Segregação de resíduos em estabelecimentos de Porto Alegre na perspectiva de práticas em educação ambiental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257288 |
Resumo: | O aumento da população e do consumo exagerado, a poluição e o uso inadequado dos recursos naturais têm contribuído para um planeta cada vez mais degradado. Os resíduos sólidos representam uma parcela importante desse impacto, desde a sua geração cada vez mais elevada, passando pela falta de segregação, contaminação, mau acondicionamento e destinação final incorreta. Uma ferramenta importante para mudar esse cenário é a educação ambiental, que traz conhecimento às pessoas e estimula a corresponsabilidade com a geração de resíduos. Este estudo analisa a contribuição da educação ambiental para o correto gerenciamento de resíduos sólidos em três estabelecimentos comerciais, no caso, restaurantes e bares noturnos. Para isso, um questionário foi aplicado aos funcionários de cada local, buscando compreender a percepção destes quanto à problemática dos resíduos sólidos. Além disso, realizou-se a caracterização dos resíduos de cada local, prévia à realização de quaisquer abordagens de educação ambiental, analisando erros de segregação e apresentado um treinamento junto aos participantes, abordando pontos importantes relativos a resíduos sólidos. Por fim, o questionário e a caracterização foram repetidos, possibilitando a comparação dos resultados antes e depois do treinamento realizado. Os resultados obtidos mostraram que o treinamento foi efetivo em todos os estabelecimentos analisados, indicando melhorias significativas, conforme indicado pelo Teste Qui-Quadrado, no qual os participantes perceberam a importância da separação de resíduos, tanto no trabalho quanto em casa, se sentiram responsáveis pelos resíduos que geram em suas casas e no trabalho e motivados a adquirir mais conhecimento sobre o tema. Quanto aos resíduos, não foram encontrados erros de segregação em nenhum dos estabelecimentos após a realização do treinamento, demonstrando a eficácia deste na mudança de hábitos e atitudes. Ressalta-se a importância da existência e continuidade de ações de educação ambiental, que gerem maior consciência nas pessoas, corresponsabilidade e sentimento de pertencimento, possibilitando uma sociedade mais responsável ambientalmente. |
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Corati, Bruna KrauseGuerra, TeresinhaPietzsch, Natália2023-04-20T03:21:23Z2019http://hdl.handle.net/10183/257288001166659O aumento da população e do consumo exagerado, a poluição e o uso inadequado dos recursos naturais têm contribuído para um planeta cada vez mais degradado. Os resíduos sólidos representam uma parcela importante desse impacto, desde a sua geração cada vez mais elevada, passando pela falta de segregação, contaminação, mau acondicionamento e destinação final incorreta. Uma ferramenta importante para mudar esse cenário é a educação ambiental, que traz conhecimento às pessoas e estimula a corresponsabilidade com a geração de resíduos. Este estudo analisa a contribuição da educação ambiental para o correto gerenciamento de resíduos sólidos em três estabelecimentos comerciais, no caso, restaurantes e bares noturnos. Para isso, um questionário foi aplicado aos funcionários de cada local, buscando compreender a percepção destes quanto à problemática dos resíduos sólidos. Além disso, realizou-se a caracterização dos resíduos de cada local, prévia à realização de quaisquer abordagens de educação ambiental, analisando erros de segregação e apresentado um treinamento junto aos participantes, abordando pontos importantes relativos a resíduos sólidos. Por fim, o questionário e a caracterização foram repetidos, possibilitando a comparação dos resultados antes e depois do treinamento realizado. Os resultados obtidos mostraram que o treinamento foi efetivo em todos os estabelecimentos analisados, indicando melhorias significativas, conforme indicado pelo Teste Qui-Quadrado, no qual os participantes perceberam a importância da separação de resíduos, tanto no trabalho quanto em casa, se sentiram responsáveis pelos resíduos que geram em suas casas e no trabalho e motivados a adquirir mais conhecimento sobre o tema. Quanto aos resíduos, não foram encontrados erros de segregação em nenhum dos estabelecimentos após a realização do treinamento, demonstrando a eficácia deste na mudança de hábitos e atitudes. Ressalta-se a importância da existência e continuidade de ações de educação ambiental, que gerem maior consciência nas pessoas, corresponsabilidade e sentimento de pertencimento, possibilitando uma sociedade mais responsável ambientalmente.The increase in population and overconsumption, pollution and the inappropriate use of natural resources have contributed to an increasingly degraded planet. Solid waste represents an important part of this impact, from its increasingly high generation, through the lack of segregation, contamination, poor storage and incorrect final destination. An important tool to change this scenario is environmental education, which brings knowledge and stimulates co-responsibility for waste generation. This study evaluates the environmental education contribution to solid waste management in three commercial establishments, which, in this case, are restaurants and nightclubs. For this end, the employees of each establishment answered a questionnaire, seeking to understand their perception regarding the solid waste issues. In addition, a waste characterization from each location was carried out, prior to any environmental education approaches being performed, analyzing segregation errors and presenting a small seminar to the participants, addressing important points related to solid waste. Finally, the questionnaire was reapplied and the waste characterization was repeated, allowing the comparison of the results before and after the training performed. The results showed that the seminar was effective in all the analyzed establishments, indicating significant improvements, as indicated by the Chi-Square Test, in which the participants realized the importance of waste separation, both at work and at home, felt responsible for the waste they generate in their homes and at work and motivated to seek more knowledge on the subject. As for the waste characterization, no segregation errors were found in any of the establishments after the seminar was presented, demonstrating its effectiveness in changing habits and attitudes. It is important to emphasize the importance of the existence and continuity of environmental education actions, which generate greater consciousness in people, co-responsibility and a sense of belonging, enabling a more environmentally responsible society.application/pdfporEducação ambientalResíduos sólidosSeparação de resíduos sólidosEnvironmental educationSolid wasteLarge generatorsSegregação de resíduos em estabelecimentos de Porto Alegre na perspectiva de práticas em educação ambientalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Pesquisas HidráulicasEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2019Engenharia Ambientalgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166659.pdf.txt001166659.pdf.txtExtracted Texttext/plain156396http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257288/2/001166659.pdf.txte86bb3cd7bffc9ef534b460c5f7e8e79MD52ORIGINAL001166659.pdfTexto completoapplication/pdf2544514http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257288/1/001166659.pdf2a9e4f66e10797349e55c746cbe85d51MD5110183/2572882023-11-24 04:24:14.577464oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257288Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-24T06:24:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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