Gestão Democrática e Participação Discente : um olhar sobre a avaliação diagnóstica do Sistema Estadual de Avaliação Participativa – SEAP/RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174356 |
Resumo: | Este trabalho está inserido no contexto de participação e avaliação escolar e tem como objetivo geral identificar e analisar se houve estímulo para os alunos participarem dos processos democráticos da instituição escola. Buscando responder à pergunta: “existe estímulo para a participação discente na gestão escolar das escolas estaduais da 1° Coordenadoria Regional?”, foi escolhido o indicador 43 do caderno 2 do Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Rio Grande do Sul durante as respostas dos anos de 2012, 2013 e 2014. Este estudo desenvolveu-se a partir de uma metodologia qualitativa através da análise de conteúdos e foi dividido em quatro etapas: apropriação teórica sobre a legislação educacional, sobre os preceitos da gestão democrática, sobre a participação e significados de autonomia; análise das justificativas e pontuação; categorização; e, análise das categorias. Verificou-se, que, durante os três anos da avaliação, as escolas apresentaram novas ações para garantir o estímulo à participação, refletindo em suas auto avaliações, e que tal estímulo estaria relacionado à relação dos professores e profissionais da escola, à participação dos pais na vida escolar e à vontade dos estudantes. |
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