do contexto social em que foi produzida, e de referir a sua contribuição ao contexto concreto brasileiro numa atitude criativa e não de vassalagem cultural.The authors point to the risk of converting Bernstein's thought into a new conservative educational ideology. lt is necessary to consider the concept of social class as occupying a central place in hiss theory. lt is necessary, moreover, to consider Bernstem's work in its wholeness, in its cummulative evolution, in the context it was developed and to refer his contnbution to the Brazilian context with a culturally creative, not submissive, atitude.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 4, n. 3 (out./dez. 1979), p. 361-365Bernstein, Basil, 1924-2000Algumas reflexões sobre a obra de Bernsteininfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000065856.pdf.txt000065856.pdf.txtExtracted Texttext/plain14950http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247779/2/000065856.pdf.txt5a760873c574c4bd7a838b455491ad3aMD52ORIGINAL000065856.pdfTexto completoapplication/pdf155125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247779/1/000065856.pdf6bd5352c86aae0c6af8d2ce0eb7b4840MD5110183/2477792022-08-25 04:47:00.334613oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247779Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-25T07:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Algumas reflexões sobre a obra de Bernstein
title Algumas reflexões sobre a obra de Bernstein
spellingShingle Algumas reflexões sobre a obra de Bernstein
Etges, Norberto Jacob
Bernstein, Basil, 1924-2000
title_short Algumas reflexões sobre a obra de Bernstein
title_full Algumas reflexões sobre a obra de Bernstein
title_fullStr Algumas reflexões sobre a obra de Bernstein
title_full_unstemmed Algumas reflexões sobre a obra de Bernstein
title_sort Algumas reflexões sobre a obra de Bernstein
author Etges, Norberto Jacob
author_facet Etges, Norberto Jacob
Ferraro, Alceu Ravanello
author_role author
author2 Ferraro, Alceu Ravanello
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Etges, Norberto Jacob
Ferraro, Alceu Ravanello
dc.subject.por.fl_str_mv Bernstein, Basil, 1924-2000
topic Bernstein, Basil, 1924-2000
description Alerta-se para o risco de se converter o pensamento de Bernstein numa nova ideologia educacional conservadora, esquecendo que o conceito de classes sociais ocupa lugar central em sua teoria sociológica. Alerta-se, ainda, para a necessidade de se considerar a obra do Autor em sua totalidade, em sua evolução cumulativa e dentro do contexto social em que foi produzida, e de referir a sua contribuição ao contexto concreto brasileiro numa atitude criativa e não de vassalagem cultural.
publishDate 1979
dc.date.issued.fl_str_mv 1979
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-24T04:47:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/247779
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000065856
identifier_str_mv 0100-3143
000065856
url http://hdl.handle.net/10183/247779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 4, n. 3 (out./dez. 1979), p. 361-365
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247779/2/000065856.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247779/1/000065856.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a760873c574c4bd7a838b455491ad3a
6bd5352c86aae0c6af8d2ce0eb7b4840
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225066443177984