Formulação e gestão de uma política : impasses democráticos no SEAP-RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225458 |
Resumo: | O artigo apresenta uma análise do processo de formulação do Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP-RS) na gestão 2011-2014 da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul. Considera os movimentos institucionais, conceitos e pressupostos desta política de avaliação institucional. Revela dilemas e desafios da/na gestão, a partir de narrativas e documentos que ilustram a formação da agenda e as normas regulamentares. Dois impasses são salientados: o discurso sobre a gestão democrática em face do centralismo na formulação da política; e a exigência de respostas imediatas dos dirigentes públicos em face dos novos modos participativos de avaliação. |
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Salerno, GuileneLuce, Maria Beatriz2021-08-10T04:32:05Z20180100-3143http://hdl.handle.net/10183/225458001087313O artigo apresenta uma análise do processo de formulação do Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP-RS) na gestão 2011-2014 da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul. Considera os movimentos institucionais, conceitos e pressupostos desta política de avaliação institucional. Revela dilemas e desafios da/na gestão, a partir de narrativas e documentos que ilustram a formação da agenda e as normas regulamentares. Dois impasses são salientados: o discurso sobre a gestão democrática em face do centralismo na formulação da política; e a exigência de respostas imediatas dos dirigentes públicos em face dos novos modos participativos de avaliação.This article presents an analysis of the State Participative Evaluation System (SEAP-RS) formulation at the Rio Grande do Sul State Secretariat of Education, during the 2011-2014 government period. Institutional movements, concepts and assumptions of this institutional evaluation policy are examined. Dilemmas and challenges of/in managing such process were drawn from narratives and documents that illustrate the formation of the agenda and the regulatory norms. Two impasses are highlighted: the discourse on democratic management in face of a centralized policy formulation; and the demand for immediate responses from public officers in face of the new participatory evaluation requirements.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 43, n. 4 (out./dez. 2018), p. 1253-1275Avaliação institucionalGestão democráticaPolítica educacionalInstitutional EvaluationDemocratic managementPolicy FormulationFormulação e gestão de uma política : impasses democráticos no SEAP-RSFormulation and management of a policy : democratic impasses in the SEAP-RSinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001087313.pdf.txt001087313.pdf.txtExtracted Texttext/plain68556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225458/3/001087313.pdf.txt6ae32778dad8dcc6dcc48c1260ab72a7MD53001087313-02.pdf.txt001087313-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain67731http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225458/4/001087313-02.pdf.txt3fe3d7467484a704634a5c402f64a1fdMD54ORIGINAL001087313.pdfTexto completoapplication/pdf232904http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225458/1/001087313.pdf5baa7ccf9eb6e5d59f9937c013948a9cMD51001087313-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf239347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225458/2/001087313-02.pdfd52ec82de19399cb45b9fafe8900f54fMD5210183/2254582021-11-20 06:13:41.473199oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225458Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:13:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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